QUARTA-FEIRA, 27/08/2025
Publicidade
Publicidade

Lula conversará com Macron sobre acordo entre Rússia e Ucrânia

Brasileiro criticou novamente invasão do território ucraniano.

Publicado em 

Lula conversará com Macron sobre acordo entre Rússia e Ucrânia - News Rondônia

Por Andreia Verdélio 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve marcar, até semana que vem, um encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, para conversar sobre uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente está em viagem oficial à Espanha e participou de um fórum empresarial, nesta terça-feira (25), em Madri. "Pretendo, possivelmente, esta semana [ou] semana que vem marcar um encontro com o Macron", afirmou, referindo-se às negociações de paz. Em discurso no evento, ele criticou novamente a invasão do território ucraniano pelo russo e afirmou que essa é uma “guerra insana”.

Lula conversará com Macron sobre acordo entre Rússia e Ucrânia - News Rondônia
Imagem Ricardo Stuckert

“O Brasil está empenhado na tentativa de arrumar parceiros para que possamos trazer a paz, para que a Ucrânia possa ficar com seu território, para que os russos fiquem com a Rússia, para que o mundo não sofra a falta de alimentos, para que o mundo não sofra a falta de fertilizantes e para que o mundo volte a prosperar para gerar os empregos que a humanidade precisa”, disse, reforçando a preocupação com as crises alimentar e energética provocadas pela guerra.

A intenção de Lula pode indicar, portanto, uma visita à França em breve. Ainda não há, porém, confirmação dessa viagem. Segundo o presidente, ele já tratou pessoalmente sobre o tema com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, além de já ter conversado por telefone com o próprio Macron. A tentativa, disse Lula, é de “construir um movimento que traga a paz de volta na nossa querida Europa, para que a gente não fique sonhando toda noite com a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial ou até do uso de bomba nuclear”.

“O que pode evitar isso é sensatez de a gente tentar encontrar um denominador comum para chegar à paz”, acrescentou. Amanhã (26), Lula também conversará sobre o assunto com o presidente espanhol, Pedro Sánchez.

“Uma guerra que jamais poderia ter acontecido porque não pode se aceitar que um país invada a integridade territorial de outro país. Mas uma guerra que também não tem ninguém falando em paz. E, às vezes, eu fico perguntando até quando essa guerra vai durar? Porque se ninguém quiser construir a paz, se os dois lados, o que invadiu está reticente e o invadido também tem sua razão de estar reticente, eu fico me perguntando quem é que vai tentar resolver essa situação”, disse.

Atração de investimentos

Aos empresários, Lula também disse que quer atrair investimentos em novos negócios no Brasil, em especial em energias renováveis, como hidrogênio verde, usinas eólicas, de biomassa e energia solar. Para isso, ele afirmou que o Brasil voltou a oferecer credibilidade e estabilidade política, econômica e social, além de previsibilidade jurídica com o fortalecimento de marcos regulatórios.

Ele citou ainda o programa de projetos em infraestrutura que será lançado pelo governo federal no próximo mês. “Pedi para que cada governador apresentasse os três projetos mais importantes para o seu estado e, com esses projetos, vamos sair internamente e vamos sair ao mundo oferecendo a oportunidade investimento”, disse. “O aperfeiçoamento da infraestrutura logística é um desafio que o Brasil deve enfrentar para consolidar seu desenvolvimento. Vamos superar os gargalos que minam a competitividade brasileira”, acrescentou.

O apoio à inovação e à indústria do conhecimento também foi destacado por Lula em seu discurso. Entretanto, para ele, a competitividade que o Brasil quer “não pode resultar na redução da renda dos trabalhadores, na diminuição do emprego formal, na restrição da liberdade dos trabalhadores ou desmonte das políticas públicas”.

“Queremos reproduzir nos setores secundário e terciário da economia a exitosa experiência que fez do Brasil uma potência agropecuária, produtora de alimentos e agroenergia, agregando as condições naturais do país à eficiência do trabalho, da ciência e da tecnologia e de políticas públicas eficazes”, disse. “Todas as medidas domésticas são complementadas com ações de fortalecimento do comércio exterior, com ampliação mercados e iniciativas nos organismos multilaterais, a fim de deter a marcha insensata do protecionismo no mundo”, acrescentou.

O presidente criticou, novamente, o patamar da taxa Selic, os juros básicos da economia, por encarecer o crédito e dificultar os investimentos no país. A Selic está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. No mês passado, pela quinta vez seguida, o Banco Central não mexeu na taxa, que permanece nesse nível desde agosto do ano passado. “Espero que a Espanha coloque dinheiro para emprestar mais barato, para podermos ter empresários que vêm aqui buscar dinheiro emprestado”, disse Lula.

A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás dos Estados Unidos. Durante seu discurso, Lula citou casos de sucesso de empresas espanholas no Brasil, como a Telefônica e o Banco Santander.

