SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Coluna Resenha política – por Robson Oliveira

Confira!

Por Robson Oliveira - 30

Publicado em 

ILEGALIDADES

O Ministério Público Eleitoral protocolizou as razões finais na Ação de Investigação Judicial (AIJE), no âmbito dos autos da denúncia formulada pelo ex-governador Daniel Pereira, que requer a cassação da chapa de Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves por abuso de poder econômico e político. De acordo com o MPE, na AIJE as investigações não conseguiram produzir provas robustas suficientes para o pedido de cassação da chapa do governador e vice, Rocha e Gonçalves, nas eleições 2022. Por esta razão opinou pela improcedência dos pedidos, embora reconheça que houve supostas ilegalidades apuradas.

COMEMORAÇÃO 

Após a juntada nos autos do parecer do MPE, os governistas comemoraram nas mídias sociais a absolvição antecipada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, apesar de a corte sequer ter pautado as ações para julgamento, e não ser obrigada a acolher as razões do MPE, uma vez que a opinião do órgão não é vinculativa para ensejar uma homologação judicial. É verdade que o parecer requerendo a denegação dos fatos, especialmente pelo Ministério Público, é uma vitória parcial dos investigados, o que não significa uma absolvição sumária. Nunca é indicado comemorar antes do resultado, especialmente em matéria controvertida como é o caso em deslinde.

TCHAU 

Quanto aos fatos da denúncia sobre o programa denominado “Tchau Poeira”, o Ministério Público Eleitoral afastou a suposta ilegalidade por se tratar de ações de infraestrutura que existiam antes da campanha eleitoral com dotações orçamentárias próprias, aprovadas no orçamento plurianual. Descaracterizando, em tese, o uso eleitoral vedado por lei. Neste tópico, cotejando denúncia e contraditório é possível deduzir que de fato não há prova robusta a ensejar a cassação.

PRATO FÁCIL 

Quanto à denúncia relacionada ao programa “Prato Fácil”, pelo qual o órgão público, com a participação da sociedade civil, implanta o programa que consiste em assegurar o direito à alimentação adequada a todos os cidadãos, é um programa criado em 2009, e reimplantado em Rondônia em 2021, um ano antes das eleições, afastando, portanto, o crime eleitoral. Quanto a este tópico a denúncia concorreu para que tenha sido descaracterizada pela defesa do governo, e termina sendo um prato literalmente fácil para ser denegada.

ASSÉDIO 

Já a denúncia de assédio a servidores da Emater para que trabalhassem forçosamente na campanha eleitoral do governador, o MPE sustenta que as provas produzidas não foram suficientes para a caracterização do abuso de poder político, mas reconheceu a gravidade da conduta imputada aos investigados. Reconheceu-se que nos autos havia fotos de pessoas com camisetas do candidato, supostamente servidores da Emater, mas, para salvar o governador da cassação, a avaliação das provas produzidas nesta questão foi minimizada porque não constava na investigação a identificação das pessoas, cargos que eventualmente ocupavam, nem horário e local que a imagem foi fotografada. Embora a defesa do governador não tenha desmentido que eram servidores da Emater e nem que a imagem probatória seja uma foto fraudada. O assédio, ao que parece, estaria comprovadamente presente. Como dizia meu avô, cada um ver o que quer.

TELEMARKETING

Quanto aos disparos em massa via telemarketing, o Ministério Público Eleitoral reconhece que é “inequívoco, portanto, a conduta praticada se caracterizou como propaganda eleitoral”. No entanto, pede que a denúncia seja rejeitada uma vez que custou quinze mil reais, já que o abuso de poder econômico ocorre pelo uso exorbitante de recursos. Neste episódio há o agravante que os réus para se defenderem supostamente mentem alegando que os fatos investigados se tratava de uma pesquisa.

BAGATELA

Neste raciocínio, o parecer leva a crer que os quinze mil reais utilizados nos disparos em massa via WhatsApp é em tese um crime de bagatela. Ocorre que, no parecer, não há menção a eventual ilegalidade nos meios digitais utilizados para os disparos em massa feitos pelo comitê eleitoral do candidato Marcos Rocha, embora o procurador reconheça “inequívoca” conduta eleitoral. Optou-se por avaliar a prova no campo restrito aos gastos em si, não a vedação dos meios utilizados na campanha antecipada.

DUPLO CARPADO 

O parecer do MPE, neste quesito do telemarketing, consegue dar um duplo carpado jurídico ao concluir que não há provas de que os endereços dos destinatários foram obtidos de forma ilícita. Ora, então podemos intuir que tal conclusão está ancorada em alguma informação prestada pela defesa do governador sobre a origem dos números telefônicos? O parecer é, na visão do leigo, uma colcha incongruente que enxerga ilegalidade na conduta eleitoral do governador quanto aos disparos, mas não vê nelas provas robustas. Circunscreve o cotejo da prova nos gastos com a falsa pesquisa desprezando os meios empregados para seu fim. Daí aos olhos do leigo, os meios justificam os fins.

