TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Coluna Resenha política – por Robson Oliveira

Confira!

Por Robson Oliveira - 30

Publicado em 

Coluna Resenha política - por Robson Oliveira - News Rondônia

ILEGALIDADES

O Ministério Público Eleitoral protocolizou as razões finais na Ação de Investigação Judicial (AIJE), no âmbito dos autos da denúncia formulada pelo ex-governador Daniel Pereira, que requer a cassação da chapa de Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves por abuso de poder econômico e político. De acordo com o MPE, na AIJE as investigações não conseguiram produzir provas robustas suficientes para o pedido de cassação da chapa do governador e vice, Rocha e Gonçalves, nas eleições 2022. Por esta razão opinou pela improcedência dos pedidos, embora reconheça que houve supostas ilegalidades apuradas.

COMEMORAÇÃO 

Após a juntada nos autos do parecer do MPE, os governistas comemoraram nas mídias sociais a absolvição antecipada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, apesar de a corte sequer ter pautado as ações para julgamento, e não ser obrigada a acolher as razões do MPE, uma vez que a opinião do órgão não é vinculativa para ensejar uma homologação judicial. É verdade que o parecer requerendo a denegação dos fatos, especialmente pelo Ministério Público, é uma vitória parcial dos investigados, o que não significa uma absolvição sumária. Nunca é indicado comemorar antes do resultado, especialmente em matéria controvertida como é o caso em deslinde.

TCHAU 

Quanto aos fatos da denúncia sobre o programa denominado “Tchau Poeira”, o Ministério Público Eleitoral afastou a suposta ilegalidade por se tratar de ações de infraestrutura que existiam antes da campanha eleitoral com dotações orçamentárias próprias, aprovadas no orçamento plurianual. Descaracterizando, em tese, o uso eleitoral vedado por lei. Neste tópico, cotejando denúncia e contraditório é possível deduzir que de fato não há prova robusta a ensejar a cassação.

PRATO FÁCIL 

Quanto à denúncia relacionada ao programa “Prato Fácil”, pelo qual o órgão público, com a participação da sociedade civil, implanta o programa que consiste em assegurar o direito à alimentação adequada a todos os cidadãos, é um programa criado em 2009, e reimplantado em Rondônia em 2021, um ano antes das eleições, afastando, portanto, o crime eleitoral. Quanto a este tópico a denúncia concorreu para que tenha sido descaracterizada pela defesa do governo, e termina sendo um prato literalmente fácil para ser denegada.

ASSÉDIO 

Já a denúncia de assédio a servidores da Emater para que trabalhassem forçosamente na campanha eleitoral do governador, o MPE sustenta que as provas produzidas não foram suficientes para a caracterização do abuso de poder político, mas reconheceu a gravidade da conduta imputada aos investigados. Reconheceu-se que nos autos havia fotos de pessoas com camisetas do candidato, supostamente servidores da Emater, mas, para salvar o governador da cassação, a avaliação das provas produzidas nesta questão foi minimizada porque não constava na investigação a identificação das pessoas, cargos que eventualmente ocupavam, nem horário e local que a imagem foi fotografada. Embora a defesa do governador não tenha desmentido que eram servidores da Emater e nem que a imagem probatória seja uma foto fraudada. O assédio, ao que parece, estaria comprovadamente presente. Como dizia meu avô, cada um ver o que quer.

TELEMARKETING

Quanto aos disparos em massa via telemarketing, o Ministério Público Eleitoral reconhece que é “inequívoco, portanto, a conduta praticada se caracterizou como propaganda eleitoral”. No entanto, pede que a denúncia seja rejeitada uma vez que custou quinze mil reais, já que o abuso de poder econômico ocorre pelo uso exorbitante de recursos. Neste episódio há o agravante que os réus para se defenderem supostamente mentem alegando que os fatos investigados se tratava de uma pesquisa.

BAGATELA

Neste raciocínio, o parecer leva a crer que os quinze mil reais utilizados nos disparos em massa via WhatsApp é em tese um crime de bagatela. Ocorre que, no parecer, não há menção a eventual ilegalidade nos meios digitais utilizados para os disparos em massa feitos pelo comitê eleitoral do candidato Marcos Rocha, embora o procurador reconheça “inequívoca” conduta eleitoral. Optou-se por avaliar a prova no campo restrito aos gastos em si, não a vedação dos meios utilizados na campanha antecipada.