“Esse sucesso não é só medido pelo resultado financeiro da companhia ou pelos lucros aos seus acionistas, é medido, sobretudo, pelo impacto positivo que trazem à sociedade na qual estão inseridas, por meio da geração de emprego e distribuição de renda”, disse o presidente. “A estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a fazer excelentes retornos as empresas espanholas”, acrescentou.

Hoje, a presidência da União Europeia (UE) está com a Suécia e, a partir de julho, será da Espanha. Nesse sentido, Lula destacou que ambos os países estão engajados na conclusão do acordo Mercosul-UE, cuja finalização se arrasta há anos.

“É um acordo importante para todos e queremos que seja equilibrado e que contribua para a reindustrialização do Brasil”, disse o presidente. Há uma expectativa de que o acordo possa ser concluído ainda em 2023.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. Uma tramitação que envolve 31 países.

Trabalhadores de aplicativos

Mais cedo, o presidente Lula e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se reuniram, em Madri, com lideranças sindicais espanholas do Sindicato Unión General de Trabajadoras y Trabajadores de España (UGT) e da Comisiones Obreras (CCOO).

De acordo com o Planalto, Lula e as centrais conversaram sobre a reforma trabalhista na Espanha, “que recuperou direitos e lidou com a questão da melhora de condições de vida dos trabalhadores de aplicativos”. “Uma das conquistas dos trabalhadores espanhóis foi a obrigação de que as empresas abram os dados e parâmetros dos algoritmos das empresas”, explicou a Presidência, em comunicado.

O governo federal deve apresentar uma proposta de regulamentação do trabalho por aplicativo até o fim deste semestre. O Ministério do Trabalho tem ouvido representantes dos próprios trabalhadores e das plataformas de serviços, especialistas e estudado a legislação de outros países para chegar a um consenso sobre uma proposta que assegure direitos à categoria.

O presidente Lula está em viagem oficial a Europa desde sexta-feira (21) e desde então cumpriu agenda em Portugal. Nesta terça-feira, ele foi homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. Na sequência, a comitiva brasileira embarcou para Madri, capital da Espanha, onde permanece até amanhã (26).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Racismo e Burrice na mesma frase: Lula consegue se superar em mais um improviso lamentável!

Declaração de Lula sobre foto em revista do governo gera acusações de racismo, críticas nas redes sociais e comparações com falas de Bolsonaro.
L

Após pedido de Sofia Andrade, Eco Rondônia limpa trecho da Av. Chiquilito Erse em Porto Velho

Vereadora fiscalizou denúncia de acúmulo de lixo; empresa realizou a limpeza, instalou contêiner e anunciou ações de educação ambiental
L
Senado votará projeto que protege crianças na internet

Senado votará projeto que protege crianças na internet

O projeto de lei que cria regras contra a adultização e outros crimes digitais deve ser votado na Casa e obriga as plataformas a adotarem medidas de segurança.
L

Pedro Fernandes recebe Medalha Mérito Capitão Sílvio da Polícia Militar de Rondônia

Deputado estadual foi condecorado em Porto Velho pelo apoio à segurança pública e valorização da Polícia Militar
L
Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA

Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro por ações nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a atuação do deputado federal nos Estados Unidos representa uma “traição à pátria”, pedindo que o Congresso discuta a cassação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Documentário Melodias da Devoção | fé e cultura fortalecem tradição em Pedras Negras

A exibição do documentário Melodias da Devoção emocionou a comunidade quilombola de Pedras Negras e reforçou o valor das tradições do Vale do Guaporé.
L

Momento Empresarial | Entrevista Cláudio Antônio Fontoura de Azeredo

Cláudio Antônio Fontoura de Azeredo fala sobre os serviços da Azeredo Soluções em Porto Velho e região.
L
Quase 1,5 mil médicos são integrados ao Mais Médicos

Quase 1,5 mil médicos são integrados ao Mais Médicos

Profissionais começam a atuar em 987 municípios e 23 distritos indígenas do país para reforçar o atendimento na atenção primária e na saúde da família.
L
TV 3.0 revoluciona forma de ver televisão no Brasil

TV 3.0 revoluciona forma de ver televisão no Brasil

Novo decreto regulamenta a tecnologia que integra internet e TV, trazendo mais interatividade, qualidade de som e imagem, e novas funcionalidades aos telespectadores.
L
Estudantes de maio e junho recebem 6ª parcela do Pé-de-Meia

Estudantes de maio e junho recebem 6ª parcela do Pé-de-Meia

MEC inicia o depósito de R$ 200 para alunos do ensino médio da rede pública inscritos no CadÚnico e com frequência mínima de 80%.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Lula defende regulação de big techs durante reunião ministerial

