SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas

Por PEDRO RAFAEL VILELA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLC) 68/2024, que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo. O texto, agora convertido em Lei Complementar 214, teve votação concluída pelo Congresso Nacional no fim do ano passado e marca um momento histórico na reestruturação do sistema de impostos do país, discutida há três décadas.

“Fazer o que nós fizemos num regime democrático, em um Congresso onde meu partido só tinha 70 deputados e 9 senadores. Fazer isso com imprensa livre, sindicato livre e com empresário podendo falar o que quiser, demonstra que a democracia é a melhor forma de governança que existe no planeta Terra”, celebrou o presidente, em discurso na cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto. Para o presidente, pela magnitude da reforma, que incluiu emenda constitucional, lei complementar e uma mudança que mexe nos interesses de todos os estados e municípios, só um regime autoritário teria condições de fazer, mas a democracia brasileira fez uma “proeza”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que participou da cerimônia de sanção da nova lei, afirmou que a aprovação da reforma só foi possível pelo amplo engajamento de diversos setores da sociedade brasileira, do governo e do Congresso Nacional. Para o parlamentar, a reforma, embora não seja a ideal, combate a cumulatividade [cobrança de imposto sobre imposto], acaba com a guerra fiscal entre os estados e proporciona mais justiça tributária.

O texto de regulamentação da reforma trata das regras de incidência do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA Dual), que se subdivide em dois tributos básicos sobre o consumo: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), arrecadado em nível federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será arrecadado por estados e municípios. Esses novos impostos foram formulados em uma emenda constitucional aprovada em dezembro de 2023, no que foi o primeiro grande passo da reforma.

Além disso, será instituído o Imposto Seletivo (IS), o chamado “imposto do pecado”, que é uma sobretaxa aplicada sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A nova legislação promove, gradualmente, a substituição de cinco tributos: PIS, Cofins, IOF-Seguros, IPI, ICMS e ISS. O processo de transição para o novo modelo, com o IVA Dual, começa em 2027 e vai até 2033.

Impacto

“É um processo lento, mas o efeito da reforma tributária sobre o crescimento do país é extremamente relevante. No prazo de 10 a 15 anos, estamos falando do aumento da renda maior que 10%, além do que cresceria o PIB [Produto Interno Bruto, soma de bens e serviços] de todos os brasileiros, por conta dessa reforma. E estamos falando de um sistema mais justo do que o atual, porque desonera mais os pobres e onera mais os ricos, ao contrário do que acontece hoje”, destacou o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernardo Appy.

“Não vai ser perceptível a mudança amanhã ou depois de amanhã, mas eu tenho certeza que esse será o maior legado na economia que o presidente Lula vai deixar”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As mudanças, segundo ele, farão o Brasil sair de um dos piores regimes tributários do planeta.

“O último relatório do Banco Mundial coloca o atual sistema tributário, que deixa de vigorar, entre os 10 piores do mundo, entre 190 países avaliados. Ficamos na posição 184. Só tem 6 países com um sistema tributário pior do que o brasileiro”, observou Haddad.

Novidades

Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto.

“O sistema cashback garantirá a devolução personalizada do tributo às famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico [Cadastro Único de Programas Sociais]. Portanto, com critério social claro e definido. Quem ganha até meio salário mínimo de renda per capita familiar estará apto a receber automaticamente o cashback desse imposto”, exemplificou o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do PLC no Senado, citando que os mais pobres poderão reaver impostos sobre botijões de gás e serviços de energia elétrica e outros.

Na avaliação do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), um dos relatores do PLC na Câmara, essa reforma “é a mais importante para os setores econômicos desde o Plano Real, e que poderá trazer ganhos de competitividade e produtividade”, além de ajudar a enfrentar o problema da desindustrialização do país.

A lei também cria regimes diferenciados, com redução de alíquotas do IBS e da CBS, a profissionais intelectuais, serviços de saúde e educação, produtos de higiene pessoal utilizados por pessoas de baixa renda, serviços e operações ligados à segurança nacional, segurança da informação e segurança cibernética, produtos agropecuários, florestais e extrativistas, além de produções artísticas e culturais.

De acordo com o ministro da Fazenda, o presidente Lula vetou alguns trechos do projeto de lei aprovado que não mexem com as “decisões de mérito” do Congresso Nacional. Esses vetos estão sendo detalhados em uma coletiva de imprensa com técnicos da pasta.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Moraes pede manifestação do Exército sobre visita íntima a general preso

Ministro do STF solicita parecer do Comando Militar do Planalto sobre pedido feito por general condenado pela trama golpista e mantido sob custódia militar em Brasília.
L
Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Assembleia institui outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Rondônia

Projeto aprovado por unanimidade busca ampliar visibilidade, inclusão e políticas públicas voltadas à comunicação como direito
L
Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Lula defende parceria com a China para ampliar produção de vacinas no Brasil

Evento no Butantan marcou início da vacinação contra a dengue para profissionais do SUS.
L
Proposta que extingue jornada 6x1 avança na Câmara e vai à CCJ

Proposta que extingue jornada 6×1 avança na Câmara e vai à CCJ

Texto que reduz carga semanal para 36 horas será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para comissão especial.
L
Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão no Instituto Butantan

