QUINTA-FEIRA, 04/09/2025
Publicidade
SICRED

Relatório final da LDO deve ser apresentado terça-feira

Texto de Danilo Forte mantém meta fiscal zero para 2024.

Por Andreia Verdélio / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Relatório final da LDO deve ser apresentado terça-feira
Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal afastou qualquer possibilidade de apresentar emenda ou mensagem modificativa que altere a meta fiscal de 2024 no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Nesta quinta-feira (16), o relator da LDO, deputado Danilo Forte (União-CE), reuniu-se com ministros da equipe econômica e da articulação política no Palácio do Planalto para tratar de possíveis emendas ao texto.

“O importante é que isso dá equilíbrio, a tomada de posição e a garantia de que nós vamos trabalhar, agora, para concluir a votação do orçamento, para dar ao país um orçamento factível em 2024. Então, a possibilidade de revisão poderá advir de alguma mudança no futuro, mas, no presente, o governo manteve a meta fiscal zero”, disse o parlamentar após a reunião.

O novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso Nacional em agosto estabelece a meta de resultado primário zero para o próximo ano, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual, podendo chegar a um superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) ou déficit na mesma magnitude. No mesmo sentido, o projeto do Orçamento de 2024 prevê um pequeno superávit primário de R$ 2,84 bilhões em 2024, equivalente a 0% do PIB.

O resultado primário representa o resultado das contas do setor público – despesas menos receitas  – desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

O prazo para apresentação de emendas ao projeto da LDO 2024 termina amanhã (17). Segundo Danilo Forte, o relatório final deve ser apresentado na terça-feira (21) para discussão e votação. Até lá, será montado um grupo de trabalho para analisar as propostas dos parlamentares e decidir sobre a necessidade de outras emendas por parte do governo. Nesse caso, as serão apresentadas pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também esteve no encontro desta quinta-feira no Palácio do Planalto.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, há interesse do governo de apresentar uma emenda na LDO que estimule que as emendas de bancada e as individuais para que possam ser direcionadas para projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o ministro, o objetivo é dar mais efetividade para o uso das emendas.

Em conversa com a imprensa, Padilha reforçou que não há iniciativa do governo para alterar a meta que está no texto da LDO e que o esforço do governo está em aprovar medidas que aumentem a arrecadação e que ainda estão em tramitação no parlamento. Entre as propostas estão a da taxação de fundos de super-ricos e de apostas eletrônicas e o projeto sobre subvenção a empresas.

“Em cima disso, exatamente, foi que se concluiu que se poderia trabalhar com a meta fiscal zero diante de toda essa equação que foi apresentada pelo ministro [da Fazenda, Fernando Haddad]. Torço eu para que ela se realize porque isso dá conforto para o país”, disse Danilo Forte.

“O governo acredita que, neste momento, o foco tem que estar concentrado nas medidas que melhoram arrecadação, fazem justiça tributária no país. E o esforço de combater qualquer pauta que desorganiza o orçamento público, esse esforço vai continuar por parte do governo. Deixamos explícito isso para o relatório da LDO”, acrescentou o ministro Alexandre Padilha.

Discussão sobre a meta

Padilha reafirmou o governo vai buscar cumprir à risca aquilo que está estabelecido no arcabouço fiscal, que é a meta fiscal zero em 2024. As discussões sobre a meta começaram após declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que “dificilmente” o governo cumprirá a meta de zerar o déficit primário no ano que vem e que não quer fazer corte em investimentos em obras.

“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai cumprir. O que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero, o país não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para esse país. Eu acho que, muitas vezes, o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida”, disse o presidente em café da manhã com jornalistas no fim do mês passado.

“E se o Brasil tiver déficit de 0,5%, de 0,25%, o que é? Nada”, acrescentou Lula.

