DOMINGO, 09/11/2025

Em destaque

Coluna Resenha Política: Direito brasileiro, por Sérgio Pires

PERGUNTINHA: Nesta quinta, o advogado do presidente Lula, Cristiano Zanin, assume sua cadeira no STF. Você acha que se pode esperar deste grande nome do Direito brasileiro, uma absoluta isenção tanto ao julgar amigos do seu amigo quanto os adversários?

Por Sérgio Pires - 35

Publicado em 

Coluna Resenha Política Direito brasileiro, por Sérgio Pires
Foto - Assessoria

É O ETERNO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ DA NOSSA POLÍTICA: MAIS VOTOS NA CÂMARA, EM TROCA DE MINISTÉRIOS E EMENDAS BILIONÁRIAS

Com minoria bastante incômoda na Câmara Federal, o governo do presidente Lula batalha desesperadamente para atrair novas bancadas e parlamentares, aos apenas 128 votos que conta hoje naquela Casa do Congresso. Apenas um quarto do necessário. Várias derrotas depois (embora tenha conseguido cooptar muitos apoios em projetos importantes, como o da Reforma Tributária, liberando alguns bilhões de reais em emendas aos deputados), novos acordos estão sendo tentados, para atrair partidos do chamado Centrão, mas também os bolsonaristas, eleitos pelo PP e pelo Republicanos, por exemplo. Hoje, Lula tem apoio de 68 petistas, 18 do PDT; 15 do PSB e 13 do Psol; sete do PC do B; seis do PV e apenas um da Rede. São, portanto, 128 votos, se todos ficarem ao lado do governo nas votações. O Presidente e seus articuladores políticos estão agora de olho no PP (47 deputados, a grande maioria eleita por bolsonaristas) e o Republicanos, com 40 cadeiras, também a  maioria vinda dos votos conservadores, embora quem decida pelo partido seja o comando da Igreja Universal, liderada pelo Bispo  Edir Macedo. Dos 128 votos, passaria a ter 215, se todos aderissem. Certamente Lula conseguirá muitas adesões, mesmo entre os que seriam aparentemente seus adversários ideológicos, mas todos sabem que não é assim que funciona a política no Brasil. O toma-lá-dá-cá, que diminuiu um pouco durante o governo Bolsonaro (mas jamais acabou) volta a ser uma tônica comum, com muito mais força, numa prática que já se conhecia, quando dos governistas petistas do passado recente. Distribuição de Ministérios e de bilhões em emendas virão aí. Com exceção de alguns bolsonaristas e direitistas considerados mais radicais, a tendência é que a imensa maioria dos eleitos pelo eleitorado conservador, comecem a armazenar explicações das que o mundo político nacional já está cansado de conhecer, para tentar explicar que está mudando de opinião pelo bem do país. Passam-se décadas e o país muda em muita coisa, mesmo nos meandros da nossa política e dos nossos poderosos.

A ESCOLHA DE SOFIA DA BANCADA DA CÂMARA FEDERAL: FICA NA OPOSIÇÃO OU VAI PREFERIR A GRANA QUE JORRA DOS COFRES FEDERAIS?

Neste fogo cruzado, quem poderá ficará em maus lençóis são os representantes de Rondônia, eleitos para a Câmara, por votos essencialmente bolsonaristas e fortes adversários da ideologia lulista e petista.  Nossos oito membros da bancada federal, todos, sem exceção, aderiram ao discurso conservador nas suas campanhas, embora dois deles, pelo menos, já votaram a favor do governo. Um, o deputado Lebrão, tem votado quase sempre com o Planalto. O líder da bancada, Maurício Carvalho, foi o segundo voto a favor da Reforma Tributária e do tal Arcabouço Fiscal, enquanto todos os outros seis votaram contra. A partir de agora, como ficarão todos? Lúcio Mosquini, Silvia Cristina e Coronel Chrísóstomo, reeleitos, conseguiram sucesso no primeiro mandato em parte importante do resultado. porque conseguiram trazer vários milhões de reais em emendas às suas regiões e às populações a quem priorizaram. Entre os de primeiro mandato, Fernando Máximo, Cristiane Lopes e Thiago Flores são essencialmente parlamentares levados à Câmara pelo eleitorado mais conservador. Máximo, lembremos, foi o deputado mais votado entre as muitas dezenas que disputaram cadeiras no parlamento. Agora, todos estão numa espécie de Escolha de Sofia. Podem ter que optar entre conseguir muita grana federal, bem mais do que suas emendas, para investimentos entre as cidades que os elegeram ou, na oposição, amargarem o tratamento que é dado aos adversários. Que caminho escolherá cada um dos nossos parlamentares?

