SEXTA-FEIRA, 27/03/2026

Em destaque

Ex-governador Ivo Cassol obtém por unanimidade liminar do STF em caso de segurança pessoal

Cassol obteve liminar que suspende os efeitos de uma sentença que o obrigava a ressarcir o estado pelos custos de sua segurança pessoal após o término de seu mandato.

Por Assessoria - ƒ

Publicado em 

Em um desdobramento recente e significativo para a política de Rondônia, o ex-governador Ivo Narciso Cassol conseguiu uma vitória provisória no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma reclamação movida contra decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Cassol obteve liminar que suspende os efeitos de uma sentença que o obrigava a ressarcir o estado pelos custos de sua segurança pessoal após o término de seu mandato.

Baixe o PDF e confira o relatório.

O caso e os argumentos apresentados pelo advogado Breno de Paula

O caso remonta a uma ação popular que declarou inconstitucional uma lei estadual de Rondônia, que previa a concessão de segurança pessoal para ex-governadores. A decisão original, proferida pelo TJ-RO, exigia que Cassol reembolsasse o estado pelos gastos relacionados à sua proteção pessoal. Posteriormente, Cassol tentou reverter essa decisão através de uma ação rescisória, que foi julgada improcedente sob a justificativa de que a decisão estava alinhada com o entendimento do Supremo Tribunal Federal à época.

Cassol argumentou que o tribunal estadual aplicou incorretamente o entendimento do STF sobre o Tema 136 da repercussão geral e a Súmula 343 do STF. Em sua reclamação, ele destacou que o STF já havia julgado constitucional a prestação de serviços de segurança a ex-governadores, desde que limitada ao final do mandato subsequente, conforme estabelecido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5.346 e 4.601.

A decisão liminar e suas implicações

O ministro Luiz Fux, relator do caso no STF, reconheceu os argumentos apresentados por Cassol e deferiu a liminar, suspendendo os efeitos do cumprimento de sentença até uma decisão definitiva do Supremo. Em seu voto, o ministro Fux destacou a presença de indícios suficientes de que o acórdão do TJ-RO divergia do entendimento consolidado pelo STF na ADI 5.346, que considerou inconstitucional a concessão vitalícia de segurança a ex-governadores, mas permitiu tal benefício por um período razoável e determinado.

Fux argumentou que o entendimento do TJ-RO não estava em consonância com a jurisprudência do STF, criando um “descompasso” com a decisão do Plenário da Suprema Corte. Além disso, a liminar foi justificada pela potencial lesão irreparável que o cumprimento da sentença poderia causar, dada a magnitude dos valores envolvidos.

Voto unânime e próximos passos

O voto de Luiz Fux foi seguido por unanimidade pelos ministros da Primeira Turma do STF, incluindo Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, e Cármen Lúcia, conforme registrado no portal do STF. Essa unanimidade reforça a decisão liminar, mostrando um consenso entre os magistrados quanto à importância de se alinhar com a jurisprudência já estabelecida pelo Supremo.

A decisão final do caso ainda aguarda julgamento completo, mas o apoio unânime dos ministros sugere uma tendência de manter a proteção jurídica conferida pela liminar. Enquanto isso, Cassol permanece temporariamente isento da obrigação de ressarcir o estado pelos custos de sua segurança pessoal.

Este caso não só tem implicações diretas para a situação financeira e legal de Cassol, mas também pode influenciar futuras decisões sobre benefícios concedidos a ex-mandatários em diferentes estados do Brasil, especialmente em questões relacionadas à segurança pessoal e uso de recursos públicos. Com a decisão final ainda pendente, este julgamento poderá se tornar um marco na jurisprudência sobre a extensão dos direitos e benefícios a ex-governadores, reafirmando ou redefinindo os limites de tais concessões.

Quem defendeu a tese foi o escritório Arquilau de Paula, representado pelo conceituado advogado Breno de Paula, que tem larga experiência e atuação no Supremo Tribunal Federal, onde já atuou inclusive como assessor de ministros daquela Corte.

