DOMINGO, 18/05/2025

“Nós temos independência, onde decidimos caminhar ao lado da população”, indica Léo em sabatina na SIC TV

Léo ainda argumentou como vai administrar Porto Velho, baseado em sua experiência política como vereador, deputado estadual e federal.

Por Felipe Corona - 25

Publicado em 

"Nós temos independência, onde decidimos caminhar ao lado da população", indica Léo em sabatina na SIC TV
Foto - Robert Alves

Candidato do Podemos ainda faz compromisso com população em dar choque de gestão na saúde pública de Porto Velho logo no primeiro mês de mandato, se eleito

No final da tarde da segunda-feira (16), o candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Podemos, Léo Moraes, participou de sabatina promovida pela SIC TV.

O programa apresentado por Everton Leoni, que teve a companha do jornalista Sérgio Pires e do radialista Beni Andrade, fez diversos questionamentos a Léo, que comentou porquê quer ser prefeito da capital de Rondônia.

“Nós temos independência, onde decidimos caminhar ao lado da população. Somos sabedores das dificuldades da população e com capacidade de gestão já comprovada, com respostas à sociedade por onde passamos, onde tivemos os mandatos mais atuantes onde passamos. Inclusive sendo escolhido como um dos 20 parlamentares mais atuantes do Brasil, pelo site Ranking dos Políticos”.

Ele complementou: “Diante disso, pelos péssimos indicadores que nossa cidade tem, que uma capital possui. Inclusive, os piores do país. Eu acredito que precisamos mudar a chave, dar uma guinada, com menos maquiagem e muito mais trabalho para nossa gente de Porto Velho”.

Perguntado pelo jornalista Sérgio Pires onde está sua campanha, Léo respondeu que “é orgânica, é feita por gente. Ela é real, é verdadeira. Ela está nos bairros, nos recantos da cidade. Ela também está nos distritos, que estão completamente abandonados. Aliás, os distritos seguem aquela máxima: ou já teve ou já foi melhor. Oito anos atrás eram bem melhores do que hoje. Nossa campanha é isso: pé no chão, no suor, na saliva e com sola de sapato”.

Já questionado pelo radialista Beni Andrade, sobre “o que mais te incomoda e que você quer dar um basta em Porto Velho?”, Léo foi direto:

“Nós lideramos os índices dos piores rankings do Brasil. Dia desses vi uma pesquisa que circulou em toda a imprensa que diz que Porto Velho é a pior capital para se viver no país, que tem a pior qualidade de vida. Isso é um descompasso, é uma incoerência que demonstramos através de dados. Porto Velho é a pior capital do país em saneamento básico pelo Trata Brasil, que é o medidor disso. Estou falando de uma cidade que não tem 10% de esgotamento sanitário, que é da época dos nossos ferroviários”.

E seguiu:Ainda temos o pior ar do Brasil para respirar. Enquanto isso, a administração descontinua a Brigada Municipal. Além de existir esse trabalho, ainda há falta da educação ambiental e de medidas que tire aquela questão cultural de atear fogo para limpar. As pessoas me perguntam é o que vou fazer de imediato. E eu digo que é fazer a população sobreviver. Você vai nos postos de saúde, você não tem remédio! Não tem exame, não tem consulta, não tem cirurgia! Levar o teu patrimônio, que é a criança, são as pessoas que mais amamos na vida”.

Léo ainda comentou sobre a atual situação do atendimento à população porto-velhense, baseada apenas em cuidados paliativos:

“Lá [nos postos de saúde] eles estão dando a injeção 3D: Diclofenaco, dexametasona e dipirona, para atenuar a dor. Não resolve o problema. Isso com o tempo vai causar falência nos rins e no fígado. Nossa população está morrendo! Não está tudo bem! Nossa cidade necessita de um choque de gestão! Precisa de alguém que conheça essa realidade. Nós temos mais de metade da cidade sem cobertura dos agentes de saúde”.  