Recursos do Novo PAC fortalecem infraestrutura, ampliam a produção de vacinas e buscam garantir autonomia do Brasil na fabricação de imunizantes e soros.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Luiz Carlos Freire e a música como arte a favor da vida

desenvolvimento humano e fortalecimento da cidadania, mostrando que a arte vai muito além do palco e da técnica, ela também salva, educa e transforma vidas.
L

Caso Juliana de Matos: Polícia detalha investigação sobre morte da professora e escrivã em Porto Velho

Delegada Leisaloma Carvalho explicou o andamento do inquérito, descartou boatos sobre notas e relacionamento amoroso e afirmou que a principal linha aponta para crime motivado por frustração e não aceitação da rejeição.
L
Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Anvisa alerta para risco de pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras

Agência registra 145 suspeitas de eventos adversos no país e reforça que medicamentos só devem ser usados com prescrição e acompanhamento médico.
L
Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Comunidade News: Líderes comunitários falam sobre débitos de ICMS

Programa Comunidade News destaca diálogo com líderes locais e orientação prática para fortalecer pequenos negócios e o comércio de bairro.
L
Carnaval 2026: força-tarefa reforça limpeza

Carnaval 2026: força-tarefa reforça limpeza

Prefeitura mobiliza equipes para varrição e coleta de resíduos nos blocos de Carnaval, garantindo vias limpas e organização após os eventos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Moraes autoriza Silvinei Vasques a fazer doutorado a distância enquanto cumpre pena na prisão

Ex-diretor da PRF continuará detido na Papudinha; ele foi condenado por participação na trama golpista ligada às eleições de 2022.
L
Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Sofia Andrade critica omissão do Estado na proteção às mulheres

Vereadora afirma que discursos simbólicos não reduzem a violência e cobra punições mais severas, estrutura estatal e ações concretas para proteger mulheres em Rondônia.
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS e IPVA para pessoas com fibromialgia

Indicações pedem atualização de decretos estaduais para incluir pacientes com doenças crônicas no rol de beneficiários de benefícios fiscais na compra e propriedade de veículos.
L
Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Acesso aos portos entra em debate em audiência pública

Encontro em Porto Velho discute adequação do trecho rodoviário de acesso aos portos e integra elaboração do orçamento municipal de 2026 com participação popular.
L
Fernando Máximo destina emenda para APAE

Fernando Máximo destina emenda para APAE

Deputado federal entrega R$ 50 mil à APAE de Alto Alegre dos Parecis para fortalecer atendimento social e apoiar projetos da instituição filantrópica.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

PF deflagra Operação Conexão Boliviana em repressão ao tráfico de drogas em Rondônia

Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e por crime de receptação.
10
Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Polícia Civil diz que professora não tinha relacionamento com aluno

Na ocasião, o suspeito que foi preso em flagrante disse ter tido um relacionamento amoroso de três meses com Juliana, e decidiu cometer o crime após a vítima se distanciar e reatar o casamento com o ex-marido.
16
Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Polícia Civil apresenta avanços na investigação do assassinato de professora e escrivã

Durante coletiva a polícia detalhou andamento das investigações e descartou vínculo acadêmico ou relacionamento com o suspeito
L
Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Dois acidentes de trânsito causam danos materiais em RO

Ocorrências quase simultâneas envolveram carro e moto em avenida urbana e colisão traseira na BR-364, sem registro de feridos graves.
14
Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Pedestre morre atropelado na BR-364 em perímetro urbano

Vítima tentou atravessar a rodovia fora da faixa de pedestres, foi atingida por um carro em alta velocidade e morreu ainda no local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Bancos terão expediente reduzido no carnaval, Pix funciona normalmente

Agências bancárias estarão fechadas nos dias 16 e 17 de fevereiro e retomam atendimento presencial a partir das 12 horas da Quarta-feira de Cinzas; Pix e canais digitais seguem disponíveis.
L
Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

Nova 364 divulga programação semanal de obras e serviços na BR-364

A Concessionária Nova 364 avança com ações de pavimentação, manutenção e conservação da rodovia, reforçando a segurança e fluidez do tráfego.
L
Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Escola Flor do Cupuaçu recebe doação de 21 notebooks para educação rural

Parceria entre prefeitura de Porto Velho e iniciativa privada amplia inclusão digital no Assentamento Santa Rita
L
Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Conab premia superintendências com maior volume de vendas de milho pelo Programa Venda em Balcão

Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará se destacam no Programa, com crescimento expressivo nas comercializações e fortalecimento da agricultura familiar
L
Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá rede de estações de recarga rápida para veículos elétricos

Prefeitura prepara edital para instalação de 12 eletropostos com investimento privado e contrapartidas urbanas e ambientais
L
Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Bad Bunny x Trump: Super Bowl vira disputa política

Críticas de Trump ao show do astro porto-riquenho reacendem debate sobre imigração, identidade latina e cultura nos EUA após apresentação no intervalo do Super Bowl.
L
Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Ano letivo 2026 começa na zona rural de Porto Velho com entrega de uniformes e incentivos

Prefeitura inicia aulas para cerca de 10 mil estudantes do campo com kits escolares, uniformes e ações de valorização educacional
L
Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta-feira

Entrega de documentos deve ser feita diretamente na instituição privada de ensino.
L
'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada'Vou perder GTA 6', diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

‘Vou perder GTA 6’, diz homem após ser preso por assassinar a ex-namorada

Vídeo mostra britânico lamentando perder lançamento de jogo durante prisão; caso envolve condenação por assassinato da ex-companheira.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.