QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas

Por PEDRO RAFAEL VILELA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 68/2024, que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo. O texto, agora convertido em Lei Complementar 214, teve votação concluída pelo Congresso Nacional no fim do ano passado e marca um momento histórico na reestruturação do sistema de impostos do país, discutida há três décadas.

“Fazer o que nós fizemos num regime democrático, em um Congresso onde meu partido só tinha 70 deputados e 9 senadores. Fazer isso com imprensa livre, sindicato livre e com empresário podendo falar o que quiser, demonstra que a democracia é a melhor forma de governança que existe no planeta Terra”, celebrou o presidente, em discurso na cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto. Para o presidente, pela magnitude da reforma, que incluiu emenda constitucional, lei complementar e uma mudança que mexe nos interesses de todos os estados e municípios, só um regime autoritário teria condições de fazer, mas a democracia brasileira fez uma “proeza”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que participou da cerimônia de sanção da nova lei, afirmou que a aprovação da reforma só foi possível pelo amplo engajamento de diversos setores da sociedade brasileira, do governo e do Congresso Nacional. Para o parlamentar, a reforma, embora não seja a ideal, combate a cumulatividade [cobrança de imposto sobre imposto], acaba com a guerra fiscal entre os estados e proporciona mais justiça tributária.

O texto de regulamentação da reforma trata das regras de incidência do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA Dual), que se subdivide em dois tributos básicos sobre o consumo: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), arrecadado em nível federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será arrecadado por estados e municípios. Esses novos impostos foram formulados em uma emenda constitucional aprovada em dezembro de 2023, no que foi o primeiro grande passo da reforma.

Além disso, será instituído o Imposto Seletivo (IS), o chamado “imposto do pecado”, que é uma sobretaxa aplicada sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A nova legislação promove, gradualmente, a substituição de cinco tributos: PIS, Cofins, IOF-Seguros, IPI, ICMS e ISS. O processo de transição para o novo modelo, com o IVA Dual, começa em 2027 e vai até 2033.

Impacto

“É um processo lento, mas o efeito da reforma tributária sobre o crescimento do país é extremamente relevante. No prazo de 10 a 15 anos, estamos falando do aumento da renda maior que 10%, além do que cresceria o PIB [Produto Interno Bruto, soma de bens e serviços] de todos os brasileiros, por conta dessa reforma. E estamos falando de um sistema mais justo do que o atual, porque desonera mais os pobres e onera mais os ricos, ao contrário do que acontece hoje”, destacou o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernardo Appy.

“Não vai ser perceptível a mudança amanhã ou depois de amanhã, mas eu tenho certeza que esse será o maior legado na economia que o presidente Lula vai deixar”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As mudanças, segundo ele, farão o Brasil sair de um dos piores regimes tributários do planeta.

“O último relatório do Banco Mundial coloca o atual sistema tributário, que deixa de vigorar, entre os 10 piores do mundo, entre 190 países avaliados. Ficamos na posição 184. Só tem 6 países com um sistema tributário pior do que o brasileiro”, observou Haddad.

Novidades

Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto.

“O sistema cashback garantirá a devolução personalizada do tributo às famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico [Cadastro Único de Programas Sociais]. Portanto, com critério social claro e definido. Quem ganha até meio salário mínimo de renda per capita familiar estará apto a receber automaticamente o cashback desse imposto”, exemplificou o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do PLC no Senado, citando que os mais pobres poderão reaver impostos sobre botijões de gás e serviços de energia elétrica e outros.

Na avaliação do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), um dos relatores do PLC na Câmara, essa reforma “é a mais importante para os setores econômicos desde o Plano Real, e que poderá trazer ganhos de competitividade e produtividade”, além de ajudar a enfrentar o problema da desindustrialização do país.

A lei também cria regimes diferenciados, com redução de alíquotas do IBS e da CBS, a profissionais intelectuais, serviços de saúde e educação, produtos de higiene pessoal utilizados por pessoas de baixa renda, serviços e operações ligados à segurança nacional, segurança da informação e segurança cibernética, produtos agropecuários, florestais e extrativistas, além de produções artísticas e culturais.