ENXAMEAR

A coluna tem interesse de saber por que este cabeça-chata foi um dos destinatários das mensagens com a voz do governador se jactando sobre as obras governamentais. A prova negativa aí serviria para dissipar a evidência da licitude, visto que não há dúvida sobre o uso no caso de banco de dados protegido por lei. Não é possível acolher uma opinião claramente contorcionista quando os fatos pululam por si. A robustez da prova aqui é abundante. Para a coluna, lógico.

PRESENTE

A posição do MPE contrária à condenação do governador Marcos Rocha e do seu vice-governador Sérgio Gonçalves não deixa de ser um baita presente de Natal para quem se preocupava com uma eventual cassação a qualquer momento. É preciso aguardar o julgamento para que Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves toquem o sino definitivo da ressureição, haja vista que ainda não é possível garantir que o Natal seja uma noite completamente feliz sem ouvir a palavra dos membros do Tribunal Regional Eleitoral. O saco do bom velhinho é grande, nem sempre seletivo.

POSSE 

No próximo dia 7, na capital, Wilber Carlos dos Santos Coimbra, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, será empossado presidente da corte. A história do futuro presidente do TCE se confunde com a história de parcela considerável dos migrantes que aqui vieram para melhorar de vida e ajudar na construção de Rondônia. Percorreu com dignidade e muita competência os mais difíceis caminhos da vida para galgar o patamar que hoje abrilhanta com a posse na presidência de uma das maiores cortes estadual. É um vencedor nato, venceu as dificuldades da vida com maestria, venceu as eleições de deputado estadual com a lisura pessoal que o caracteriza e venceu as resistências políticas para a indicação ao glorioso cargo de Conselheiro do TCE. A posse na presidência é apenas a extensão de uma caminhada vencedora. Wilber encanta qualquer interlocutor por várias vertentes intelectuais que ostenta, mas reluz pela humildade e pela generosidade com que trata as pessoas.

POSSE II 

Já no dia 14, o desembargador Raduan Miguel toma posse no honroso cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. Na mesma ocasião, também é empossado o novo dirigente da Escola da Magistratura Estadual que vem a ser o desembargador Alexandre Miguel, irmão do presidente do TJ a ser empossado. São duas criaturas da melhor qualidade, seja na competência jurídica, seja no contato pessoal. Raduan, ao visitar os poderes, autoridades e instituições no Distrito Federal, revela antecipadamente que fará uma gestão transparente em sintonia com os jurisdicionados. O irmão professor, igualmente desembargador, dá sinais de que a Escola da Magistratura não é apenas para servir aos interesses educacionais internos, mas que pode servir de fio condutor para a cidadania e a defesa da democracia. Assume na Corregedoria Gilberto Barbosa, outro magistrado com trabalho impecável para a cidadania.

FACILIDADE 

A Energisa está facilitando a vida dos consumidores endividados e em débito com a companhia ao oferecer a possibilidade de os clientes pagarem suas contas de luz pelo QR Code, Pix ou débito automático. Quem efetivar os pagamentos por estas modalidades concorre a um prêmio de até seis mil reais que serão divididos em descontos mensais na conta de luz por até dois anos. A promoção vai até janeiro de 2024 e os interessados devem se cadastrar até dezembro deste ano pelo site https://gisa.energisa.com.br/ ou https:/pix.energisa.com.br/. As chances são maiores para quem primeiro se cadastrar. Já foram sorteados quatro clientes em Rondônia. Corra e providencie a quitação e cadastro. A sorte pode estar lhe aguardando.

POSSE III 

É com satisfação que este cabeça chata recebeu ao convite para a posse do desembargador federal, em Brasília, do magistrado João Mayer. Nomeado pelo presidente Lula, a posse será dia 5, com um jantar oferecido por entidades representativas da magistratura. Por ser um amigo dileto e queridíssimo, este colunista confirmou presença. Mas voltaremos a tempo, para dois dias depois, testemunhar a posse do amigo Wilber Coimbra no TCE. Agradeço também ao convite do confrade Alexandre Miguel.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Evento gratuito reúne imprensa, autoridades e empreendedoras para fortalecer a liderança e a inovação feminina.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Evento gratuito reforça inovação, economia criativa e empoderamento feminino na capital.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Deputada reforça desafios das mulheres amazônicas no enfrentamento da violência e na busca por condições dignas de trabalho.
L
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para ultrassonografia na prisão

Defesa de Bolsonaro solicita autorização para ultrassonografia na prisão

A defesa do ex-presidente Bolsonaro pede autorização para realizar exame na prisão da PF em Brasília, após o ministro Alexandre de Moraes determinar que o condenado passe por uma perícia médica oficial em 15 dias.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Brasil prevê 14 leilões rodoviários e 8 ferroviários em 2026