Léo ainda falou de um caso estarrecedor: “Ligaram lá da Central de Regulação e perguntaram para uma senhora que conheci na Igreja Madureira o que ela era de tal pessoa. Ela disse que era filha e disseram que o senhor fulano de tal poderia comparecer para fazer cirurgia. A mulher respondeu que era pai dela, mas tinha morrido há cinco anos! Essa é a tragédia que vivemos em nossa cidade: cidade rica com gente pobre. Temos orçamento, temos recursos, e temos principalmente, independência. Fazer contratações, no primeiro mês, de médicos comprar e consertar as máquinas”.

Exemplos da gestão

Léo ainda argumentou como vai administrar Porto Velho, baseado em sua experiência política como vereador, deputado estadual e federal.

“Alguns colegas não gostam muito da minha postura. Não vou esperar tomar posse, pois vou trabalhar muito. Quando era deputado, votei contra 14º e 15º salários. Abri mão dos meus auxílios mudança e moradia. Com esses recursos, nós investimos por exemplo, na Academia de Polícia, que formou centenas de policiais. Vou conversar com a Câmara para alterar a LOA (Lei de Orçamento Anual). Algumas de nossas propostas estão na boca dos outros candidatos, o que nivela por cima o debate. E sou grato por promover uma discussão ampla na nossa cidade”.

Questionado sobre o aprendizado que teve à frente do Detran, como diretor-geral, e que pode ser aproveitado como gestor da Prefeitura de Porto Velho, Léo foi sucinto:

“Primeiro, ter coragem para fazer. Quando eu entrei no Detran, as pessoas diziam: a burocracia vai te engolir. Léo, tem os poderosos. Léo, é uma máquina de arrecadação. Tem muito político em cima e não vão deixar você trabalhar. O tal do sistema não vai permitir que você trabalhe. Sabe o que fizemos? Engajamos e valorizamos nossos servidores. Elaboramos um planejamento estratégico e realizamos uma gestão nunca antes vista naquele órgão. Um órgão que é sempre malvisto pelo povo. Que autua e tira do bolso das pessoas”.

E ainda continuou: “Fizemos diferente: cumprimos a Constituição e exercitar nossa cidadania. Ao invés de apenas pegar carros e colocar em pátios, realizamos campanhas educativas. Pela primeira vez em 20 anos, diminuímos em 25% as mortes no trânsito da nossa capital. Pela primeira vez, utilizando campanhas educativas e inteligência, estratégia e tecnologia. Colocando as forças de segurança nos principais cruzamentos. E pela primeira vez em 30 anos, acabamos com 30 taxas, que prejudicam o povo”.

Segundo Léo, as ações planejadas se tornaram importantes benefícios para a população: “Um exemplo disso: vistoria para o primeiro emplacamento. Ora, você tirou o carro da fábrica e precisa fazer vistoria? Isso não é justo e digno com as pessoas! Diminuímos o valor da Carteira de Habilitação, tanto a primeira quanto a renovação. É mais barata do que no passado. Criamos o programa Carteira do Idoso, sendo 58% mais barata que era anteriormente. E pela primeira vez na história não existe mais cobrança de IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores] para motos de 170 cilindradas”.

Ele ainda observou o posicionamento de outros políticos que querem administrar a capital, mas estão cercados de velhos caciques, que não querem abandonar o poder:

“Quem vive de benesses em outras candidaturas pode não saber, mas 400, 500 reais que sobram, podem servir para comprar um remédio para seu filho. Político é bem pago para servir o povo. E não para servir de fantoche de outras autoridades e tampouco estar em um grupão, onde não vai ter autoridade para administrar”, alertou ele.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

JAIME BAGATTOLI: Projeto de Lei do senador garante tratamento penal mais rigoroso aos criminosos reincidentes

Tratamento mais rigoroso também valeria para reincidentes em crimes dolosos
L

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

VWCO aposta na eletrificação e inicia testes do e-Volksbus 22L

Quatro unidades do ônibus elétrico começam a operar na capital paulista para testes de desempenho
L

Ainda dá tempo? Audiências em Ji-Paraná e Vilhena vão exigir duplicação total e pedágios menos caros na BR-364

A meta é mudar alguns dos itens vitais da proposta tornada contrato com o consórcio vencedor, principalmente o que limita a duplicação da Rodovia da Morte em pouco mais de 100 quilômetros…
L

Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura

Representando o governador Marcos Rocha, a primeira-dama e titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, destacou que mais de 20 mil famílias vivem da cultura do café em Rondônia.
L