RENAN FILHO VEM AO ESTADO PARA ANUNCIAR PONTE INTERNACIONAL, DUPLICAÇÃO DE TRECHOS DA BR E OUTRAS OBRAS

Que não se subestime o poderio político de Confúcio Moura no governo Lula! O rondoniense, presidente de uma das mais importantes comissões do Senado, tem sido muito próximo ao Planalto, a tal ponto que as nomeações para cargos federais em Rondônia, passa m todas por ele. Nos próximos dias, Confúcio dará mostras novamente do que pode fazer, no atual momento em que vive o país. Por sua iniciativa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, virá ao Estado na semana que vem e deve ficar dois dias por aqui, anunciando oficialmente um pacote de obras. O mais importante dos anúncios será o da construção da ponte internacional de Guarajá Mirim, nos ligando à Bolivia, com investimentos que baterão à porta dos 400 milhões de reais. Renan Filho também vai oficializar, através de coletiva à imprensa, a duplicação de trechos da BR 364 e, durante sua estada, visitará as obras que estão em fase final na mesma BR, mas no acesso a Itapuã do Oeste, entre outros investimentos federais no Estado. Renan Filho, cujo pai, o senador Renan Calheiros é amigo e companheiro de Senado de Confúcio, estará acompanhado pelo senador do MDB rondoniense em todas as solenidades, para as quais estão sendo convidadas as principais autoridades do Estado. À princípio, a chegada do ministro está prevista para o dia 7, uma segunda-feira e as solenidades serão realizadas no dia seguinte, dia 8, terça-feira.

MINISTRO DA AGRICULTURA NÃO POUPA ELOGIOS A ROCHA E DIZ QUE AMBOS VÃO TRABALHAR JUNTOS “PELO BEM DO BRASIL E DE RONDÔNIA”

Além de conseguir apresentar nossos produtos e principalmente nossa carne para dois novos mercados internacionais (Coreia e Japão) o governador Marcos Rocha também deixou uma mensagem muito positiva do nosso Estado, nos encontros com empresários dos dois países.  E não foi ele que disse isso. Num vídeo que está nas redes sociais, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, não poupou elogios a Rocha, quando do encerramento da missão comercial: “quero agradecer a presença do Governador de Rondônia, que foi qualificante para nossas reuniões. Foram dias muito prazerosos, de muito trabalho e de oportunidades. O Governador trouxe uma mensagem muito positiva para os mercados de proteína animal, especialmente de bovinos, já que Rondônia tem o maior rebanho sem aftosa e sem vacinação do nosso país”. Segundo Fávaro, Marcos Rocha “deixou uma imagem positiva” tanto na Coreia do Sul quanto no Japão. O ministro da Agricultura fez questão de registrar também um agradecimento especial ao Governador rondoniense “porque trocamos ideias para o futuro e como podemos trabalhar juntos pelo bem de Rondônia”.  O ministro Carlos Fávaro concluiu, afirmando que “o que vale é o trabalho, a dedicação e trabalharmos juntos pelo bem do povo brasileiro e em especial pelo povo de Rondônia”.  O vídeo também tem cenas de encontros dos dois e da participação do chefe do governo rondonienses em eventos nos dois países. A comitiva já retornou ao Brasil, no último domingo.

