Nesta segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) foi palco de um evento importante, um movimento internacional iniciado no estado vizinho, o Acre, com adesão de Rondônia, do Amazonas e do Mato Grosso para integrar um sistema de logística, por meio do corredor interoceânico Amazônia Ocidental, ligar até a República do Peru.
Políticos, empresários e representantes dos governos desses estados, além de convidados do Peru, juntos, debateram formas para preencher a agenda de fortalecimento da rota que pretende encurtar a logística usada na América do Sul com países da Ásia por meio do Oceano Pacífico.

Entre uma pauta e outra, destaque para a fala do Secretário de Ciência, Indústria e Tecnologia (SEICT) do Governo do Acre, Assurbanipal Mesquita, que sugeriu ao colegiado a implantação de um voo internacional/regional que possa atender e conectar as cidades de Rio Branco, Porto Velho com as capitais dos departamentos de Madre de Dios e Ucayali, ambos no Peru, com suas respectivas capitais – Puerto Maldonado e Pucallpa.
“É interessante esse voo porque os negócios vão por estrada, mas os homens de negócios vão por vias aéreas. Além disso, sabemos que é muito complexo essa questão de voos. Sair de Rio Branco e ir pra Brasília e depois voltar para o Peru (…) Acho que isso é um pouco fora de mão. Enquanto a gente já temos condições de sair daqui de Porto Velho ou lá de Rio Branco”, justificou.
A ideia animou os presentes, inclusive o vice-governador Sérgio Gonçalves, que na ocasião representou o Governador Marcos Rocha (UB) e ressaltou disposição para fazer valer a iniciativa. Membros da bancada federal reforçaram a necessidade de abranger, nesse sistema de logística, a implantação de voos conectando estados do norte.