Baixe o PDF e veja os votos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo reduz para zero a tarifa de importação de 191 produtos eletrônicos

Governo reduz para zero a tarifa de importação de 191 produtos eletrônicos

Decisão da Camex beneficia itens de informática que sofreram alta de impostos em fevereiro; medida também zera alíquotas para medicamentos de doenças crônicas e insumos agrícolas para conter a inflação e garantir o abastecimento industrial no Brasil.
L
STF forma maioria e derruba prorrogação da CPMI do INSS

STF forma maioria e derruba prorrogação da CPMI do INSS

Placar de 6 a 2 no plenário virtual invalida decisão liminar que estendia os trabalhos da comissão; ministros acompanharam divergência de Alexandre de Moraes, restando apenas os votos de Gilmar Mendes e Edson Fachin para o encerramento oficial do julgamento.
L
Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Luiz Fux vota pela prorrogação da CPMI do INSS e placar chega a 4 a 2

Ministro do STF acompanhou o relator André Mendonça ao defender que o direito das minorias parlamentares deve alcançar também a extensão dos trabalhos; apesar do novo voto favorável, a maioria da Corte ainda se posiciona contra a continuidade das investigações sobre fraudes previdenciárias.
L
Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Ministra Sônia Guajajara recebe alta médica após cinco dias de internação

Chefe da pasta dos Povos Indígenas deixou o InCor, em São Paulo, nesta quinta-feira (26) em boas condições clínicas; boletim médico confirma que ministra seguirá com acompanhamento ambulatorial e medicação controlada após apresentar quadro de febre e dores abdominais no último sábado.
L
Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Moraes vota contra prorrogação da CPMI do INSS; placar está 3 a 1

Ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator e abriu placar de 3 a 1 pela interrupção das investigações; magistrado argumentou que a extensão dos trabalhos é um direito da maioria parlamentar, além de criticar o vazamento de dados sigilosos por parte da comissão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Agenda News: Do grão à xícara, Porto Velho Café ganha destaque em Rondônia

Nas feiras locais, o cliente participa de todo o processo, desde a escolha do grão até a moagem na hora, levando para casa um produto recém-torrado, com qualidade superior e sabor diferenciado. Mesmo sem disputar preços baixos, a marca aposta na excelência como diferencial.
L
Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de Governador do Acre

No Acre, Gladson Cameli apresenta pedido de renúncia do cargo de governador
L
Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Butantan produzirá medicamento contra o câncer para pacientes do SUS

Parceria com a farmacêutica MSD prevê a transferência de tecnologia do pembrolizumabe, terapia que estimula o sistema imunológico; acordo visa nacionalizar a produção de insumos de saúde e ampliar o atendimento para até 13 mil pessoas por ano no Brasil.
L
Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos

Durante visita a complexo farmacêutico em Goiás, presidente ressaltou que investimentos em saúde não devem ser vistos como gastos; programa oferece atualmente 41 medicamentos de uso contínuo, incluindo itens de alto custo que podem chegar a R$ 1 milhão no mercado privado.
L

Comunidade News: Ernildo Pascoal fala sobre a realidade dos chacareiros da Zona Sul

A conversa promete trazer um olhar real sobre a vida no campo, mostrando a importância do trabalho dos chacareiros para o abastecimento local e para a economia da capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Em reflexão, Confúcio Moura diz que trajetória pesa mais que resultado eleitoral

Senador reflete sobre campanhas e diz que disputa política mede relações, história pessoal e reconhecimento social.
L
Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Ministros do STF classificam vazamento de dados de banqueiro como criminoso

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes criticaram a divulgação de conversas íntimas de Daniel Vorcaro durante julgamento sobre a CPMI do INSS; magistrados condenaram a quebra de sigilo de materiais apreendidos pela Polícia Federal que deveriam estar sob custódia legislativa.
L
André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