Hoje, o ministro Padilha disse que Lula se referia à margem de tolerância do arcabouço e que nunca propôs mudança de meta. “O próprio marco fiscal estabelece uma banda de 0,25%. Então é isso que o presidente fala. E, a partir da fala do presidente, alguém começa a fazer especulação, ou para ganhar dinheiro, ou para fazer as pessoas perderem dinheiro, ou fazer especulação política que o governo ia mudar a meta”, disse.

Apesar da decisão do Palácio do Planalto, na terça-feira (14), o vice-líder do governo no Congresso, deputado Lindbergh Faria (PT-RJ), protocolou na Comissão Mista de Orçamento, que analisa a LDO 2024, uma emenda para mudar a meta fiscal do ano que vem de zero para um déficit de 0,75% ou de 1% do PIB.

De acordo com Padilha, não houve discussão ou orientação dentro do governo para isso. “Os parlamentares apresentam o que quiserem, com as motivações que têm”, afirmou o ministro.

Danilo Forte reafirmou que, em seu relatório, não acatará emendas de mudança de meta. “Por outro lado, tudo será debatido e discutido pela comissão. Caso a emenda não seja acolhida pelo relator, pode ser destacada na votação em plenário, e no plenário tem a maioria, a democracia, para decidir”, disse. “O nosso compromisso dentro, inclusive, de primar pela segurança que o arcabouço fiscal nos traz, e pelas contas públicas do Brasil, é apresentar o relatório com a meta zero”, acrescentou Danilo Forte.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Câmara de Porto Velho concede Título de Cidadã Honorária à ex-superintendente da PF, Dra. Larissa Magalhães

Câmara de Porto Velho concede Título de Cidadã Honorária à ex-superintendente da PF, Dra. Larissa Magalhães

Homenagem reconhece a trajetória da primeira mulher a comandar a Polícia Federal em Rondônia e seu legado na segurança pública.
L
Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

A medida provisória assinada por Lula substitui o Auxílio Gás e prevê a distribuição direta de botijões gratuitos para cerca de 15,5 milhões de famílias.
L
Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Em encontro com influenciadores em Belo Horizonte, o presidente Lula afirmou que a extrema direita ainda tem força no Congresso e que a proposta para perdoar os condenados pelos atos de 8 de janeiro corre o risco de ser aprovada.
L
Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Josiene Rodrigues

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe a empresária Josiene Rodrigues, franqueada da Depile-se em Porto Velho. A clínica, localizada na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 2680A, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, faz parte de uma rede reconhecida por unir depilação, estética facial e corporal em um ambiente moderno e acolhedor.
L

Giro News | Entrevista com Emival Barbosa

O programa Giro News desta quinta-feira, dia 04, às 16h, vai receber Emival Barbosa, CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos. A entrevista vai destacar a trajetória do empresário, os desafios do setor e a importância da inovação no comércio local.
L

Comunidade News Entrevista: Osvaldo dos Santos Araújo

Nesta quinta-feira, dia 04, o Comunidade News recebe Osvaldo dos Santos Araújo, Líder Comunitário do Marcos Freire.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L

Hospital de Retaguarda de Rondônia amplia atendimento com a retomada de cirurgias gerais

Unidade passa a realizar procedimentos eletivos e fortalece a rede estadual de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Prefeitura de Porto Velho divulga 4ª e 5ª convocações dos programas de voluntariado em educação

Chamada é para candidatos dos programas “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva”; assinatura do termo ocorre de 1º a 5 de setembro.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra início da topografia para drenagem da avenida Antônio Correia da Costa em Guajará-Mirim

Projeto do DER, solicitado pela deputada, marca o começo da recuperação da antiga ciclovia, trazendo esperança e qualidade de vida à população.
L
Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa comemora fase final da pavimentação da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Obra histórica, viabilizada por emenda de R$ 2 milhões, promete desenvolvimento, segurança e melhoria da qualidade de vida para a comunidade local.
L
Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa comemora início do bloqueteamento no Bumbódromo de Guajará-Mirim

