SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

Governo apresenta plano para tirar Brasil do Mapa da Fome

Estratégia integra 80 ações de 24 ministérios.

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Governo apresenta plano para tirar Brasil do Mapa da Fome
Tânia Rego/Agência Brasil
O governo federal quer articular um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional. A nova política recebeu o nome de Plano Brasil Sem Fome e foi aprovada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que reúne 24 ministérios. Ao todo, o plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas para alcançar cerca de 100 metas traçadas. São três eixos centrais, de acordo com Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“O primeiro eixo reúne ações de garantia de acesso à renda, e também de promoção de cidadania, acesso à política pública de proteção social. O segundo eixo reúne ações que vão desde a produção até o consumo de alimentos adequados e saudáveis. E o terceiro eixo é de mobilização dos outros Poderes, dos outros Entes federativos e da sociedade civil, para que a gente reúna esforços para, de fato, combater à fome no país”, afirmou nesta quarta-feira (30), durante coletiva de imprensa realizada em Teresina.

A capital do Piauí foi escolhida para lançamento oficial do programa em um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (31), quando ele assinará o decreto de criação. Entre as novidades, segundo a secretária, está a proposta de integrar os sistemas de segurança alimentar, de assistência social e de saúde no esforço de alcançar a meta.

Situação grave

O Brasil havia saído do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, por meio de estratégias de segurança alimentar e nutricional executadas ao longo da década anterior, mas voltou a figurar no cenário nos anos seguintes, especialmente no período da pandemia de covid-19.

Dados do relatório global Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, divulgado por cinco agências especializadas da ONU, apontam que um em cada dez brasileiros (9,9%) passava por situação de insegurança alimentar severa entre 2020 e 2022. Além disso, segundo o mesmo estudo, quase um terço (32,8%) da população do país está incluído nas categorias de insegurança alimentar severa ou moderada, o que equivale a 70,3 milhões de brasileiros . A situação mostra um agravamento no acesso à segurança alimentar no país. Os dados anteriores, de 2014 a 2016, indicavam percentual de 18,3%.

Monitoramento

Os centros urbanos são os locais com mais pessoas, em termos absolutos, passando fome no país. No Brasil, 27 milhões, dos 33 milhões de cidadãos em insegurança alimentar grave, vivem nas cidades, de acordo com o II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutriciona (Rede Penssan), de 2022 . A parcela mais vulnerável é de domicílios chefiados por mulheres negras, população em situação de rua, grupos e comunidades tradicionais, trabalhadores informais, dentre outros.

“Em termos percentuais, há uma prevalência grande da fome no meio rural, mas em números absolutos, a gente tem mais pessoas passando fome nos meios urbanos. É uma política que visa também garantir que alimentos cheguem nesses centros, reunir um conjunto de equipamentos. Uma grande novidade é o Programa de Aquisição de Alimentos entregando produtos para as cozinhas solidárias, que foram iniciativas da sociedade civil para enfrentar a fome durante a pandemia”, explicou Valéria Burity. O plano ainda prevê a retomada dos estoques públicos para regular o abastecimento e os preços dos alimentos.

Ações em andamento

Entre as ações já em curso, Burity citou o reajuste per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o novo Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Plano Safra da Agricultura Familiar, dentre outras.

As ações de mobilização do Plano Brasil Sem Fome tiveram início com assinatura de Protocolos de Intenção com estados, entidades e municípios prioritários, que compõe o terceiro eixo, que são ações interfederativas. Estão previstas a realização de caravanas do programa em locais com o maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. Esse diagnóstico será viabilizado com a produção de informações estatísticas, que serão incluídas de forma regular na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

“Nem esquerda nem direita, é pra frente”, diz Samuel Costa

Pré-candidato afirma que disputará o governo de Rondônia como alternativa independente e prevê cenário eleitoral polarizado nas eleições de 2026.
L
Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Dra. Taíssa cobra DNIT por melhorias na BR-425 após reclamações de taxistas

