Após intensa mobilização nas redes sociais, deputados de Rondônia começaram a aderir ao requerimento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Escala 6×1, que visa regulamentar jornadas de trabalho com uma folga a cada seis dias. A proposta foi inicialmente apresentada pela deputada paulista Erika Hilton (PSOL) e busca trazer mais equilíbrio para as jornadas de trabalho de setores que operam em escala contínua.
Os deputados Maurício de Carvalho e Cristiane Lopes, ambos do União Brasil, usaram suas redes nesta quarta-feira (13) para comunicar aos eleitores sobre suas decisões de apoiar a PEC e esclarecer os motivos de sua morosidade em assinar o requerimento. Maurício de Carvalho explicou que sua intenção é abrir um debate equilibrado.
“Minha intenção com essa assinatura é justamente trazer o assunto pra mesa e buscar um equilíbrio, pensando em uma solução que seja positiva tanto para o trabalhador quanto para quem gera emprego. Vamos juntos debater e construir uma proposta que realmente funcione na prática e beneficie a todos”, escreveu o deputado.
A deputada Cristiane Lopes também se posicionou publicamente, compartilhando um vídeo onde fala sobre sua experiência pessoal com jornadas intensas. “Assinei a PEC porque sou mãe, já fui vendedora, garçonete e sei bem como é enfrentar uma jornada de trabalho pesada,” declarou Cristiane, reforçando a importância de considerar a carga de trabalho nos setores mais afetados.
206 AUTÓGRAFOS
Segundo a deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta, passava de 206 o total de assinaturas no início da tarde. Ainda de acordo com ela, a PEC continuará recebendo assinaturas ao longo desta quarta. Para se tornar uma matéria em tramitação na Câmara, a proposta precisava de, no mínimo, 171 assinaturas de apoio, parcela do total de 513 deputados.