André Mendonça vota no STF para prorrogar CPMI do INSS por 60 dias

Relator defende manutenção de liminar que obriga continuidade das investigações sobre fraudes contra aposentados; ministro afirma que requerimento preenche requisitos legais e que o Judiciário deve garantir o direito de fiscalização da minoria parlamentar.
L
Jaime Bagattoli articula emenda e projeto sobre desmembramento de municípios avança à sanção

Jaime Bagattoli articula emenda e projeto sobre desmembramento de municípios avança à sanção

Proposta aprovada no Senado estabelece regras para reorganização territorial e pode beneficiar distritos de Rondônia.
L
TCE-RO fiscaliza estrada em Jaci-Paraná para garantir acesso e segurança a moradores

TCE-RO fiscaliza estrada em Jaci-Paraná para garantir acesso e segurança a moradores

Ação identifica riscos na Linha Caracol e cobra solução da Prefeitura de Porto Velho para reduzir isolamento e assegurar direitos básicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5º Batalhão apreende grande quantidade de drogas na zona leste

Força Tática do 5º Batalhão apreende grande quantidade de drogas na zona leste

Suspeito de 23 anos foi preso em flagrante no bairro Cascalheira após denúncia anônima sobre tráfico de entorpecentes; policiais militares localizaram mais de 400 porções de cocaína, crack e “ice”, além de um tablete de maconha de um quilo.
12
BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

BPTRAN da PM de Rondônia amplia apreensões e aponta alta de crimes com veículos em 2026

Comparativo do primeiro trimestre mostra aumento nas ocorrências e reforça alerta sobre golpes na compra de automóveis no estado.
12
Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Operação Mulher Segura: Governo de RO intensifica combate à violência

Foram realizadas palestras e abordagens de conscientização que alcançaram 176 pessoas, buscando fortalecer a rede de proteção estadual.
L
Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Suspeito já era monitorado por câmeras de segurança devido a furtos anteriores no mesmo estabelecimento da T-4; Polícia Militar realizou a abordagem após flagrante de nova subtração de peça de carne nesta quinta-feira.
12
BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bem-Estar Animal: saiba como funciona o atendimento gratuito

Bem-Estar Animal: saiba como funciona o atendimento gratuito

Clínica oferece consultas, exames e cirurgias gratuitas para pets de famílias de baixa renda na zona Leste da capital.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA,

ALTERAÇÃO DE TITULARIDADE da Licença de Operação e da Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Povos tradicionais pedem reconhecimento de saberes ancestrais na COP15

Povos tradicionais pedem reconhecimento de saberes ancestrais na COP15

Representantes de 28 comunidades entregaram ofício ao presidente da conferência, João Paulo Capobianco, solicitando que o conhecimento tradicional seja incluído no texto da Convenção sobre Espécies Migratórias; proposta visa valorizar práticas que protegem rotas e habitats de animais silvestres.
L
Uber lança painel que monitora velocidade e pode banir motociclistas

Uber lança painel que monitora velocidade e pode banir motociclistas

Nova função do app Moto usa GPS e avaliações de passageiros para punir excesso de velocidade
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: VALERIUS PALACE HOTEL LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Consumo de livros no Brasil cresce e atinge 18% da população adulta

Consumo de livros no Brasil cresce e atinge 18% da população adulta

Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro revela que 3 milhões de novos consumidores entraram no mercado em 2025; mulheres negras da classe C formam o maior grupo comprador, enquanto as redes sociais impulsionam o interesse de jovens pela literatura.
L
Jaru abre credenciamento para empreendedores no Barco Cross e Festa do Trabalhador

Jaru abre credenciamento para empreendedores no Barco Cross e Festa do Trabalhador

Inscrições seguem até 9 de abril; interessados podem se cadastrar presencialmente ou on-line.
L

Requerimento da Licença Ambiental: ADILSON VALERIO DA SILVA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Fundo Baobá lança programa de bolsas para estudantes negros no exterior

Iniciativa Black STEM oferece auxílio de R$ 42 mil para brasileiros matriculados em cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática em universidades estrangeiras; além do suporte financeiro, selecionados terão acesso a mentorias, workshops e acompanhamento psicológico.
L
Publicidade