Deputada afirma que tem pressionado o DNIT para início das obras de recuperação da rodovia, após denúncias de buracos e riscos de acidentes.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Deputada Dra. Taíssa participa da inauguração da nova sede da Escola Superior do MP de Rondônia

Nova estrutura da Empro vai fortalecer a formação e a qualificação de membros do Ministério Público.
L
Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Pesquisa revela que maioria das mulheres sofre assédio no Brasil

Estudo realizado em dez capitais aponta que espaços públicos e transportes são os locais de maior risco, evidenciando a persistência da insegurança de gênero.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sábado, 07/03/2026: dia favorece descanso e reflexões

Sábado traz energia mais tranquila, ideal para lazer, conversas sinceras e equilíbrio emocional.
L

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Polícia Federal solicitou a mudança para segurança máxima citando o alto poder de influência do banqueiro nas investigações.
L
Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

O ministro declarou que as quebras de sigilo do celular do banqueiro chegaram ao Supremo apenas após a mudança de relatoria do caso.
L

DESGOVERNO EM SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ? Prefeito turista e o “tigrinho” de R$13 milhões

Viagens custeadas com dinheiro público e um rombo milionário na saúde colocam a gestão municipal sob forte questionamento.
L
Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

Moraes vota para tornar Silas Malafaia réu por ataques a generais do Exército

O relator do caso no STF considerou que as ofensas proferidas pelo líder religioso possuem conexão com investigações sobre ataques a instituições e agentes públicos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Passageiro é preso com cerca de 9 kg de drogas ao tentar embarcar para Porto Velho

Suspeito foi abordado pela Polícia Militar próximo à rodoviária de Guajará-Mirim e transportava maconha e skunk em bagagens.
14
Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Pai é preso após deixar filhas sozinhas em hotel em Porto Velho

Meninas de 6 e 9 anos ficaram o dia inteiro sem supervisão e pediram comida na recepção do estabelecimento, segundo relato de funcionários.
14
Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Mulher é agredida pelo ex-companheiro na Praça do Cohab, na zona sul de Porto Velho

Suspeito fugiu antes da chegada da polícia após atacar a vítima com chutes no rosto durante discussão.
18
Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Homem é preso após agredir irmã durante discussão por vaga de garagem em Porto Velho

Desentendimento familiar ocorreu durante a madrugada e terminou com prisão por violência doméstica.
14
Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Homem é agredido com tijoladas na cabeça na zona sul de Porto Velho

Vítima foi atacada por dois indivíduos no bairro Terra Prometida e precisou ser socorrida por equipe do Samu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação: Liga das Escolas de Samba do Estado de Rondônia – LIESER

Local: Rua Júlio de Castilho, N° 1110 – Bairro: Olaria – Escola de Música Jorge Andrade
L

Requerimento de Renovação da Outorga: SOUZA E SOUZA LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Mulheres conquistam espaço no setor elétrico de Rondônia

Histórias de profissionais mostram avanço feminino em áreas técnicas e inspiram novas gerações a buscar oportunidades no setor de energia.
L
Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Entre retalhos e oportunidades: moda transforma vidas na periferia

Projeto liderado por designer em Macapá fortalece empreendedorismo feminino e integra estratégia nacional de desenvolvimento da cadeia produtiva da moda.
L
Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Iveco apresenta eDaily com carregamento sem fio dinâmico

Parceria com a A35 Brebemi marca avanço na mobilidade elétrica
L
BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

BYD Atto 8 estreia plataforma DM-P e chega com 488 cavalos de potência

SUV híbrido combina desempenho, tecnologia e espaço interno por R$ 399.990,00
L

Edital de Convocação AGE: SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE THEOBROMA – RO

16 de março de 2026, no período das 08:00 às 10:00 horas, na Av. 13 de Fevereiro, nº. 1173, Setor 01 – Theobroma-RO
L
Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Hyundai confirma produção de terceiro modelo nacional em Piracicaba

Provável produção local do Bayon reforça plano global da fabricante para 2030
L
GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

GS3 marca expansão da GAC e fortalece portfólio no Brasil

Parceria com Mercado Livre moderniza jornada de compra do consumidor
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.