DOMINGO, 02/11/2025

Em destaque

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido

Atividades ocorrem até a véspera da eleição, em 6 de outubro

Por Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanhas eleitorais começam nesta sexta; veja o que é permitido
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (16) começa oficialmente a campanha paras as eleições municipais de outubro, sendo liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro.

Continua após a publicidade

São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.

Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.

Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.

O impulsionamento de propagandas na internet – isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas – está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.

As propagandas eleitorais que começam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro. O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido.

Inteligência Artificial

Esse deve ser ainda o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real.

Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral.

Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA isso deve ser alertado ao ouvinte antes de a propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA.

Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.

Além da vedação à desinformação em geral, um dos artigos dessa resolução traz a vedação explícita ao deep fake, proibindo “o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia”.

Nesse caso, as consequências em caso de descumprimento são mais graves, podendo acarretar a cassação do registro de candidatura ou mesmo do eventual mandato. Há ainda a abertura de investigação por crime eleitoral. Quem divulgar fatos que saiba ser inverídicos sobre partidos ou candidatos, e que sejam capazes de exercer influência sobre o eleitorado, pode estar sujeito a pena de dois meses a um ano de detenção.

Ao se tratar de desinformação, a Justiça Eleitoral tem poder de polícia, isto é, pode determinar de ofício, sem ser provocada, a remoção de material. A ordem de remoção pode ter prazo inferior a 24 horas, se o caso for grave.

Essas ordens podem ser direcionadas a plataformas de redes sociais, por exemplo, que são obrigadas a cumpri-las por meio de acesso identificado aos sistemas, que deve ser comunicado à Justiça Eleitoral.

Todos os detalhes sobre a propaganda eleitoral podem ser encontrados em resolução publicada no portal do TSE.

Regras gerais

São aplicadas às propagandas feitas com IA as mesmas regras que valem para os demais tipos de material – tudo deve sempre vir acompanhado da legenda partidária e ser produzido em português.

Uma regra já antiga é que nenhuma propaganda eleitoral pode “empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”. É vedado ainda o anonimato.

Além de divulgar desinformação, também é proibido: veicular preconceitos de origem, etnia, raça, sexo, cor, idade, religiosidade, orientação sexual e identidade de gênero, bem como qualquer forma de discriminação; depreciar a condição de mulher ou estimular sua discriminação; veicular conteúdo ofensivo que constitua calúnia, difamação ou injúria; entre outras.

No caso da campanha na rua, é vedado “perturbar o sossego público”, diz a norma sobre o assunto, seja “com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício”.

Assim como em pleitos anteriores, continuam proibidos os outdoors, o telemarketing e os showmícios, bem como a utilização de artefato que se assemelhe à urna eletrônica como veículo de propaganda eleitoral.

As caminhadas, passeatas e carreatas estão liberadas, desde que ocorram entre as 8h e as 22h e até a véspera da eleição. Esses eventos podem utilizar carro de som ou minitrio elétrico, assim como em reuniões e comícios. Não há necessidade de autorização pela polícia, mas as autoridades de segurança precisam ser avisadas com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao ato de campanha.

As normas eleitorais detalham ainda a potência máxima que deve ter cada um desses equipamentos sonoros – 10.000W para carros de som, 20.000W para ministros e acima disso para trios elétricos, permitidos somente em comícios. Ainda assim, tais ferramentas só podem ser utilizadas no contexto de algum evento eleitoral, nunca de forma isolada.

Outra proibição antiga é a confecção ou distribuição diretamente ao eleitor de brindes como chaveiros, bonés ou canetas. Estão liberados, contudo, os adesivos e broches. As camisetas podem ser entregues somente aos cabos eleitorais.

