SEXTA-FEIRA, 08/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Lula sanciona política para uso controlado do fogo

Presidente visitou região atingida por incêndio florestal no Pantanal

Por Sabrina Craide e Andreia Verdélio – Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lula sanciona política para uso controlado do fogo
Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (31) a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que traz uma abordagem planejada e coordenada para usar o fogo de forma controlada, visando prevenir e combater incêndios florestais, conservar ecossistemas e respeitar práticas tradicionais. O texto impõe medidas para disciplinar o uso do fogo no meio rural, principalmente entre as comunidades tradicionais e indígenas, e prevê a sua substituição gradual por outras técnicas.

O ato ocorreu durante a visita de Lula a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. De 1º de janeiro a 28 de julho, o município concentrou 67,3% dos 4.553 focos de calor no Pantanal, que enfrenta a seca mais grave em 70 anos, intensificada pela mudança do clima. O presidente sobrevoou áreas queimadas e conversou com brigadistas que atuam no combate às chamas.

Lula disse que a lei será um marco no combate a incêndios no Brasil e destacou a importância do trabalho conjunto entre governo federal, estaduais e municipais. Ele também falou sobre a importância do Pantanal para o Brasil. “Um país que tem um território como o Pantanal e a gente não cuida disso, esse país não merece o Pantanal. O Pantanal é um patrimônio da humanidade, pela diversidade de coisas que tem aqui”, disse.

Vestido com roupas de brigadistas, Lula contou que ficou emocionado vendo os profissionais tentando apagar o fogo. “Muitas vezes, do nosso gabinete em Brasília, a gente não tem noção do que é um brigadista. E eu tive o prazer hoje de ver um brigadista de carne e osso, um cidadão igual a mim, que tem a missão nobre de apagar o fogo que a natureza trouxe ou que algum inimigo trouxe”, disse o presidente.

Até 29 de julho, foram registrados 82 incêndios no Pantanal; 45 foram extintos e 37 estão ativos, dos quais 20 controlados (quando o fogo está cercado por uma linha de controle). Em apoio às equipes locais, o governo federal tem 890 profissionais em campo, entre integrantes das Forças Armadas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal. São 15 aeronaves em operação, entre aviões e helicópteros, e 33 embarcações.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez um apelo para que o fogo não seja provocado na região. “Se não parar de colocar fogo, não tem quantidade de pessoas e equipamento que vença. O que pode fazer a diferença é parar de atear fogo no Pantanal”, disse.

Usos do fogo

Aprovada pelo Congresso Nacional, a nova política nacional proíbe a prática de colocar fogo como método de supressão de vegetação nativa para uso alternativo do solo, exceto quando há queima controlada dos resíduos de vegetação. Para práticas agropecuárias, o uso do fogo será permitido apenas em situações específicas, de acordo com as peculiaridades das localidades.

Também será permitido utilizar o recurso nos seguintes casos: pesquisa científica aprovada por instituição reconhecida; prática de prevenção e combate a incêndios; cultura de subsistência de povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais e agricultores familiares; e capacitação de brigadistas florestais.

O texto define os tipos de queimada como controlada e prescrita. A primeira é a usada para fins agropecuários em áreas determinadas e deverá constar em plano de manejo integrado do fogo, com autorização prévia dos órgãos competentes. A autorização poderá ser dispensada para fins de capacitação em manejo integrado do fogo, desde que a área queimada não ultrapasse 10 hectares e esteja de acordo com as diretrizes do Comitê Nacional de Manejo, que ainda será criado.

Já a queimada prescrita ocorre com planejamento e controle do fogo para fins de conservação, pesquisa ou manejo dentro do plano integrado. É o que ocorre, por exemplo, no controle de espécies exóticas ou invasoras. Essa modalidade também exige autorização prévia.

No caso de práticas agropecuárias, o texto prevê ainda a possibilidade de que o órgão competente estabeleça critérios para concessão de autorização por adesão e compromisso, que também deverá seguir todos os requisitos ambientais e de segurança estabelecidos na política. Além disso, os proprietários de áreas contíguas poderão fazer manejo do fogo de forma solidária, em que ambos respondem pela operação, caso o local tenha até 500 hectares.

A autorização dessas queimas poderá ser suspensa ou cancelada pelo órgão competente em algumas situações, como no caso de risco de morte, danos ambientais ou condições meteorológicas desfavoráveis ou descumprimento da lei.

Áreas protegidas

Se a queimada for para agricultura de subsistência exercida por povos indígenas, povos quilombolas e comunidades tradicionais, conforme seus costumes e tradições, o projeto não exige autorização. Ainda assim, haverá exigências, como acordo prévio com a comunidade residente e comunicação aos brigadistas florestais responsáveis pela área, além de ocorrer apenas em épocas apropriadas.