Lula defende regulação de big techs durante reunião ministerial

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as big techs devem seguir a legislação nacional para operar no país, mesmo após ameaças de Donald Trump.
L
CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra devolução de dinheiro desviado por sindicatos e associações

CPMI do INSS: Coronel Chrisóstomo cobra devolução de dinheiro desviado por sindicatos e associações

Deputado federal defendeu que valores recuperados de entidades sejam usados para indenizar aposentados, pensionistas e pessoas com deficiência.
L
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal

Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal

O ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu que a polícia penal do Distrito Federal deve monitorar integralmente a residência de Jair Bolsonaro, que já cumpre prisão domiciliar.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para garantir tratamento prioritário da endometriose no SUS em Rondônia

Proposta cria programa estadual voltado à saúde integral das mulheres e prioriza diagnóstico precoce
L
Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Dra. Taíssa destina R$ 300 mil para a 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Evento no distrito de Palmeiras terá shows, atrações culturais e cursos gratuitos da Escola do Legislativo
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista se fere em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Motociclista se fere em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motoneta ocorreu em uma rotatória e a mulher foi levada pelo Corpo de Bombeiros para a UPA.
12
Homem é preso com armas de fogo em Rolim de Moura

Homem é preso com armas de fogo em Rolim de Moura

Ação da equipe PATAMO da PM aconteceu durante uma abordagem de rotina por infração de trânsito e levou à apreensão de revólveres e munições.
14
Mãe e filho são vítimas de roubo e criança de 3 anos é agredida em RO

Mãe e filho são vítimas de roubo e criança de 3 anos é agredida em RO

Crime em Rolim de Moura aconteceu na terça-feira. Criminoso, que estava em uma moto, roubou pertences e agrediu o garoto com a arma.
16
Homem é assassinado com golpes de machado e martelo em Cacoal

Homem é assassinado com golpes de machado e martelo em Cacoal

Corpo da vítima, identificada como André Serafim de Lima, foi encontrado em uma residência no bairro Habitar Brasil.
18
Acidente na BR-364 deixa um morto e três feridos

Acidente na BR-364 deixa um morto e três feridos

Colisão entre dois carros e uma moto teria sido causada por tentativa de ultrapassagem e buraco na pista.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sicredi é reconhecido como uma das 25 melhores empresas para trabalhar na América Latina

Instituição financeira cooperativa estreia no ranking GPTW LATAM 2025 e reforça seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável e inclusivo
L
Alunos vandalizam escola pública e são detidos em Vilhena

Alunos vandalizam escola pública e são detidos em Vilhena

Adolescentes são flagrados danificando equipamentos e câmeras de segurança, e um deles é pego com maço de cigarros.
12

Como superar os desafios da economia pessoal | lições de Guilherme Giacon no Conexão RH

O economista Guilherme Giacon compartilha no Conexão RH dicas práticas para organizar as finanças, evitar armadilhas e recuperar o equilíbrio do bolso.
L

Presidente do TRT-14 recebe medalha nos 20 anos do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior foi homenageado em solenidade no TST que celebrou duas décadas de atuação do CSJT
L
Homem tenta fugir com sacola de drogas em distrito a 90 km de Vilhena

Homem tenta fugir com sacola de drogas em distrito a 90 km de Vilhena

O suspeito, de 29 anos, tentou fugir com uma sacola de entorpecentes em um distrito a 90 km de Vilhena. A mulher que o alertou também foi presa.
14
Adolescente desaparece após sair de escola em Vilhena

Adolescente desaparece após sair de escola em Vilhena

Jovem de 15 anos, que mora na zona rural, foi vista saindo da instituição de ensino na área urbana e não retornou para casa.
10

Anti-cio em cães e gatos | riscos e recomendações para tutores responsáveis

O uso de anti-cio em cães e gatos pode causar sérios riscos à saúde dos animais. Veterinários reforçam que a castração é o método mais seguro e eficaz.
L

Projeto “Lixúria” encerra atividades em Porto Velho após receber mais de 800 crianças com arte e sustentabilidade

Com apoio da Energisa, o Busão das Artes promoveu dez dias de programação no Complexo da EFMM, unindo cultura, educação ambiental e consciência social
L
Mulheres na Pesca realiza segunda edição com recorde de participantes em Porto Rolim, município de Alta Floresta/RO

Mulheres na Pesca realiza segunda edição com recorde de participantes em Porto Rolim, município de Alta Floresta/RO

O ambiente foi de pura energia positiva. Entre risos, histórias trocadas e novos laços de amizade, cada participante viveu dias de descontração e integração, deixando de lado as preocupações cotidianas para aproveitar momentos únicos à beira do Guaporé.
L
Prefeitura de Porto Velho lança edital para locação de imóvel da USF Mariana

Prefeitura de Porto Velho lança edital para locação de imóvel da USF Mariana

Chamamento público garante funcionamento contínuo da unidade de saúde durante reforma do prédio atual no bairro Mariana
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.