Essas e outras autorizações e proibições sobre propaganda eleitoral podem ser vistas numa cartilha produzida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Denúncias

Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de IA, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coronel Chrisóstomo participa de baile da melhor idade em Rio Crespo e reforça valorização dos idosos

Coronel Chrisóstomo participa de baile da melhor idade em Rio Crespo e reforça valorização dos idosos

Evento 1º Baila 60+ reuniu a terceira idade em uma noite de confraternização e contou com a presença de autoridades municipais e do deputado federal Coronel Chrisóstomo.
L
Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Projeto de Lei Antifacção endurece penas e amplia combate a organizações criminosas

Proposta assinada pelo presidente Lula prevê maior rigor para integrantes de facções e instrumentos de investigação mais eficazes.
L
Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

Câmara discutirá projeto de voto distrital misto para 2030

A Câmara dos Deputados prepara a votação de um projeto que visa instituir o voto distrital misto com voto único para a eleição de deputados e vereadores, a partir das eleições de 2030, buscando aproximar eleitor e eleito.
L
Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Presidente cumpre agenda de inaugurações e reuniões preparatórias para a COP30 e permanece em Belém até o dia 7 de novembro.
L
Pedro Fernandes denuncia insegurança jurídica para produtores rurais em Rondônia

Pedro Fernandes denuncia insegurança jurídica para produtores rurais em Rondônia

Deputado alerta para casos em Alvorada do Oeste, Campo Novo e Monte Negro, onde produtores enfrentam ações de órgãos federais e sobreposição de terras.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Faculdade UNIÚNICA inaugura polo EAD em Porto Velho

A instituição chega à capital rondoniense com ensino acessível e moderno, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades a distância e semipresencial.
L

Vaga de emprego para Analista de Operações em Porto Velho, Salário R$ 7.000,00

A Nova364 está contratando Analista de Operações para atuar no acompanhamento de orçamentos, medições, relatórios e gestão de desempenho operacional.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Orçamento em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A empresa Nova364 está contratando Engenheiro de Orçamento com experiência em obras rodoviárias e domínio em Excel e AutoCAD avançado.
L
Comando Vermelho tem hierarquia de 7 níveis com 'chefes de guerra' no topo

Comando Vermelho tem hierarquia de 7 níveis com ‘chefes de guerra’ no topo

Denúncia do Ministério Público revela a estrutura formal e rígida do Comando Vermelho (CV), que opera como uma empresa criminosa, com líderes como Doca, Gadernal e BMW responsáveis por finanças e estratégias de guerra.
L

MOMENTO AGRO: José Macedo fala sobre o 1º Shopping de Touros Nelore P.O.

O público vai conhecer de perto os bastidores dessa iniciativa que une tradição, tecnologia e inovação em prol do desenvolvimento da pecuária de elite.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

Vaga de emprego para Engenheiro de Pavimentação em Porto Velho, Salário R$ 15.000,00

A Nova364 está contratando Engenheiro de Pavimentação com experiência em obras rodoviárias, domínio técnico em dimensionamento e restauração de pavimentos.
L

Vaga de emprego para Palestrante em Porto Velho, Salário R$ 2.079,00

Empresa terceirizada da Energisa busca profissional comunicativo e com boa oratória para atuar em unidade móvel educativa sobre eficiência energética.
L

Vaga de emprego para Motorista/Eletricista em Porto Velho, Salário R$ 2.866,00

Empresa terceirizada da Energisa está contratando profissional com experiência em rede elétrica e cursos atualizados de eletricista e direção defensiva.
L
Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

Desemprego no Brasil atinge menor taxa da série histórica

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em setembro repete o menor índice desde 2012, e número de empregados com carteira assinada é recorde.
L

POLÍTICA

Pedro Fernandes critica decreto federal e defende direito de defesa dos produtores rurais

Pedro Fernandes critica decreto federal e defende direito de defesa dos produtores rurais

Deputado participou de audiência pública em Rondônia sobre embargos ambientais aplicados a propriedades na Amazônia Legal.
L
Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Presidenta do México pede apoio de Lula para produção de etanol

Claudia Sheinbaum também demonstrou interesse nos programas sociais brasileiros de combate à pobreza.
L
Movimento negro exige investigação independente sobre operação no Rio

Movimento negro exige investigação independente sobre operação no Rio

Protestos em várias capitais pediram federalização das investigações e responsabilização do governo fluminense.
L
Moraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira

Moraes se reúne com prefeito do Rio na segunda-feira

Ministro do STF também ouvirá o governador Cláudio Castro sobre a Operação Contenção.
L
DPU defende rejeição de denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro

