Até o momento, a Justiça Eleitoral de Rondônia recebeu 1.096 denúncias relacionadas à propaganda eleitoral irregular de candidatos a prefeito e vereador em todo o estado. As notificações foram registradas por meio do Disque-Eleições 0800 148 0148 e do aplicativo Pardal, disponível para eleitores e eleitoras denunciarem condutas ilegais durante as campanhas.
Entre as irregularidades mais relatadas estão a propaganda eleitoral irregular, apuração de responsabilidades, crimes eleitorais, condutas vedadas e abuso de poder, seja ele econômico, político ou religioso.
Os municípios com maior número de denúncias incluem:
- Porto Velho: 417
- Cacoal: 240
- Ji-Paraná: 144
- Ariquemes: 125
- Vilhena: 113
Como Denunciar
Cidadãos rondonienses podem registrar denúncias de maneira fácil e acessível por diversos meios fornecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO):
- Disque-Eleições 148: através do número 0800 148 0148
- WhatsApp: no número (69) 3211-2148
- Formulário de Denúncias: disponível no site oficial do TRE-RO https://www.tre-ro.jus.br/
- Aplicativo Pardal: app oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, e o segundo turno, em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 27 de outubro. Em Rondônia, Porto Velho é o único município onde pode haver segundo turno, caso nenhum candidato a prefeito alcance mais de 50% dos votos válidos.
A Justiça Eleitoral reforça a importância da participação ativa dos eleitores na fiscalização das campanhas, para garantir a lisura do processo eleitoral.