Brasil prevê 14 leilões rodoviários e 8 ferroviários em 2026

O ministro Renan Filho (Transportes) afirmou que o governo planeja 14 leilões rodoviários no país em 2026, superando o recorde do ano anterior, além de projetar oito novos leilões para o setor ferroviário.
L
Lula afirma a Trump que América Latina é uma "zona de paz"

Lula afirma a Trump que América Latina é uma “zona de paz”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o unilateralismo dos EUA e manifestou a Trump que a América Latina é uma zona de paz e que não deseja guerra na região, em conversa por telefone.
L
PL da Dosimetria pode beneficiar criminosos comuns, avaliam especialistas

PL da Dosimetria pode beneficiar criminosos comuns, avaliam especialistas

Especialistas em direito penal afirmam que o projeto de lei da Dosimetria (PL 2.162/2023), que visa reduzir a progressão de pena para condenados do 8 de janeiro, pode acabar beneficiando criminosos comuns ao padronizar o tempo de cumprimento da pena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – IPS Brasil 2025: o espelho que Rondônia precisa encarar

Coluna Espaço Aberto – IPS Brasil 2025: o espelho que Rondônia precisa encarar

Índice revela avanços pontuais, retrocessos regionais e a necessidade de políticas públicas mais consistentes.
L
Moraes anula voto da Câmara e decreta perda do mandato de Carla Zambelli

Moraes anula voto da Câmara e decreta perda do mandato de Carla Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, anula decisão da Câmara que manteve o mandato de Zambelli, determinando a posse imediata do suplente Adilson Barroso no prazo de 48 horas.
L
Câmara Federal ou picadeiro de circo?

Câmara Federal ou picadeiro de circo?

Episódios recentes ampliam questionamentos sobre funcionamento interno e decisões políticas da Casa.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Brasil vive debate ampliado sobre limites entre moralidade, legalidade e atuação institucional

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Brasil vive debate ampliado sobre limites entre moralidade, legalidade e atuação institucional

Avanço de tensões políticas e decisões recentes reacendem discussão nacional sobre segurança jurídica e equilíbrio de poderes.
L
Hugo Motta justifica expulsão de jornalistas por questão de segurança

Hugo Motta justifica expulsão de jornalistas por questão de segurança

Presidente da Câmara dos Deputados alega cumprimento de ato da Mesa diante da ocupação do plenário, mas entidades como a Fenaj denunciam que a medida foi um grave ato de censura à imprensa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Vítima, que não mora na cidade, foi resgatada por populares na manhã seguinte com múltiplas lesões e relata ter sido jogada dentro de canal pelo companheiro, após uma discussão durante a noite.
16
Homem agredido com fio por dupla em moto é socorrido em campo de futebol

Homem agredido com fio por dupla em moto é socorrido em campo de futebol

Vítima estava nas proximidades da pista de kart em Ji-Paraná quando foi abordada por dois suspeitos em uma motocicleta Honda CG Fan 160. O homem é agredido com fio por dupla em motocicleta e agressores o acusam de se envolver com mulher casada.
10
Duas pessoas ficam feridas em colisão entre motocicletas na Rua T9

Duas pessoas ficam feridas em colisão entre motocicletas na Rua T9

Um homem e uma mulher sofreram ferimentos após uma colisão entre motocicletas na Rua T9 com Avenida Maringá, causada por uma moto que teria avançado a via preferencial.
12
Menino de 12 anos morre afogado em açude de propriedade rural

Menino de 12 anos morre afogado em açude de propriedade rural

O garoto João Marcos Leal de Assis, de 12 anos, foi encontrado submerso no local horas após sair montado em um cavalo, sendo vítima de um afogamento em açude em uma fazenda na zona rural de Candeias do Jamari.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

'Clair Obscur: Expedition 33' vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

‘Clair Obscur: Expedition 33’ vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” foi o grande vencedor do Game Awards 2025, levando o prêmio de Jogo do Ano e um total de nove estatuetas, tornando-se o maior ganhador em uma única edição na história da premiação.
L
Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Com um modelo de negócio 100% digital e sem recepção, a rede de hotéis autônomos que chegam ao Brasil oferece hospedagem segura e rápida em rodovias, com quartos montados em até 45 dias para quem viaja pelo país.
L
Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Um novo estudo revelou que refrigerantes zero oferecem risco maior ao fígado que os tradicionais, com o consumo de bebidas com baixo ou sem açúcar elevando em 60% o risco de desenvolver a doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD).
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Ação reforça consumo consciente, preservação ambiental e valorização da cultura amazônica.
L
Resultados da Prova Nacional Docente 2025 são divulgados hoje

Resultados da Prova Nacional Docente 2025 são divulgados hoje

O Inep divulga nesta sexta-feira (12) os Resultados da Prova Nacional Docente 2025, que ficam disponíveis no Sistema PND, auxiliando estados e municípios na seleção de futuros professores.
L
Reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar moderniza estrutura e fortalece atuação da unidade em Porto Velho

Reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar moderniza estrutura e fortalece atuação da unidade em Porto Velho

Obra amplia eficiência operacional e garante melhores condições de trabalho para policiais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.