Obra viabilizada pela Indicação Parlamentar 9688/24 valoriza a cultura local e envolve trabalho de apenados na produção dos blocos.
L
Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Dra. Taíssa destina R$ 700 mil para caminhão que fortalecerá produção rural em Nova Dimensão

Recurso garantiu a compra de um Caminhão Truck Graneleiro para a ASPRUNH; entrega será neste sábado, 6 de setembro, em Nova Dimensão.
L
Jaime Bagattoli anuncia chegada de 10 novos peritos do INSS para atender interior de Rondônia

Jaime Bagattoli anuncia chegada de 10 novos peritos do INSS para atender interior de Rondônia

Senador destaca articulação junto ao Ministério da Previdência que viabilizou a ida dos profissionais para reduzir filas de perícia médica no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF prende em flagrante suspeita de lavagem de dinheiro em Rondônia

PF prende em flagrante suspeita de lavagem de dinheiro em Rondônia

Ação resultou na apreensão de mais de R$ 100 mil em espécie
10
Motocicleta quebra perna em grave acidente na Avenida Rio Madeira

Motocicleta quebra perna em grave acidente na Avenida Rio Madeira

De acordo com testemunhas, a motociclista que seguia na Rio Madeira teria avançado o sinal vermelho e foi atingida pelo carro que trafegava na 7 de Setembro.
16
Polícia Civil deflagra operação contra "Tribunal do Crime" em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação contra “Tribunal do Crime” em Rondônia

A Operação Retaliação cumpriu três mandados de prisão e um de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa em Machadinho d’Oeste.
12
PF deflagra operação contra crimes ambientais na Terra Indígena Zoró

PF deflagra operação contra crimes ambientais na Terra Indígena Zoró

Mandados judiciais são cumpridos em Rondônia, Mato Grosso e Pará, com bloqueio de R$ 12 milhões em bens
10
Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido em acidente entre moto e carro na Avenida Rio de Janeiro, em Porto Velho

Colisão frontal no cruzamento com a Rua Buenos Aires deixa mulher com fratura exposta e homem com escoriações
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACER realiza reunião com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

FACER realiza reunião com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

Encontro em Porto Velho debate competitividade empresarial e apresenta iniciativas como Sim Vale Feira, Sim Alimentação e Sim Kit Escolar.
L
3º Festival Cultural 'Reconstruindo o Quilombo' acontece em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural ‘Reconstruindo o Quilombo’ acontece em Pimenteiras do Oeste

Evento gratuito na Comunidade Quilombola de Santa Cruz celebra cultura afro-brasileira com oficinas, apresentações artísticas e exposições.
L
Financiamento de motos cresce 10% no Brasil, com quedas em outros veículos

Financiamento de motos cresce 10% no Brasil, com quedas em outros veículos

Um levantamento da B3, operadora da Bolsa de Valores, revelou que mais de 170 mil unidades de motos foram financiadas em agosto.
L
Braga Netto pede ao STF autorização para exames após quebrar dente

Braga Netto pede ao STF autorização para exames após quebrar dente

O general da reserva está preso na Vila Militar, no Rio de Janeiro, e precisa de autorização para realizar procedimentos médicos fora da instalação.
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab anuncia primeiros projetos selecionados do PAA na Expointer 2025

Programa de Aquisição de Alimentos destinará R$ 500 milhões para Compra com Doação Simultânea, Compra Direta e apoio às Cozinhas Solidárias.
L
Bruno Henrique é condenado e suspenso por 12 jogos no STJD

Bruno Henrique é condenado e suspenso por 12 jogos no STJD

O atacante do Flamengo também terá de pagar uma multa de R$ 60 mil, em decisão que acolheu a denúncia de atuar de forma contrária à ética desportiva.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAEP): META SUPERMERCADO ATACADO E VAREJO LTDA

Licença Ambiental de Excepcional Porte LAEP – Licença Ambiental Prévia, Instalação Licença Ambiental de Operação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.