DPU defende rejeição de denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro

Defensoria argumenta que manifestações do deputado se enquadram no exercício da liberdade de expressão.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal é flagrado tentando comprar drogas com motorista de aplicativo

Na noite de sexta-feira (31), um casal acabou fazendo uma “corrida” que terminou direto na delegacia de Vilhena.
12
Motoboy fica ferido em acidente com Strada na Avenida Rio Madeira

Motoboy fica ferido em acidente com Strada na Avenida Rio Madeira

Vítima sofreu escoriações e foi socorrida pelo Samu.
12
Polícia Penal flagra grávida tentando entrar com drogas no Presídio 603

Polícia Penal flagra grávida tentando entrar com drogas no Presídio 603

A suspeita informou que estava no local para visitar um detento, mas foi imediatamente interceptada pelos servidores.
10
Moradores de 30 casas são expulsos por ordem de facção criminosa no Ceará

Moradores de 30 casas são expulsos por ordem de facção criminosa no Ceará

Facção ordena desocupação de casas na comunidade do Jacarezal, em Pacatuba (RMF). Três homicídios recentes na região podem estar ligados ao conflito de facções CE por domínio do tráfico de drogas e à desobediência de ordens.
10
Sob facções e operações, população de favelas vive traumas e adoece

Sob facções e operações, população de favelas vive traumas e adoece

Ações violentas em favelas do Rio de Janeiro têm alto custo para a saúde física e mental dos moradores.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Integração logística da Amazônia é fortalecida durante visita do Ministério da Defesa ao Porto de Porto Velho

Integração logística da Amazônia é fortalecida durante visita do Ministério da Defesa ao Porto de Porto Velho

Comitiva conheceu de perto o funcionamento do terminal e reforçou a importância estratégica do Porto de Porto Velho para a segurança nacional e o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia conclui entrega de cestas básicas a trabalhadores do Porto de Porto Velho

Governo de Rondônia conclui entrega de cestas básicas a trabalhadores do Porto de Porto Velho

Ação coordenada pela Seas reforça a segurança alimentar de famílias de trabalhadores portuários afetados pela vazante do Rio Madeira.
L
Convívio entre gerações é receita contra etarismo, aponta especialista

Convívio entre gerações é receita contra etarismo, aponta especialista

Especialistas defendem que interação entre jovens e idosos ajuda a combater preconceitos e promove saúde física e mental.
L

Brasileiros têm oportunidade de estudar Medicina na Bolívia com bolsa integral

A Associação Estudantil Internacional Brasil Bolívia oferece bolsas de estudo de 100% para quem sonha em cursar Medicina gratuitamente na fronteira com o Acre.
L
Paixão pela profissão mantém médicos longevos na ativa

Paixão pela profissão mantém médicos longevos na ativa

Três especialistas com mais de 80 anos seguem trabalhando por amor à medicina e ao cuidado com pacientes.
L
Câncer de próstata mata 48 homens por dia e cresce 32% entre jovens

Câncer de próstata mata 48 homens por dia e cresce 32% entre jovens

Campanha Novembro Azul alerta para o câncer de próstata que causa 48 mortes diárias no Brasil e registra aumento de 32% nos atendimentos a homens com até 49 anos, reforçando a importância do diagnóstico precoce.
L
Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Pesquisa norte-americana identifica padrões inéditos de movimentação ao longo da costa oeste da América do Norte.
L
Corrida ColaboraGov celebra Dia do Servidor e promove integração

Corrida ColaboraGov celebra Dia do Servidor e promove integração

Evento será realizado neste sábado, com largada às 17h na Esplanada dos Ministérios.
L

Luciano Hang é condenado a indenizar Lula em R$ 33,3 mil por danos morais devido a ofensas em faixas

O TJ-SC reverteu decisão de primeira instância e condenou o empresário Luciano Hang (dono da Havan) a pagar indenização ao presidente Lula por mensagens ofensivas veiculadas em aviões sobre praias de Santa Catarina, como “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro”, configurando ataque à honra.
L
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado

Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado

Prêmio pode chegar a R$ 1 bilhão e será sorteado no dia 31 de dezembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.