A implementação da política de manejo integrado nas terras dessas populações deverá ser feita pelo Ibama, em parceria com a Funai, Fundação Cultural Palmares, Incra e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.

Quando o órgão ambiental autorizar a queima controlada em áreas limítrofes a terras indígenas ou territórios quilombolas e nas zonas de amortecimento de Unidades de Conservação (UCs), ele deverá informar aos órgãos gestores respectivos. Se houver sobreposição de Terras Indígenas, territórios quilombolas e UCs, o manejo integrado do fogo deverá ser planejado para compatibilizar os objetivos, a natureza e a finalidade de cada área protegida.

O texto também cria instâncias intergovernamentais para gerenciar respostas a incêndios nas vegetações. Brigadas voluntárias e particulares deverão se cadastrar junto ao Corpo de Bombeiros do estado em que atuarão. Caberá ao Ministério do Meio Ambiente a organização de um cadastro nacional de brigadas florestais.

Nas situações em que os bombeiros militares atuem em conjunto com brigadas florestais, a coordenação e a direção das ações caberão à corporação militar, exceto se as operações ocorrerem em terras indígenas, quilombolas e outras áreas sob gestão federal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vaiado ao falar de agronegócio, Sérgio Gonçalves enfrenta protestos em evento com Lula: “Sem anistia”

Vice-governador Sérgio Gonçalves enfrenta vaias durante evento com Lula em Rondônia, defende agronegócio, obras de infraestrutura e união pelo desenvolvimento.
L
Moraes nega visita de deputado a Bolsonaro por suposta conexão em investigações

Moraes nega visita de deputado a Bolsonaro por suposta conexão em investigações

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, negou o pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que Gayer é investigado em um processo sigiloso.
L
Presidente Lula pede a senadores para não assinarem pedido de impeachment de Moraes

Presidente Lula pede a senadores para não assinarem pedido de impeachment de Moraes

Em um evento no Acre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o motim de parlamentares da oposição e defendeu a atuação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
L
Deputado Pedro Fernandes comemora licitação da ponte sobre o Rio Cujubim

Deputado Pedro Fernandes comemora licitação da ponte sobre o Rio Cujubim

A licitação para a ponte na RO-205 foi publicada após articulação de Pedro Fernandes, garantindo mais dignidade e desenvolvimento para a região do Vale do Jamari.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Entrevista com Sérgio Muniz Neves

Amazônia, Gente e Justiça: Entrevista com Sérgio Muniz Neves

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira, dia 08, às 18h, recebe Sérgio Muniz Neves, Defensor Público e atual Coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da Defensoria Pública de Rondônia.
L

Nota de pesar: Falecimento de Ruth Borges Guimaraes

Família e amigos se despedem de Ruth Borges Guimarães, exemplo de fé, amor e solidariedade, em cerimônia marcada para os dias 8 e 9 de agosto em Porto Velho.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Monique (Codinome Nick)

O Povoado Nerd desta sexta-feira, 08 de agosto, às 17h, traz uma entrevista especial com Monique, conhecida pelo codinome Nick.
L
Próxima Etapa do Programa Habitacional Meu Sonho abre caminho para a casa própria em Porto Velho e Ji-Paraná

Próxima Etapa do Programa Habitacional Meu Sonho abre caminho para a casa própria em Porto Velho e Ji-Paraná

Propostas aprovadas receberão até R$ 2 milhões para desenvolver projetos voltados à promoção de direitos e qualidade de vida
L
Influenciador Felca acusa youtuber de sexualizar crianças e produzir conteúdo para pedófilos

Influenciador Felca acusa youtuber de sexualizar crianças e produzir conteúdo para pedófilos

Em vídeo com denúncias graves, o influenciador digital Felca criticou o youtuber H. S. e o acusou de sexualizar jovens para aumentar o engajamento e atrair um público perigoso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes propõe Cadastro de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe Cadastro de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

A iniciativa, que está pronta para votação, busca criar um banco de dados com informações de condenados por crimes como feminicídio e estupro para fortalecer a proteção às vítimas.
L
Lula já está no Acre e, a partir das 15h, estará em Rondônia para anunciar um pacote de obras importantes para a economia

Lula já está no Acre e, a partir das 15h, estará em Rondônia para anunciar um pacote de obras importantes para a economia

Entre as obras anunciadas por Lula, estará a construção da megaponte binacional Guajará-Guayaramerín sobre o rio Mamoré, que unirá por terra Brasil e Bolívia, cumprindo o acordo histórico que possibilitou a anexação do Acre ao país pelo Tratado de Petrópolis em 1903.
L
Eyder Brasil capacita 220 jovens em curso de formação de vigilantes em Porto Velho

Eyder Brasil capacita 220 jovens em curso de formação de vigilantes em Porto Velho

