DOMINGO, 23/11/2025

Em destaque

Mariana Carvalho mostra segurança em debate e destaca propostas para Porto Velho

Durante uma hora de debate, Mariana detalhou seus compromissos e soluções para os principais desafios da cidade.

Por Assessoria - ƒ

Publicado em 

Em um debate realizado pela TV Norte na noite desta quinta-feira (17), a candidata à prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho, demonstrou segurança ao apresentar seu plano de governo, reforçando que suas propostas são as melhores para a capital rondoniense. Durante uma hora de debate, Mariana detalhou seus compromissos e soluções para os principais desafios da cidade.

“Porto Velho atravessa um momento de avanços e vamos dar continuidade a esse processo, mas queremos avançar mais. Nosso compromisso é fazer mais e melhor pela nossa população”, afirmou Mariana ao iniciar sua participação no debate.

Confronto de ideias

O debate contou com a participação de candidatos derrotados no primeiro turno, que fizeram perguntas aos dois concorrentes. Euma Tourinho abriu a rodada questionando sobre as primeiras ações do candidato eleito. Mariana respondeu destacando o trabalho já iniciado na atual gestão, liderada por Hildon Chaves, que asfaltou mais de 800 quilômetros de vias. “Vamos concluir 100% do asfalto na capital, levar água para os bairros e distritos, e lutar para resolver os problemas de saneamento básico e falta de água, desde o início da nossa futura gestão”, garantiu.

Célio Lopes, outro ex-candidato, questionou Mariana sobre a regularização fundiária. “Mais de 20 mil imóveis foram regularizados, inclusive nos distritos. Regularizar esses imóveis é essencial para melhorar as condições de moradia, já que com o título em mãos, é mais fácil para as famílias acessarem serviços e valorizarem seus imóveis”, explicou.

Educação e ações inovadoras

No segundo bloco, durante o confronto direto entre os candidatos, Mariana perguntou a seu oponente sobre as propostas para a educação e aproveitou para anunciar suas ações no setor. Ela pretende regulamentar a flexibilização do ponto eletrônico para profissionais com dois contratos na educação, uma medida que já foi objeto de um Termo de Ajuste de Gestão firmado com o Tribunal de Contas e o Ministério Público.

“A transformação na educação já começou, mas vamos construir um centro multidisciplinar para atender crianças com deficiência, implementar o ensino integral, construir novas creches e ampliar seus horários para atender crianças a partir de um ano. Também vamos valorizar os servidores com cursos de capacitação, corrigir os Planos de Cargos e realizar novos concursos públicos para todas as áreas”, pontuou Mariana.

Segurança pública

Quando o tema foi segurança, Mariana destacou que essa é uma de suas prioridades, apresentando várias propostas que o município pode executar. “A iluminação pública foi ampliada de 20 mil para 80 mil pontos de LED, o que ajuda a reduzir a insegurança. Também vamos implantar a guarda municipal, embora isso demande tempo para concurso, treinamento e implantação. Além disso, propomos parcerias com o governo estadual para criar folgas remuneradas para policiais militares e ampliar o número de totens de segurança”, afirmou.

Propostas para a saúde

Para a saúde, Mariana trouxe propostas significativas, como a construção do hospital municipal, ao qual ela destinou parte dos recursos durante seu mandato como deputada federal. “Vamos fortalecer a saúde básica e o programa Saúde da Família. Também planejo ampliar as UBS, construir uma unidade pediátrica, além de implementar a Carreta da Saúde e o programa Saúde Itinerante para os distritos”, destacou. Ela ainda questionou o oponente sobre a aplicação dos recursos que ele teria destinado à saúde, sem uma resposta clara do adversário.

Participação dos candidatos a vice

Durante um dos blocos do debate, os candidatos a vice-prefeito também tiveram a oportunidade de expor suas ideias. O pastor Valcenir, candidato a vice de Mariana Carvalho, anunciou a construção de um Centro de Especialidades e Diagnóstico para crianças com deficiência, com foco no transtorno do espectro autista. “O grande desafio é garantir um diagnóstico precoce para que as famílias possam acessar as políticas públicas de acolhimento e cuidado”, explicou Valcenir.

Ele também destacou a importância da regularização de igrejas e templos religiosos, permitindo que essas instituições tenham escrituração e contribuam de forma mais organizada para as ações sociais, como a recuperação de dependentes químicos.

Com um desempenho sólido no debate, Mariana Carvalho reafirmou seu compromisso com Porto Velho e apresentou propostas detalhadas para áreas prioritárias como infraestrutura, educação, segurança e saúde, fortalecendo sua candidatura na reta final das eleições.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bolsonaro tentou abrir tornozeleira com ferro de solda, mostra relatório divulgado pelo STF

Vídeo anexado pela Seap confirma avaria no equipamento, e Moraes dá 24 horas para defesa explicar violação
L

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada no dia 22, número que marcou sua trajetória política

Coincidência da data reacende debate sobre condenações, investigações e acusações de perseguição feitas por seus apoiadores
L

Deputada Cristiane Lopes lança Projeto Terra Fértil na manhã de sábado para fortalecer a agricultura familiar

Iniciativa em parceria com o IFRO utiliza emenda parlamentar destinada pela deputada para ampliar o apoio a produtores, associações e comunidades rurais de Rondônia.
L

Vereador Pedro Geovar destaca apoio ao agro ao participar do lançamento do Projeto Terra Fértil

