SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

Cláudia de Jesus: Sessão Solene homenageia Rede Lilás e reforça compromisso no combate à violência contra mulheres

Cláudia de Jesus enalteceu a importância das pessoas envolvidas na defesa das mulheres.

Por Gabienete Da Deputada - 010

Publicado em 

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou uma Sessão Solene na tarde da última segunda-feira (27), para prestar homenagem à Rede Lilás, um grupo comprometido com o combate à violência doméstica contra mulheres. A iniciativa, proposta pela deputada Cláudia de Jesus (PT), reconheceu o compromisso da Rede na proteção das mulheres. 
 
Cláudia de Jesus fez questão de enaltecer a Rede Lilás, ressaltando a importância fundamental das pessoas comprometidas com a defesa das mulheres. “A Rede Lilás representa um farol de esperança para as vítimas de violência doméstica, enfatizando que nenhuma mulher deve se sentir sozinha nessa situação. O compromisso dessas pessoas que fazem parte da Rede Lilás é notável e fundamental para a defesa das mulheres”, disse.
 
A deputada Cláudia de Jesus destacou a importância da união de parlamentares e da sociedade em geral para fortalecer a causa. Ela lembrou também da iniciativa do governo federal de instalar a Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho e expressou o desejo de também contar com uma unidade em Ji-Paraná.
 
Durante a sessão, foram enfatizados os desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero, bem como a necessidade de apoio e políticas públicas eficazes para combater todos os tipos de violência contra o sexo feminino e inspirar mudanças no futuro.
 
O evento também foi marcado por discursos emotivos e denúncias de desafios enfrentados na luta contra a violência. O Promotor de Justiça Julian Farago ressaltou a necessidade de maior proteção às vítimas e afirmou que o estado de Rondônia ainda está aquém do ideal quando se trata de políticas de combate à violência contra a mulher.
 
Durante o evento, foram reveladas preocupações com o orçamento estadual reduzido, em um momento em que os números de violência contra a mulher são alarmantes. Conselheiros estaduais de Direitos da Criança e Adolescente destacaram que a luta é por um aumento no orçamento público para o conselho e enfatizaram a importância da criação da superintendência ou secretaria estadual dedicada exclusivamente às mulheres, desvinculado da Assistência Social, que já enfrenta desafios consideráveis no estado.
 
Rede Lilás
 
A Rede Lilás, que deu origem a esse evento de reconhecimento, foi criada em 2010, com o objetivo de unir instituições, órgãos, agentes e pessoas que trabalham de forma integrada e cooperativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, visando sua proteção e atendimento. Essa rede tem como missão estruturar e fortalecer ações que promovam a paz nos lares e os direitos das mulheres em Rondônia.
Homenageados
 
Associação Filhas do Boto Nunca Mais

Coletivo Pró-Mulher Porto Velho

Coletivo Multivozes

Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (Conedca)

Grupo Comunidade Cidadão Livre (Comcil)

Grupo de Intervenção Banzeiro da Amazônia

Grupo Um Grito pela Vida

Levante Feminista contra o Feminicídio

Levante Popular de Juventude

Movimento dos Atingidos por Barragens

Projeto Quebrando o Silêncio

Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré

Sebrae Delas – Coordenadora Estadual de Empreendedorismo Feminino

Agência de Vigilância em Saúde 

 

Centro de Referência Especializado da Assistência Social no Atendimento às Mulheres – CREAS Mulher Porto Velho

 

Coletivo de Mulheres Filhas do Boto Nunca Mais 

 

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher 

 

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher 

 

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM 

 

Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

 

Maternidade Municipal Mãe Esperança

 

Ministério Público do Estado de Rondônia – MPE 

 

Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Mulher 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026

Governo quer regulamentar mercado de carbono até fim de 2026

Força-tarefa do Ministério da Fazenda trabalha para publicar todas as normas infralegais até dezembro de 2026, estruturando o mercado de carbono no Brasil com potencial de alavancar o crescimento da economia.
L
Moraes autoriza visitas a generais Heleno e Nogueira na prisão

Moraes autoriza visitas a generais Heleno e Nogueira na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou nesta quinta-feira (27) que os generais Augusto Heleno e Paulo Sergio Nogueira, condenados na trama golpista, recebam visitas de familiares na prisão no Comando Militar do Planalto.
L
Zanin libera para julgamento ação que acusa deputados do PL

Zanin libera para julgamento ação que acusa deputados do PL

O ministro Cristiano Zanin, do STF, liberou para julgamento a ação penal na qual dois deputados federais e um suplente do PL são acusados de corrupção no PL e organização criminosa por cobrarem propina para emendas.
L
PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

PL suspende atividades e salário de Jair Bolsonaro

O Partido Liberal divulgou nesta quinta-feira (27) a suspensão das funções partidárias e da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro, cumprindo a lei em decorrência de sua condenação e suspensão dos direitos políticos.
L
Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

Justiça peruana condena Pedro Castillo a mais de 11 anos de prisão

O ex-presidente de esquerda Pedro Castillo foi condenado a 11 anos e meio de prisão por rebelião e conspiração, após ter tentado fechar o Congresso e assumir amplos poderes no final de 2022, no Peru.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Balas artesanais de coco ganham versões especiais na Agrotec

Balas artesanais de coco ganham versões especiais na Agrotec

Produto artesanal com café robusta atrai público nafeira.
L
Guia para registro de marcas é pré-lançado na Agrotec

