QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

Representantes dos três poderes defendem harmonia institucional

Congresso fez sessão solene pelos 35 anos da Constituição Federal.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Representantes dos três poderes defendem harmonia institucional
Lula Marques/ Agência Brasil

O Congresso Nacional realizou, na manhã desta quinta-feira (5), uma sessão solene em comemoração aos 35 anos da Constituição Federal, em vigor desde 5 de outubro de 1988. Presentes na cerimônia, representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) discursaram em defesa da harmonia institucional.

Ao abrir a cerimônia, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou que, após 21 anos de ditadura (1964/1985), a aprovação do texto constitucional, em 1988, respondeu aos anseios populares por mais liberdade e proporcionou o retorno nacional a uma “institucionalidade vigorosa”.

“A promulgação da Constituição significava a retomada das liberdades básicas […], o fim da repressão que fez milhares de vítimas, mortos, torturados, exilados, censurados e presos em um dos períodos mais sombrios da nossa história […] e o retorno a uma institucionalidade vigorosa em que o [Poder] Executivo governa; o Parlamento legisla e o [Poder] Judiciário julga, sem que um poder se subordine ao outro, formal ou informalmente”, comentou Pacheco ao concluir que, apesar das dificuldades, o texto aprovado pelos constituintes têm sido bem-sucedido em vários níveis, tendo contribuído para que o país experimentasse uma “estabilidade jurídica jamais vista no Estado brasileiro moderno”.

“Ao contrário do que dizem os críticos, os princípios e direitos [constitucionais] não representam uma norma vazia. São parâmetros fundamentais; a bússola das políticas públicas, da atividade legislativa e do controle da constitucionalidade. Todos somos intérpretes da Constituição e estamos a serviço de seus mandamentos”, afirmou Pacheco, lembrando os recentes ataques aos Três Poderes, cujo ápice ocorreu em 8 de janeiro, quando golpistas e vândalos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

“Neste ano, a sociedade brasileira venceu novamente. Demos mostras da força de nossas instituições e da estabilidade da nossa democracia. E a Constituição Federal permanece soberana, como pedra fundamental do Estado brasileiro”, concluiu o presidente do Senado.

Contrapesos

Presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) lembrou que a atual Constituição já é a segunda mais longeva desde a proclamação da República, em 1889, perdendo apenas para a segunda Carta, que vigorou por 43 anos, de 1891 e 1934. Reproduzindo as palavras que o deputado federal e presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães (MDB-SP), disse ao promulgar o texto constitucional, Lira destacou que a Carta Magna não é perfeita, mas possui muitos méritos.

“Há 35 anos, desta mesma mesa, o doutor. Ulysses reconheceu que o texto promulgado não era perfeito – as obras humanas, bem sabemos, nunca o são. Por outro lado, os méritos da Constituição Cidadã são notórios, vastos, abundantes, ainda mais quando considerado o momento histórico e o processo de sua elaboração […] O retorno das liberdades civis, o fortalecimento dos direitos humanos, a ampliação da seguridade social e do direito à educação; a proteção ao meio ambiente e aos direitos sociais e coletivos. Não há dúvida do avanço, da vanguarda da Constituição Federal de 1988”, assinalou o presidente da Câmara, antes de também defender a harmonia entre os três poderes.

“Os três poderes são guardiões da Constituição e sua guarda começa pela harmonia e independência preconizada na Carta de 1988. Os Poderes devem ser freios e contrapesos. Um poder não pode ser a bigorna e o outro o martelo do outro. Como servo fiel da Carta Magna, cada poder, cada autoridade, cada servidor público deve agarrar-se com vigor às suas competências, jamais as recusando ou avançando sobre as competências alheias”, ponderou Lira.

Defesa

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que foi um dos 512 deputados federais e 82 senadores encarregados de redigir a Carta Magna, relembrou o clima de otimismo e a participação popular que caracterizaram o período.