O deputado estadual Eyder Brasil destinou uma emenda de R$ 230 mil ao Instituto INDESP para capacitar jovens na capital, gerando emprego e qualificação profissional.
L

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de 133 certificados do Casa da Comunidade em Ji-Paraná

Parceria entre a deputada federal e o Ifro Ji-Paraná já qualificou mais de 500 alunos por meio de cursos gratuitos do programa Casa da Comunidade.
L
Marcos Rogério e Jaime Bagatolli estão entre os líderes do protesto contra Moraes e pela anistia

Marcos Rogério e Jaime Bagatolli estão entre os líderes do protesto contra Moraes e pela anistia

Os senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli estão na linha de frente do movimento que busca o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e o fim do foro privilegiado, com amplo apoio da bancada federal rondoniense.
L
Publicidade

POLÍCIA

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Uma briga por causa de uma cadeira na Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, deixou uma estudante de 17 anos com ferimentos graves.
14
Idoso com camisa do Brasil é agredido por militantes durante recepção de Lula em Porto Velho

Idoso com camisa do Brasil é agredido por militantes durante recepção de Lula em Porto Velho

Presidente Lula chegou à capital rondoniense nesta sexta-feira; vítima sofreu ferimentos na cabeça e no tórax após ser atacada por militantes.
16
Polícia apreende 200 kg de drogas em carreta na BR-319

Polícia apreende 200 kg de drogas em carreta na BR-319

A ação foi realizada em conjunto pela DENARC (Divisão de Narcóticos) e pela Receita Federal.
12
PF e PRF prendem homem por trafico interestadual de drogas em Rondônia

PF e PRF prendem homem por trafico interestadual de drogas em Rondônia

O condutor, o veículo e a carga foram encaminhados à unidade da Polícia Federal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): Porto Placas Ltda

Licença Ambiental Simplificada  ( LAS)
L
Mobilidade STEM leva 12 representantes do IFRO à Costa Rica em 2025

Mobilidade STEM leva 12 representantes do IFRO à Costa Rica em 2025

Dez estudantes e duas professoras do IFRO viajarão por duas semanas para a Costa Rica para uma imersão cultural e acadêmica com foco em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
L
Arraiá Flor do Calama acontece neste sábado em Porto Velho

Arraiá Flor do Calama acontece neste sábado em Porto Velho

O tradicional Arraiá Flor do Calama será realizado no estacionamento do IFRO – Campus Porto Velho Calama no sábado, 16 de agosto, com música, dança e comidas típicas.
L
Prefeitura de Porto Velho promove campanha Agosto Lilás contra a violência doméstica

Prefeitura de Porto Velho promove campanha Agosto Lilás contra a violência doméstica

Ações incluem palestras, rodas de conversa e mobilizações comunitárias para conscientizar e fortalecer a rede de proteção às mulheres.
L
Inscrições para seletiva de xadrez do JIR 2025 em Porto Velho seguem até 12 de agosto

Inscrições para seletiva de xadrez do JIR 2025 em Porto Velho seguem até 12 de agosto

Prefeitura de Porto Velho selecionará dez enxadristas para representar a capital nos Jogos Intermunicipais de Rondônia, em Ji-Paraná.
L
Prefeitura mantém limpeza diária no Parque dos Tanques durante o Arraial Flor do Maracujá

Prefeitura mantém limpeza diária no Parque dos Tanques durante o Arraial Flor do Maracujá

Mutirão da Prefeitura garante limpeza e acolhimento no Parque dos Tanques, em Porto Velho, durante todas as noites do Arraial Flor do Maracujá.
L
Vara do Trabalho de Cacoal é premiada por solução de mérito

Vara do Trabalho de Cacoal é premiada por solução de mérito

A Vara do Trabalho de Cacoal, em Rondônia, foi reconhecida em Brasília como Vara Destaque Regional em Solução de Mérito no Prêmio TRT em Destaque.
L
Professores de Jaru participam de formação continuada em educação infantil

Professores de Jaru participam de formação continuada em educação infantil

A Prefeitura de Jaru e a Semed promoveram a formação continuada “Primeiros Passos” para 40 professores, visando aprimorar o ensino e o processo de alfabetização.
L
Lucro da Petrobras e dividendo abaixo do esperado derrubam ações na bolsa

Lucro da Petrobras e dividendo abaixo do esperado derrubam ações na bolsa

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 26,7 bilhões no segundo trimestre de 2025, mas a queda de 24,3% em relação ao trimestre anterior e a distribuição de R$ 8,66 bilhões em dividendos causaram insatisfação no mercado.
L
Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Recurso para atendimento especializado na PND tem prazo final em 12 de agosto

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) com pedidos recusados devem recorrer até terça-feira para garantir atendimento especializado.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.