NOS DINOS, MARCOS ROGÉRIO FALA SOBRE A CPI DO 8 DE JANEIRO E PROTESTA CONTRA PRISÕES SEM BASE CONSTITUCIONAL

Foi uma longa luta, mas com final feliz. O senador Marcos Rogério retornou ao Senado com brilho nos olhos e muita vontade de trabalhar, depois de vários meses afastado, para poder tratar de um sério problema da sua filha, que está superado. Neste início de semana, antes de embarcar para Brasília, ele participou, mesmo que por pouco tempo, em função de múltiplos compromissos, do programa Papo de Redação, com os Dinossauros, na rádio Parecis FM. Ele abordou alguns temas, mas o principal se relacionou com a CPMI do 8 de Janeiro, afirmando que a CPMI corre o risco de não esclarecer toda a verdade, até pelas dificuldades que estão sendo impostas pelo governo, Rogério reafirmou que não há mais dúvidas de que o ingresso dos vândalos no Planalto e no prédio do STF, foi facilitado. “Conheço bem os dois locais e sei que ninguém entra nelas sem que haja algum tipo de facilitação”, afirmou. Protestou novamente pela forma, “totalmente inconstitucional” de grande parte das prisões, destacando inúmeras irregularidades, como acusações genéricas e sem que as eventuais culpas individuais fossem esclarecidas. Marcos Rogério substituiu o senador Marcos do Val na CPMI e, em pouco tempo, já tem se destacado nos trabalhos que estão em andamento.

EXÉRCITO APONTA CULPA DA SEGURANÇA DO GSI DO GOVERNO LULA, PELOS ATOS DE VANDALISMO DO 8 DE JANEIRO

Por falar em 8 de Janeiro, inquérito aberto pelo Exército, colocou mais gasolina na fogueira em que o assunto continua queimando. As investigações isentaram os militares de responsabilidade por não terem intervindo naquele dia de ataques e apontou a responsabilidade “indícios de responsabilidade” para a Secretaria de Segurança e Coordenação presidencial, ou seja, para o principais órgão de segurança do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aquele mesmo que era comandado pelo General Gonçalves Dias, que foi flagrado numa espécie de confraternização com os invasores do Planalto. A apuração militar deduz que se tivesse havido um planejamento adequado, teria sido possível ter evitado a invasão ou pelo menos terem sido muito menores os estragos. Segundo o relatório divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, foi concluído dia 14 de março, mas só agora chegou ao conhecimento do público. A série de erros que teriam sido cometidos pelo sistema de segurança do governo, aliás, acabou criando, na oposição, a suspeita de que poderia ter havido conivência no fatídico 8 de Janeiro. O ex-ministro do GSI , Gonçalves Dias vai depor na CPI do MST, mas não à CPMI. Na do MST, ele3 recorreu ao STF, para não ser obrigado a depor e, se tiver que ir, que possa utilizar seu direito de ficar em silêncio, sem sair preso do depoimento. A decisão foi favorável, claro, ao pedido de G. Dias.   

MAIS AVIÕES, MAIS RISCOS, MAIS ACIDENTES: NÚMERO DE PEQUENAS AERONAVES DÁ UM SALTO EM RONDÔNIA E É NECESSÁRIO MAIS CONTROLE

A triste perda para uma família acabou se tornando mote inverso em parte do noticiário local e nacional. Pai e filho pereceram na queda de um pequeno avião, na região de fronteira entre Rondônia e Mato Grosso. A criança tinha apenas onze anos. Antes que sequer começassem as investigações, várias notícias informavam que poderia ser o menino quem pilotava a aeronave, baseando-se em cenas de foto que não foi tirada no dia do acidente, ao que tudo indica. O trágico episódio enlutou famílias tradicionais do Cone Sul do Estado e de parte do Mato Grosso, enquanto as especulações se ampliavam. A verdade é que houve um acidente com duas vítimas fatais, entre elas um garoto que recém começava sua vida de quase adolescente e um empresário que tinha uma ligação muito estreita com o agronegócio e com o desenvolvimento de toda a região. O que é necessário, além da investigação que vai apontar o que realmente ocorreu na queda do avião e em outras cos acidentes ocorridos no Estado, é uma fiscalização mais rígida das autoridades responsáveis pelo controle aéreo em Rondônia, onde o número de voos, principalmente de aeronaves de pequeno porte, deu um salto, nos últimos anos. O crescimento do agronegócio, onde o dinheiro cresce, torna a compra de aviões uma possibilidade cada vez mais real. Controlar esses corredores aéreos e exigir que as normais aéreas sejam rigorosamente cumpridas, é uim caminho para diminuir os riscos de mais e mais acidentes.

