A Assembleia Legislativa de Rondônia realizará nesta terça-feira (19), às 18h, uma Sessão Extraordinária para a eleição dos membros da Mesa Diretora que comandará os trabalhos no segundo biênio da 11ª Legislatura, entre 1º de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2027.
A convocação ocorre em cumprimento a um novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o processo eleitoral interno das Casas Legislativas, com isso os deputados tiveram que anular a eleição realizada em 1º de fevereiro de 2023. Segundo o STF, as Assembleias devem seguir o princípio da contemporaneidade das eleições, ou seja, o pleito deve ser realizado mais próximo ao início do mandato da Mesa Diretora.
A nova escolha dos membros da Mesa Diretora será conduzida pelos deputados estaduais durante a sessão marcada na sede da Assembleia Legislativa em Porto Velho.
Com a eleição desta terça-feira (19), a Casa Legislativa ajusta-se à determinação judicial, buscando assegurar a legitimidade do processo e o pleno funcionamento de suas atividades nos próximos anos. Ainda não se sabe quais e quantas chapas devem concorrer ao pleito interno.