De acordo com o ministro da Fazenda, o presidente Lula vetou alguns trechos do projeto de lei aprovado que não mexem com as “decisões de mérito” do Congresso Nacional. Esses vetos estão sendo detalhados em uma coletiva de imprensa com técnicos da pasta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

A ratificação encerra a última etapa legislativa no Brasil, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores.
L
STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

O colegiado estabeleceu o regime semiaberto para os condenados, mas a decisão final sobre a perda dos mandatos parlamentares caberá à Câmara dos Deputados.
L
Dino denuncia "atacadistas de emendas" ao condenar deputados do PL

Dino denuncia “atacadistas de emendas” ao condenar deputados do PL

O ministro do STF afirmou que o repasse de recursos federais se transformou em um mercado ilegal de compra e venda, com agravamento após a pandemia de covid-19.
L
Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Concurso SEDUC RO: IBADE divulga gabarito e abre recursos

Após provas com alta participação em Rondônia, candidatos já podem consultar o gabarito preliminar e enviar recursos dentro do prazo estabelecido pelo edital.
L

Agenda News : Lucas Castilho Lock conta histórias que viram tatuagem

Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão 10 horas de workshop, certificado de participação, coffee break, sorteio de uma máquina pen importada e desconto de 10% na loja Madeira Ink Supply. O evento será realizado no endereço João Pessoa, nº 387, bairro Embratel, em Porto Velho, com início às 9 horas da manhã.
L

Orgulho Rondoniense: Willou, Watson, Geanderson Mosini e Tio Phil brilham no humor

Willou e Watson começaram em Rondônia e conquistaram o Brasil, enquanto Geanderson Mosini e Tio Phil seguem crescendo e expandindo o humor rondoniense
L

Giro News: Dr. Matheus Puppe debate a falta de efetividade da LGPD no Brasil

O mundo tecnológico passou a conviver com temas como inteligência artificial, blockchain, tokenização, automação de decisões e novas formas de circulação de informações, enquanto a legislação brasileira ainda tenta responder a desafios mais básicos de implementação.
L
Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Governo de RO reabre inscrições para cadastro reserva em Ji-Paraná

Interessados podem se inscrever até 14 de abril pelo sistema de Cadastro Habitacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

Moraes ordena que governo do Rio envie vídeos da Operação Contenção à PF

A decisão visa garantir o acesso dos peritos a quase mil gravações da ação policial ocorrida no ano passado, que resultou na morte de 121 pessoas e quatro policiais.
L
Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

Polícia Legislativa investiga vazamento de dados de banqueiro na CPMI do INSS

O senador Carlos Viana anunciou a apuração sobre o acesso indevido a informações sigilosas de Daniel Vorcaro, enquanto articula a prorrogação dos trabalhos da comissão.
L
Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

Defesa de Bolsonaro solicita prisão domiciliar por motivos de saúde

O novo pedido foi protocolado junto ao STF quatro dias após a internação do ex-presidente em uma Unidade de Terapia Intensiva para tratar uma broncopneumonia bacteriana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa em flagrante após furtar pertences de veículo no centro

Mulher é presa em flagrante após furtar pertences de veículo no centro

Suspeita de 38 anos foi detida por populares na Avenida Alexandre Guimarães após invadir um Ford Ka e furtar o som automotivo.
10
Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

Governo de RO integra 10ª fase da Operação Mute para reforçar segurança prisional

A operação segue um cronograma nacional que prioriza a estabilidade e a disciplina no ambiente carcerário.
L
Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

A ação ocorreu durante a Operação Desarme/RENOE na BR-364, resultando na prisão do condutor por receptação e adulteração de sinal identificador.
10
Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

A ação conjunta da Polícia Militar e do BPTAR resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de quase duas mil porções de entorpecentes prontos para a comercialização.
14
Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

A ação integrada entre a CORE e a DERF localizou o suspeito na tarde desta terça-feira em Porto Velho, após o indivíduo romper o regime semiaberto.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criando um video clip com IA: uma nova Forma criativa

O avanço da inteligência artificial está tornando a produção de vídeos mais acessível, rápida e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa crie conteúdos digitais com facilidade e criatividade.
L
Prefeitura leva conscientização sobre proteção animal às escolas municipais

Prefeitura leva conscientização sobre proteção animal às escolas municipais

Ação da SEMA e SEMED em Porto Velho promove palestras sobre guarda responsável e combate aos maus-tratos para alunos da rede municipal.
L
Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Porto Velho amplia rede de urgência com funcionamento de três UPAs

Nova unidade na zona Leste reforça rede 24h, reduz sobrecarga hospitalar e amplia acesso da população aos serviços de saúde
L
REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

REFIS 2026 facilita regularização de débitos fiscais com descontos em Porto Velho

Programa oferece descontos em multas e juros e permite parcelamento em até 36 vezes
L
Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Estudantes recebem atividades focadas em conscientização ambiental e preservação.
L

Ceaclin promove palestra sobre saúde da mulher com Dra. Paula Melo

Na sexta-feira, 13, a Ceaclin Laboratórios promoveu palestra para suas funcionárias, com Dra. Paula Melo orientando sobre cuidados e prevenção feminina.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Distrito de Triunfo: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Jardim Santa Leticia 1 – Candeias do Jamari: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

As ações têm como objetivo ampliar a proteção dos usuários da rodovia e reduzir riscos durante a circulação no trecho concedido.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Vila Iata: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L