DEPUTADOS BATEM PAPO, TROCAM INFORMAÇÕES E OUVEM OS BASTIDORES: SÃO TAMBÉM FUNÇÕES DELES NA ASSEMBLEIA

Como dizia o famoso humorista dos anos 50 e 60, Aparício Torelly, que se autoconcedeu o título fictício de Barão de Itararé, há algo no ar, além dos aviões de carreira. Nos meios políticos, vários temas (muitos deles ainda desconhecidos pelo público, que  mais dia menos dia chegarão nele!) fazem parte das conversas informais. Na Assembleia Legislativa, afora os acalorados debates que eventualmente acontecem, são os bastidores que apontam que há assuntos que merecem conversas mais próximas, para troca de ideias. A imagem, feita há dias atrás, é apenas simbólica: ela retrata um encontro de importantes parlamentares estaduais, trocando informações à boca pequena, num dos cenários da Assembleia. O encontro dos deputados Alan Queiroz, Delegado Camargo, Ismael Crispin, Luizinho Goebel e Delegado Lucas Torres, numa pausa dos debates em uma das múltiplas comissões, resume como os bastidores do parlamento fervilham, entre uma reunião oficial e outra. Falar, tratar de assuntos de interesse coletivo, trocar ideias, bater papo, criar projetos que melhorem a vida dos rondoniense, tudo isso faz parte das atividades dos deputados. Encontros à baixa voz, tratando de temas que ainda não chegaram ao público, também.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula presta solidariedade após tornado atingir Paraná

Lula presta solidariedade após tornado atingir Paraná

Presidente manifesta apoio às famílias e envia equipe ministerial para Rio Bonito do Iguaçu após ventos de 250 km/h causarem mortes e destruição
L
Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Prefeitura de Porto Velho aplica multa de R$ 753 mil ao Consórcio EcoPVH por falhas na coleta de lixo

Administração municipal afirma que penalidade tem base contratual e busca garantir a regularização imediata do serviço essencial.
L
A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

A superficialidade política do senador Jorge Seif: um retrato do oportunismo

Declaração do senador sobre Ana Campagnolo gera indignação e reacende debate sobre desvalorização da educação.
L
Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Coffee of The Year 2025: Rondônia conquista 2º lugar e deputado Cássio Gois celebra avanço histórico da cafeicultura

Produtora Angélica Alexandrino Nicola, de Seringueiras, ficou em 2º lugar no Coffee of The Year 2025, consolidando Rondônia entre as maiores potências do café canéfora do Brasil.
L
Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

Entenda os próximos passos do processo contra Bolsonaro no STF

A próxima e crucial etapa do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) é a declaração do trânsito em julgado da ação penal, a ser feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Copa Peugeot leva a tecnologia híbrida para o rali de regularidade

Comunicação falha e estratégia comprometida marcaram minha participação na Etapa 1 da competição
L

Hyundai Creta 2026 reforça a disputa no segmento de SUVs compactos

Linha apresenta avanços em segurança, eficiência e conforto interno
L

Esporotricose felina se espalha e coloca saúde pública em risco

Casos crescem em todos os estados, com registros de infecção em humanos e ameaça à segurança de tutores e profissionais
L
Paraná decreta calamidade após tornado destruir Rio Bonito do Iguaçu

Paraná decreta calamidade após tornado destruir Rio Bonito do Iguaçu

A calamidade pública foi decretada após o tornado atingir 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu e deixar mortos, feridos e grande destruição.
L

Diretor da ABIC: “O café de Rondônia já ultrapassou o Brasil. É admirado no mundo”

O diretor executivo da ABIC, Celírio Inácio da Silva, elogiou o avanço da cafeicultura de Rondônia e afirmou que o café robusta amazônico já ultrapassou as fronteiras do Brasil, conquistando reconhecimento internacional pela qualidade e sustentabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L

POLÍTICA

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

Lula faz apelo a líderes e diz que Acordo de Paris está longe da meta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda preocupação no último dia da Cúpula do Clima em Belém, afirmando que o mundo ainda está “distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris” de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
L
STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

STF mantém por unanimidade condenação de Bolsonaro e aliados por golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os embargos de declaração apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus na ação penal da trama golpista.
L
Lula: "É hora de transformar ambição em ação" na COP30

Lula: “É hora de transformar ambição em ação” na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a humanidade deve concretizar promessas em resultados diante da emergência climática. Em mesa redonda na COP30 em Belém, o presidente destacou a redução do desmatamento e o novo Fundo Florests Tropicais para Sempre (TFFF) como marcos brasileiros.
L
Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Reunião entre o vereador Dr. Gilber e o secretário Giovani Marinni alinhou medidas conjuntas para intensificar a limpeza urbana em Porto Velho e melhorar a infraestrutura nos bairros.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa por furto de Havaianas em supermercado na zona leste