“O país reclamava uma nova Constituição. O Congresso Nacional, convertido em Assembleia Constituinte, precisava entregá-la. O povo tomava estas mesmas galerias para acompanhar, conferir e confirmar que tudo sairia como ansiado, reivindicado e merecido. Uma nova ordem social democrática, pluralista, mais justa e igualitária precisava ser consagrada”, relembrou Alckmin, ao dizer que o Estado Democrático de Direito foi restabelecido mediante um “pacto de conciliação com mais justiça, igualdade e um compromisso com a liberdade”.

“A Constituição de 1988 nos permitiu mais, nos legou muito. Todas as principais conquistas e avanços sociais alcançados nos últimos anos foram autorizados por ela, conduzidas por ela. Foi a democracia que nos deu a Constituição e é a Constituição que nos assegura a democracia. Defender uma é defender a outra. Que isso seja sempre lembrado e que esta responsabilidade seja a nossa maior virtude.”

Estabilidade

Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, o que ele classificou como “estabilidade institucional” experimentada pelo país nos últimos 35 anos comprova o acerto do texto constitucional.

“Trinta e cinco anos de estabilidade institucional em um país e em um continente como os nossos é uma realização muito expressiva, pois, infelizmente, tivemos uma tradição republicana de golpes, contragolpes e rupturas da legalidade constitucional”, comentou Barroso antes de mencionar a “independência e harmonia entre os poderes” da República.

“[Com a Constituição Federal] O Poder Executivo voltou ao seu tamanho normal; o Legislativo recuperou seu espaço decisivo na democracia e o Judiciário viveu um momento importante de ascensão institucional. Não existem poderes hegemônicos. Somos todos parceiros institucionais pelo bem do Brasil”, afirmou o presidente do STF antes de elencar “desafios persistentes”, como o combate à pobreza; insegurança alimentar; a “abissal” desigualdade social e a violência urbana.

“Enfim, [houve] muitas realizações, boas conquistas, porém, temos desafios que persistem. Penso que temos andado na direção certa, ainda que não na velocidade desejada. O futuro atrasou um pouco, mas ainda está no horizonte.”.

Desafios

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, destacou o significado do Brasil vivenciar “o maior período de estabilidade democrática” do período republicano para defender a importância do texto constitucional ao fortalecer as instituições públicas, efetivar direitos fundamentais e garantir o respeito ao Estado de Direito e à democracia.

“Mas se nesses 35 anos evoluímos muito, ainda temos muitos desafios. Temos o desafio diário de manter a democracia. De afastar o que chamo de os cupins da democracia; os arautos do autoritarismo, do populismo e da ditadura. Enquanto [representantes de] instituições do Estado, todos temos que estar unidos na defesa de democracia, no que pese eventuais divergências naturais”, defendeu Moraes.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

STF homologa acordo entre Governo e Axia Energia, antiga Eletrobras

A decisão, tomada por 6 votos a 4, encerra uma ação da AGU que questionava a privatização; o acordo aumenta a participação da União no Conselho de Administração da Axia Energia.
L
Santa Luzia d'Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Santa Luzia d’Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Parlamentar confirma recursos para estradas vicinais, saúde e apoio à APAE durante agenda no município.
L
Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Prefeito vai à ANTT e cobrar agilidade nas tratativas para liberar o Anel Viário de Porto Velho

Léo Moraes leva pedido à agência federal e reforça compromisso da Nova 364 em antecipar obras da via de tráfego pesado.
L
Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ''Terra do Café'' para Nova Brasilândia d’Oeste

Reconhecimento da vocação cafeeira: Dra. Taíssa manifesta apoio ao título de ”Terra do Café” para Nova Brasilândia d’Oeste

Projeto de lei avança para consolidar vocação cafeeira e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município.
L
Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

Votação do Marco Temporal no STF fica para o próximo ano

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou a fase de sustentações orais sobre o tema nesta quinta-feira (11); a deliberação dos ministros sobre o Marco Temporal será retomada apenas em 2026.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Joana Joanora Presidente da CDL Porto Velho no Domingão da CDL 2025

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe Joana Joanora, Presidente da CDL Porto Velho, para um bate-papo completo sobre o Domingão da CDL 2025, que já movimenta a cidade com comércio aberto, serviços gratuitos e clima natalino.
L