DUPLO CARPADO 

O parecer do MPE, neste quesito do telemarketing, consegue dar um duplo carpado jurídico ao concluir que não há provas de que os endereços dos destinatários foram obtidos de forma ilícita. Ora, então podemos intuir que tal conclusão está ancorada em alguma informação prestada pela defesa do governador sobre a origem dos números telefônicos? O parecer é, na visão do leigo, uma colcha incongruente que enxerga ilegalidade na conduta eleitoral do governador quanto aos disparos, mas não vê nelas provas robustas. Circunscreve o cotejo da prova nos gastos com a falsa pesquisa desprezando os meios empregados para seu fim. Daí aos olhos do leigo, os meios justificam os fins.

ENXAMEAR

A coluna tem interesse de saber por que este cabeça-chata foi um dos destinatários das mensagens com a voz do governador se jactando sobre as obras governamentais. A prova negativa aí serviria para dissipar a evidência da licitude, visto que não há dúvida sobre o uso no caso de banco de dados protegido por lei. Não é possível acolher uma opinião claramente contorcionista quando os fatos pululam por si. A robustez da prova aqui é abundante. Para a coluna, lógico.

PRESENTE

A posição do MPE contrária à condenação do governador Marcos Rocha e do seu vice-governador Sérgio Gonçalves não deixa de ser um baita presente de Natal para quem se preocupava com uma eventual cassação a qualquer momento. É preciso aguardar o julgamento para que Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves toquem o sino definitivo da ressureição, haja vista que ainda não é possível garantir que o Natal seja uma noite completamente feliz sem ouvir a palavra dos membros do Tribunal Regional Eleitoral. O saco do bom velhinho é grande, nem sempre seletivo.

POSSE 

No próximo dia 7, na capital, Wilber Carlos dos Santos Coimbra, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, será empossado presidente da corte. A história do futuro presidente do TCE se confunde com a história de parcela considerável dos migrantes que aqui vieram para melhorar de vida e ajudar na construção de Rondônia. Percorreu com dignidade e muita competência os mais difíceis caminhos da vida para galgar o patamar que hoje abrilhanta com a posse na presidência de uma das maiores cortes estadual. É um vencedor nato, venceu as dificuldades da vida com maestria, venceu as eleições de deputado estadual com a lisura pessoal que o caracteriza e venceu as resistências políticas para a indicação ao glorioso cargo de Conselheiro do TCE. A posse na presidência é apenas a extensão de uma caminhada vencedora. Wilber encanta qualquer interlocutor por várias vertentes intelectuais que ostenta, mas reluz pela humildade e pela generosidade com que trata as pessoas.

POSSE II 

Já no dia 14, o desembargador Raduan Miguel toma posse no honroso cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. Na mesma ocasião, também é empossado o novo dirigente da Escola da Magistratura Estadual que vem a ser o desembargador Alexandre Miguel, irmão do presidente do TJ a ser empossado. São duas criaturas da melhor qualidade, seja na competência jurídica, seja no contato pessoal. Raduan, ao visitar os poderes, autoridades e instituições no Distrito Federal, revela antecipadamente que fará uma gestão transparente em sintonia com os jurisdicionados. O irmão professor, igualmente desembargador, dá sinais de que a Escola da Magistratura não é apenas para servir aos interesses educacionais internos, mas que pode servir de fio condutor para a cidadania e a defesa da democracia. Assume na Corregedoria Gilberto Barbosa, outro magistrado com trabalho impecável para a cidadania.

FACILIDADE 

A Energisa está facilitando a vida dos consumidores endividados e em débito com a companhia ao oferecer a possibilidade de os clientes pagarem suas contas de luz pelo QR Code, Pix ou débito automático. Quem efetivar os pagamentos por estas modalidades concorre a um prêmio de até seis mil reais que serão divididos em descontos mensais na conta de luz por até dois anos. A promoção vai até janeiro de 2024 e os interessados devem se cadastrar até dezembro deste ano pelo site https://gisa.energisa.com.br/ ou https:/pix.energisa.com.br/. As chances são maiores para quem primeiro se cadastrar. Já foram sorteados quatro clientes em Rondônia. Corra e providencie a quitação e cadastro. A sorte pode estar lhe aguardando.