Mulher é presa por furto de Havaianas em supermercado na zona leste

Através das câmeras de segurança os fiscais viram quando a suspeita pegou alguns produtos e tentou sair sem pagar, mas foi detida pelos funcionários.
10
Motociclista embriagado causa acidente entre motos

Motociclista embriagado causa acidente entre motos

Colisão aconteceu no cruzamento da Rua Mário Andreazza com a Avenida José Amador dos Reis.
12
Jovem é preso após furtar charque e ameaçar funcionários no Supermercado Assaí

Jovem é preso após furtar charque e ameaçar funcionários no Supermercado Assaí

Suspeito de 22 anos foi flagrado pelas câmeras de segurança e, ao ser abordado, sacou uma faca de serra para ameaçar os seguranças; ninguém ficou ferido.
10
Homem é preso em flagrante após furtar pacote de café Caboclo no Supermercado IG em Porto Velho

Homem é preso em flagrante após furtar pacote de café Caboclo no Supermercado IG em Porto Velho

O suspeito de 26 anos foi flagrado pelas câmeras de segurança e detido pelos seguranças, em um caso que terminou com “prisão forte, encorpada e sem açúcar”.
10
Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

As ações Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra, realizadas de forma simultânea, resultaram na prisão de seis pessoas e na apreensão de armas e munições em repressão aos delitos na unidade de conservação; as operações contra crimes ambientais visam proteger a área ecologicamente sensível.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever no Paraná

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever no Paraná

Tornados são fenômenos intensos e difíceis de prever; em Rio Bonito do Iguaçu, ventos chegaram a 250 km/h e causaram danos severos.
L
Ciclone causa danos no Rio Grande do Sul e deixa 200 mil moradores sem luz

Ciclone causa danos no Rio Grande do Sul e deixa 200 mil moradores sem luz

Ciclone causa estragos em dez municípios gaúchos, com quedas de árvores, destelhamentos e 200 mil residências sem energia elétrica.
L
Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Equipe especializada chega a Rio Bonito do Iguaçu para reforçar atendimento e apoiar a reconstrução após desastre que afetou 10 mil moradores.
L
Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu após tornado atingir 90% da cidade

Enem é suspenso em Rio Bonito do Iguaçu após tornado atingir 90% da cidade

Passagem do fenômeno destruiu escolas estaduais e comprometeu a infraestrutura; nova data será definida pelo Inep
L

Carlos Eduardo Rosalba Padilha destaca como a perícia e a arbitragem contábil impulsionam a segurança e a eficiência empresarial

Perícia e arbitragem contábil: segurança e agilidade para decisões empresariais com eficiência
L
Nota de pesar: Júlia Trindade de Sousa

Nota de pesar: Júlia Trindade de Sousa

Júlia era reconhecida pela generosidade no trato com as pessoas, mas também pela determinação com que conduzia sua vida. Mulher forte e corajosa, que enfrentava desafios com serenidade e fé.
L

Tornado em Rio Bonito do Iguaçu atinge ventos de até 250 km/h e deixa ao menos seis mortos

O município no centro-sul do Paraná sofreu destruição em larga escala após tempestade severa na sexta-feira, mobilizando socorro emergencial e alastrando repercussão internacional.
L
Nota de pesar: Antônio Mamede Penha

Nota de pesar: Antônio Mamede Penha

Sua presença deixará saudade, mas também boas lembranças, que continuarão ecoando na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.
L

Brazano: O sabor amazônico que conquistou filas na Semana Internacional do Café

Diretamente de Rondônia para a Semana Internacional do Café, a Brazano Café, comandada por Janderson Dalazen, encantou o público com cafés especiais da Amazônia, lançando uma edição indígena e reforçando o protagonismo do Norte no cenário nacional.
L
Alunos do Curso Técnico em Zootecnia apresentam práticas de bem-estar animal na II Semana do Técnico Agrícola em Pimenta Bueno

Alunos do Curso Técnico em Zootecnia apresentam práticas de bem-estar animal na II Semana do Técnico Agrícola em Pimenta Bueno

Durante o evento promovido pelo Governo de Rondônia no Centec Abaitará, estudantes do Curso Técnico em Zootecnia apresentaram experiências voltadas ao bem-estar animal e à sustentabilidade no campo.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.