GIRO NEWS: Dra. Daiane Paraguassu fala sobre cuidados com pets nas férias

O GIRO NEWS desta quinta-feira, dia 11, às 16h, recebe a médica veterinária Dra. Daiane Paraguassu para um bate-papo completo sobre como proteger a saúde e o bem-estar dos pets durante o período de férias e festas de fim de ano.
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L

Rondônia: Inpe e CPTEC alertam para aumento de chuvas de nível 2 em algumas áreas

Do noroeste ao leste do estado, a previsão é de “tempestades severas e organizadas”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda viabiliza passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025 e permite que quatro competidoras representem Rondônia, incluindo uma medalhista de 3º lugar.
L
Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas será apresentada por Cláudia de Jesus no Sesc Clementina, em Ji-Paraná, com foco na transparência, no diálogo e nos resultados dos três anos de mandato
L
Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia é alvo de denúncia da deputada Dra Taíssa, que cobra ação imediata do governo diante de atrasos que prejudicam milhares de cidadãos
L
Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia é solicitada por Alex Redano ao governo para anular punições aplicadas nos últimos cinco anos a militares que reivindicaram melhores condições de trabalho
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

PF e Ibama interditam seis madeireiras em Espigão do Oeste

A operação conjunta em Rondônia foi realizada ao longo de quatro dias com apoio da Polícia Militar Ambiental; madeira irregular apreendida foi doada para prefeituras da região.
10
Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Suspeito morto em confronto com BPTAR era acusado de matar sargento da PM

Fábio da Silva Rodrigues, de 36 anos, foi morto após troca de tiros com policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação no Cristal da Calama, em Porto Velho; o criminoso, membro do CV, estava foragido da justiça.
18
Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Confronto com BPTAR em Porto Velho resulta em criminoso baleado

Ação do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação levou a um homem ferido após troca de tiros no Residencial El Cristal da Calama, em São Paulo II; a morte do criminoso ainda aguarda confirmação oficial.
14
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

Copa do Brasil de 2026 classificará dois times para a Copa Libertadores

A Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para o torneio continental; decisão da CBF foi comunicada aos clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A no Rio de Janeiro.
L
Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Pavimentação em Jaru avança com colchão drenante para maior durabilidade da obra

Prefeitura executa técnica com pedra rachão na Rua Minas Gerais para evitar umidade; o prefeito Jeverson Lima afirma que a medida garante a qualidade e longevidade do asfalto CBUQ.
L
Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Moradores do Baixo Madeira celebram evolução e regularidade da coleta da EcoPVH

Comunidades ribeirinhas elogiam a pontualidade e a ampliação do atendimento nas rotas; a coleta de lixo no Baixo Madeira, executada por equipes formadas por moradores locais, alcançou 100% de mobilização.
L
Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Sebrae celebra soluções tecnológicas em Prêmio Sebrae-FIERO de Inovação Industrial

Cerimônia reconheceu soluções industriais inovadoras e reforçou o papel do Sebrae no ecossistema de inovação de Rondônia.
L
ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

ONGs denunciam riscos e precariedade na exportação de bois vivos pelo Brasil

Audiência na Câmara debate os impactos do comércio liderado pelo país; entidades apontam maus-tratos, riscos ambientais e prejuízos econômicos na exportação de animais vivos.
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: RODRIGO MONTEIRO SABINO

Licença de Operação – Termo de Outorga
L
Conab integra missão do Sebrae para impulsionar bioeconomia na Amazônia

Conab divulga lista de classificação para Compra Institucional de alimentos

Agricultores familiares podem consultar o ranqueamento de suas propostas no site da Companhia; a Compra Institucional do PAA prevê a aquisição de 6,3 mil toneladas de alimentos para ações de segurança alimentar.
L
Unidade de Saúde em Jaru estende horário para Certificado de Vacinação do Estudante

Unidade de Saúde em Jaru estende horário para Certificado de Vacinação do Estudante

A Unidade Carlos Chagas funcionará até as 21h nesta quinta (11) e sexta-feira (12); a iniciativa visa facilitar a emissão do documento obrigatório para matrícula na rede municipal de Jaru.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.