SOU JESUS!: homem tenta doar lápis da Havan… sem pagar antes

Suspeito de furto alegou missão divina ao ser pego com camisa e lápis no estacionamento
10

Eduardo del Castillo renuncia ao cargo de ministro e entra na disputa presidencial da Bolívia

Del Castillo foi aprovado pelo Movimento ao Socialismo, tendo a certeza de que enfrentará fatores obscuros internos e externos. Com 36 anos, Eduardo é uma aposta para suceder o presidente Arce e conter um possível retorno do ex-presidente Evo Morales.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L

Assembleia aprova R$ 40 milhões para ações de combate à pobreza em Rondônia

Recursos serão aplicados em ações de segurança alimentar e nutricional.
L

Espigão do Oeste terá mais segurança viária com indicação atendida da deputada Dra. Taissa

Indicação da parlamentar, a pedido do vereador Pedro Mandioca, resulta em avanços na RO-387.
L

Dra. Taissa solicita ao DNIT instalação de redutores de velocidade na BR-364, próximo ao Ramal do Sargento, em Vista Alegre do Abunã

Parlamentar solicita providências urgentes para aumentar a segurança de motoristas e moradores da região.
L

Ieda Chaves destina R$ 200 mil para tecnologia e expansão do acesso à Educação em Corumbiara

Emenda parlamentar viabiliza a compra de sete mesas de recursos e aplicativos educacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Duas crianças são atropeladas enquanto andavam de bicicleta na zona leste de Porto Velho

Vítimas foram socorridas em estado grave na noite deste domingo (18)
12

No abdômen: homem é baleado e pede socorro após ataque na zona sul de Porto Velho

Tentativa de homicídio ocorreu na madrugada deste domingo (18) no bairro Cidade do Lobo
16

URGENTE: Jovem de 24 anos é executado após briga em tabacaria no centro de Jaci-Paraná

Crime ocorreu na manhã deste domingo (18) e é investigado pela Polícia Civil
12

Colisão entre carreta e carro deixa uma pessoa morta na BR-364, próximo a Ji-Paraná

Sinistro ocorreu na manhã deste domingo (18) e mobilizou equipes de resgate
18

VÍDEO: Mulher é presa por embriaguez após sofrer grave sinistro de trânsito na zona leste de Porto Velho

O sinistro de trânsito entre um carro e uma moto ocorreu na noite deste sábado (17), no cruzamento da Rua União com a Avenida Mário Andreazza, no bairro São Francisco, zona leste.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça do Trabalho alinha com parceiros detalhes para a 21ª edição do TRT Comunidade

O  mutirão de serviços gratuitos está marcado para o dia 31 de maio (sábado), das 8h às 13h, na Escola Estadual Maria Carmosina Pinheiro, (bairro Tiradentes, zona leste de Porto Velho).
L

Jovem do Acre luta contra câncer raro após acidente com bezerro e mobiliza campanha solidária em Rondônia

Claudiney, de 14 anos, enfrenta osteossarcoma longe de casa e precisa de ajuda para seguir com o tratamento em Porto Velho
L

Festa com menores bebendo e som alto termina com prisão de dois adultos em Vilhena

Ocorrência foi registrada no bairro Cidade Verde III; narguilé, cigarro eletrônico e bebidas alcoólicas estavam sendo consumidos por adolescentes
10

Força Tática do 5° prende homicida com drogas na zona leste

Na revista pessoal, foram encontradas várias porções de cocaína, dinheiro e material para embalar os entorpecentes.
10

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): CAMILLO F G LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS E LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

Rondônia se destaca no Brasil como líder em incentivo a negócios inovadores, com economia entre as mais promissoras

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, destaca que Rondônia não para de colher bons indicadores econômicos e celebra a construção de um cenário de desenvolvimento em plena evolução.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): GRAMAR – GRAMA RONDONIA EIRELI

Licença Ambiental de Operação Nº 124 SOL/DLA
L

Major da PM e foragido são presos em bar na zona leste

Segundo a PM, a equipe foi ao local após uma denúncia que informava que o militar havia repassado sua arma para outro homem portar na cintura.
10

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.