Em Rondônia, a seca do principal curso d’água resultou na paralisação temporária da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. A interrupção da produção de energia, pela 4ª maior hidrelétrica do país, iniciou-se no domingo, 1/10, por decisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A norma também visa à preservação das unidades geradoras. Com Santo Antônio sem operação, o Governo Federal vai religar as termelétricas.

A decisão é para evitar que os municípios de Rondônia e do Acre enfrentem os temidos apagões. Antecipando esse cenário, o Governo vem estocando óleo diesel para a operação das térmicas no estado desde julho. Na quarta-feira, em visita ao Amazonas, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse que a medida é por “precaução”.

Alckmin esclareceu que “apesar da paralisação de Santo Antônio, os estados não precisam se preocupar com o problema neste momento, pois o país já vinha trabalhando com a estocagem de diesel”.

O vice-presidente também destacou a realização dos leilões das linhas de transmissão para Rondônia. Os leilões estão previstos para dezembro, com investimentos na ordem de R$ 46 bilhões.