Parlamentar esteve presente no evento realizado pelo IFRO em parceria com a deputada Cristiane Lopes e reforçou a importância do investimento para a agricultura familiar de Porto Velho.
L
Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Prisão preventiva de Bolsonaro advogado Samuel Costa explica legalidade da decisão do STF

Advogado analisa fundamentos jurídicos da prisão preventiva de Bolsonaro e reforça necessidade de transparência nas medidas cautelares
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Kicks 2026 confirma a nova fase da Nissan em desempenho e conectividade

Nova geração chega com motor turbo, câmbio DCT e mais recursos de assistência à condução
L

Momento Agro: João Paulo Barbuio revela como aumentar a eficiência reprodutiva na pecuária de cria

Vai ajudar a destrinchar caminhos práticos e tecnologias que vêm transformando índices reprodutivos em fazendas de cria no país.
L
Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar humanitária para Bolsonaro

O ministro do STF considerou o pedido prejudicado após ter decretado a prisão preventiva do ex-presidente neste sábado. A defesa alegava que as doenças permanentes de Bolsonaro exigem “acompanhamento médico intenso”.
L
Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

Advogado de Bolsonaro afirma que recorrerá da prisão preventiva

A defesa do ex-presidente diz que a decisão de prisão “causa profunda perplexidade”. O advogado Celso Vilardi alega que a medida pode colocar em risco a vida de Bolsonaro devido ao seu estado de saúde delicado.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Manifestantes pró e contra Bolsonaro se reúnem na Polícia Federal

Atos opostos marcam a entrada da Superintendência da PF em Brasília, onde o ex-presidente está preso preventivamente. A deputada Bia Kicis compareceu ao local e a prisão foi classificada como “perseguição política”.
L
Rondoniense Nani Blanco integra lista das 100 consultoras mais influentes

Rondoniense Nani Blanco integra lista das 100 consultoras mais influentes

Profissional recebeu o Troféu Diamante em evento realizado em Washington.
L
Parlamentares criticam e comemoram a prisão preventiva de Bolsonaro

Parlamentares criticam e comemoram a prisão preventiva de Bolsonaro

A decisão do STF que decretou a prisão causou reações opostas no Congresso Nacional. A base do governo celebra a medida como defesa da ordem, enquanto a oposição a classifica como “aberração” e “perseguição”.
L
Da Câmara à Presidência e à prisão: a trajetória de Jair Bolsonaro

Da Câmara à Presidência e à prisão: a trajetória de Jair Bolsonaro

O ex-presidente foi detido preventivamente neste sábado (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A decisão cautelar é motivada pelo risco à ordem pública, com a Justiça citando manifestações de apoiadores para evitar a prisão por tentativa de golpe.
L
Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Prisão preventiva, condenação e inelegibilidade: entenda a situação de Bolsonaro

Ex-presidente está detido por risco de fuga após violar monitoramento eletrônico. Ele já estava inelegível até 2030 e ainda responde a diversas investigações no Supremo Tribunal Federal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motoboy quebra o braço em colisão entre motos na zona sul de Porto Velho

Um motoboy sofreu uma fratura no braço após uma colisão na noite deste sábado (22) no bairro Nova Floresta, no cruzamento das Ruas Sucupira com Três e Meio.
16

URGENTE: Homem é atacado a tiros e arrastado para matagal em Porto Velho

A vítima sofreu uma tentativa de homicídio no residencial Orgulho do Madeira, após ser arrastada por membros de uma facção na noite de sábado (22).
16
Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

Bandido pede água e faz roubo em sorveteria no centro de Porto Velho

O assaltante roubou R$ 600 do caixa, além de celulares e a moto de uma funcionária.
10
Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Colisão entre motos deixa três feridos no centro de Porto Velho

Vítimas foram levadas à Policlínica Ana Adelaide.
14
Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Foragido por estupro é recapturado por policiais do 1º BPM no Cai N’Água

Equipe da Radiopatrulha localiza foragido por estupro durante atendimento a caso de violência doméstica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis e é bicampeão da Sul-Americana

Clube argentino quebra jejum de 12 anos sem título continental
L

Defesa de Bolsonaro diz que tornozeleira humilha e nega plano de fuga

Ex-presidente foi levado neste sábado para cela na Polícia Federal
L

Coluna do Carlos Caldeira: Bolsonaro preso… pelo próprio Bolsonaro

Imagem em destaque do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrada em composição 16×9 para uso jornalístico e institucional.
L

G20: Lula defende governança soberana em minerais críticos e IA

Presidente também pautou trabalho decente e grandes plataformas
L

Mega-sena volta a acumular e pode pagar R$ 18 milhões na próxima terça

Números sorteados foram 12, 30, 40, 46, 54 e 60
L

Em algum lugar da Amazônia – A sobrevivência

Um mergulho poético na rotina sagrada de Arawá Apurinã, revelando tradições, ritos, sabores e a força espiritual de um povo que preserva sua ancestralidade às margens do rio Purús.
L

Em algum lugar na Amazônia – Cinzas

Um retrato visceral da dor humana, da xenofobia e da destruição que assola Gaza, onde a violência geopolítica silencia vidas, apaga memórias e expõe o fracasso moral das nações.
L

Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo

A audiência será por videoconferência, na Superintendência da PF
L

As flores de Gaza

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L

Em algum lugar da Amazônia – A mulher beiradeira

Um tributo à força, fé e resistência da mulher beiradeira, cuja vida se entrelaça com as águas amazônicas e revela a grandeza de sua identidade, coragem e pertencimento.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.