Guia para registro de marcas é pré-lançado na Agrotec

Manual promete orientar pequenos produtores sobre registro de marcas.
L
Café indígena premiado ganha destaque na Agrotec 2025

Café indígena premiado ganha destaque na Agrotec 2025

Produção familiar de Alto Paraíso apresenta robusta amazônico de qualidade.
L
Especialista cobra união de dados para fortalecer piscicultura

Especialista cobra união de dados para fortalecer piscicultura

Engenheira defende integração de informações para organizar o setor em Rondônia.
L
torresminho-de-coco-ganha-destaque-natural-na-agrotec-2025

Torresminho de coco ganha destaque natural na Agrotec 2025

Produto artesanal é aposta de produtor de Rondônia na feira agropecuária.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli entrega empilhadeira à Coocare em Ariquemes

Bagattoli entrega empilhadeira à Coocare em Ariquemes

Equipamento reforça trabalho da cooperativa que recicla mais de 200 toneladas por mês.
L
Governo estuda judicialização de nova Lei do Licenciamento Ambiental

Governo estuda judicialização de nova Lei do Licenciamento Ambiental

Ministra Marina Silva, em entrevista à TV Brasil, afirma ser fundamental considerar a ação judicial após o Congresso Nacional derrubar 56 vetos presidenciais à Lei do Licenciamento Ambiental, conhecida como “PL da Devastação”.
L
CPMI do INSS adia votação para convocar Jorge Messias por falta de consenso

CPMI do INSS adia votação para convocar Jorge Messias por falta de consenso

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI do INSS) adiou a votação do requerimento para convocar o advogado-geral da União, Jorge Messias, devido à falta de consenso entre os parlamentares da base do governo e da oposição.
L
Haddad busca parceria com os EUA contra organizações criminosas

Haddad busca parceria com os EUA contra organizações criminosas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a urgência de um diálogo direto com o governo dos Estados Unidos para combater a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro.
L
Deputada Dra. Taíssa concede Voto de Louvor a bombeiros que atuaram nas enchentes de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa concede Voto de Louvor a bombeiros que atuaram nas enchentes de Rondônia

Homenagem reconhece 21 militares e destaca heróis que também participaram dos resgates no Rio Grande do Sul em 2024
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Rondônia contra condenado

Ordem judicial definitiva expedida pela Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Rondônia foi cumprida contra V. A. S., de 62 anos, dando início ao cumprimento da pena em regime fechado.
14
Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Mulher presa por tráfico em Porto Velho após denúncia de vizinhos

Cheiro de maconha vindo de apartamento no Residencial Morar Melhor levou à prisão de uma mulher por tráfico de drogas em Porto Velho, na zona sul da capital rondoniense.
12
Mulher flagra marido com outra e é agredida em Porto Velho

Mulher flagra marido com outra e é agredida em Porto Velho

Vítima de 33 anos foi atacada com tapas e arrastada pelo companheiro após flagrar a traição em casa, no bairro Socialista, em mais um caso de agressão em Porto Velho.
16
Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Ele chegou a ser socorrido à Policlínica Ana Adelaide, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois.
18

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença de Extração: CERAMICA BRASIL LTDA

Licença de Extração nº 016.00026.006/2025-SUL
L

Requerimento da Licença e Outorga: CASTILHO ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS S.A.

Licença Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGA de uso recursos hídricos
L
Mega-Sena acumulada prêmio principal chega a R$ 27 milhões

Mega-Sena acumulada prêmio principal chega a R$ 27 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.944 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (27); o prêmio acumulou e está estimado em R$ 27 milhões para o próximo sorteio, no sábado (29).
L

Conta de luz gratuita torna-se direito para idosos e famílias de baixa renda: veja como conseguir

Benefício da nova Tarifa Social de Energia Elétrica garante desconto total para quem preencher os critérios.
L
Receita paga lote da malha fina de novembro

Receita paga lote da malha fina de novembro

Cerca de 214 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco vão receber R$ 494,09 milhões no lote de restituição Imposto de Renda pago nesta sexta-feira (28), que inclui valores residuais de anos anteriores.
L
Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Caixa conclui hoje pagamento Bolsa Família de novembro

Beneficiários com NIS de final zero recebem nesta sexta-feira (28) a última parcela do pagamento Bolsa Família de novembro, que alcançou 18,65 milhões de famílias com valor médio de R$ 683,28.
L
Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Porto Velho projeta futuro tecnológico no agro na Agrotec 2025

Prefeito Leo Moraes destaca inovação e integração com o Acre durante evento.
L
Produtor mira Acre e relata entraves para expandir linguiça de jacaré

Produtor mira Acre e relata entraves para expandir linguiça de jacaré

Agrotec destaca inovação de produtos regionais, mas falta de matéria-prima certificada ainda limita expansão.
L
Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Incêndio em Hong Kong mata 128 pessoas e deixa 79 feridos

Autoridades de Hong Kong confirmam 128 mortos e 79 feridos após pior incêndio em décadas atingir complexo residencial construído nos anos 80; investigação sobre as causas da tragédia já está em curso.
L

Peças perdidas de Bach são apresentadas pela primeira vez em 300 anos, em Leipzig

Duas peças perdidas de Bach, dadas como desaparecidas por mais de três séculos, voltaram a ser tocadas na Igreja de St. Thomas, na Alemanha.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.