POSSE III 

É com satisfação que este cabeça chata recebeu ao convite para a posse do desembargador federal, em Brasília, do magistrado João Mayer. Nomeado pelo presidente Lula, a posse será dia 5, com um jantar oferecido por entidades representativas da magistratura. Por ser um amigo dileto e queridíssimo, este colunista confirmou presença. Mas voltaremos a tempo, para dois dias depois, testemunhar a posse do amigo Wilber Coimbra no TCE. Agradeço também ao convite do confrade Alexandre Miguel.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula critica imaginário racista persistente no país

Lula critica imaginário racista persistente no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o racismo ainda é um problema diário e citou o caso de uma escritora acusada de furto em Paraty.
L
Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L

Secretário de Estado dos EUA promete reação à condenação de Bolsonaro no Brasil

A declaração ocorre após a condenação do ex-presidente a 27 anos de prisão por crimes na Trama Golpista, gerando críticas de autoridades americanas ao Judiciário brasileiro
L
Deputada Cristiane Lopes celebra retomada do asfaltamento da BR-319

Deputada Cristiane Lopes celebra retomada do asfaltamento da BR-319

Presidente da Frente Parlamentar da BR-319 destaca início das obras no trecho que liga Rondônia ao Amazonas
L
Cláudia de Jesus promove audiência pública sobre Política Estadual de Cultura em Rondônia

Cláudia de Jesus promove audiência pública sobre Política Estadual de Cultura em Rondônia

Deputada debateu desafios do setor com artistas, gestores culturais e representantes do governo
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura exposta em acidente com van na Jorge Teixeira

Motociclista sofre fratura exposta em acidente com van na Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Jorge Teixeira em direção a 7 de Setembro, quando foi surpreendido por uma van que saía de uma casa de apoio, sendo atingido pela mesma e caindo no asfalto.
16
Polícia Civil deflagra mega operação e intensifica combate a furtos de cabos em Rondônia

Polícia Civil deflagra mega operação e intensifica combate a furtos de cabos em Rondônia

As investigações, identificaram a atuação de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas, planejamento prévio e logística própria para transporte e revenda do material ilícito.
12
Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Alguns populares que passavam em frente do beco “Eliane Siqueira”, ao lado de uma subestação de energia, acionaram o 190 após encontrarem o rapaz aparentemente sem vida, posteriormente o Samu fez a constatação do óbito.
18
Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Em revista ao local foram encontradas porções de maconha e crack, além de dinheiro, uma espingarda calibre 22 sem numeração, uma munição, e objetos de procedência duvidosa.
14
Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa SEJA PRO+ do SESI vai ampliar escolaridade e qualificação em Rondônia

Programa SEJA PRO+ do SESI vai ampliar escolaridade e qualificação em Rondônia

Parceria entre SESI, SENAI e SRTE busca reinserir jovens e adultos no ensino e no mercado de trabalho
L
Escritoras de Ariquemes lançam livros infantis

Escritoras de Ariquemes lançam livros infantis

As escritoras Edneia Santana e Jussara Lukachinski, de Ariquemes, lançam obras que celebram a cultura e a educação infantil.
L
Novo protocolo para vítimas de violência doméstica

Novo protocolo para vítimas de violência doméstica

Secretaria de Desenvolvimento Social e Ministério Público implementam Protocolo de Escuta Especializada para crianças e adolescentes em casos de violência familiar.
L
Pesagem e atualização da caderneta de vacinação para beneficiários do Bolsa Família seguem até 20 de outubro em Jaru

Pesagem e atualização da caderneta de vacinação para beneficiários do Bolsa Família seguem até 20 de outubro em Jaru

Medida é obrigatória para garantir a continuidade do benefício
L
MPRO garante manutenção do contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

Tutela de Urgência – MPRO aciona Município de Alta Floresta do Oeste por falta de escuta especializada para crianças vítimas de violência

A medida busca garantir que esses jovens sejam ouvidos de forma segura, por profissionais capacitados, evitando a revitimização.
L
Mostra online exibe filmes sobre negritude, gênero e sexualidade

Mostra online exibe filmes sobre negritude, gênero e sexualidade

A mostra Rastros da Experimentação Negra Contemporânea exibe 14 filmes de diretores negros, com entrada gratuita, discutindo temas complexos.
L
Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza

Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza

Gaza é alvo de ataque terrestre e bombardeios intensos, em uma grande ofensiva militar israelense com objetivo de neutralizar o Hamas.
L
Moraes permite visita de relator da anistia a Bolsonaro

Moraes permite visita de relator da anistia a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que o deputado Rodrigo Valadares, relator de projeto de anistia, visite Bolsonaro em sua residência.
L
Moraes autoriza visita de Tarcísio a Jair Bolsonaro

Moraes autoriza visita de Tarcísio a Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitiu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visite Jair Bolsonaro em sua prisão domiciliar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.