QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

Parlamentares aprovam projetos e votam vetos do Poder Executivo

População pode acompanhar sessões pelo canal da TV Assembleia, 7.2.

Publicado em 

Por Eliete Marques

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de lei, projetos de lei complementar e ainda deliberou sobre vetos do Poder Executivo, durante sessão ordinária e sessões extraordinárias, na terça-feira (21). Os parlamentares também aprovaram projetos de resolução e requerimentos. Confira as proposições.

Imagem Antônio Lucas

Projetos de Lei Ordinária:

24/2023, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – dispõe sobre a atualização do subsídio mensal dos(as) magistrados(as) do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

25/2023, de autoria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – dispõe sobre a atualização do subsídio mensal dos Conselheiros, Conselheiros Substitutos e Procuradores do Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, e dá outras providências.

26/2023, de autoria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – dispõe sobre a reposição salarial aos servidores ativos e inativos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, com vista a recompor as perdas inflacionárias e dá outras providências.

27/2023, de autoria do deputado Delegado Camargo (Republicanos) – dispõe sobre a Política de Proteção Integral às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a serem atendidas nas delegacias da mulher, âmbito do estado de Rondônia.

Projetos de Lei Complementar:

PLC 2/2023, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – altera dispositivos da Lei Complementar nº 568, de 29 de março de 2010, que dispõe sobre a carreira dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

10/2023, de autoria do Ministério Público do Estado de Rondônia – dispõe sobre a reserva de vagas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos no âmbito do Ministério Público de Rondônia.

11/2023, de autoria do Ministério Público do Estado de Rondônia – fixa subsídio dos membros do Ministério Público do Estado de Rondônia, de que tratam os artigos 39, §4º, 127,§2º, e 128, §5º, inciso I, alínea c, todos da Constituição Federal e dá outras providências.

12/2023, de autoria da Mesa Diretora – altera o inciso IV do item 2 do inciso X do Anexo VII da Lei Complementar nº 1.056, de 26 de fevereiro de 2020, que "Estabelece a Estrutura Político Administrativa da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

13/2023, de autoria do Poder Executivo – reajusta o subsídio mensal da carreira de procurador do estado de que trata o §1° do art. 154 da Lei Complementar n°620, de 20 de julho de 2011.

Projetos de Resolução:

15/2023, de autoria do deputado Delegado Camargo – dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de Defesa do Agronegócio e da Propriedade Privada, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

16/2023, de autoria do deputado Delegado Camargo – dispõe sobre a criação da frente Parlamentar de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, "bancada da bala" no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Vetos totais mantidos:

3/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1582/2022, de autoria do deputado Alex Redano, que “Altera e acrescenta dispositivos à redação da Lei n° 2.443, de 31 de março de 2011, e dá outras providências”.

4/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1624/2022, de autoria do deputado Chiquinho da Emater, que “Faculta o registro, nos documentos pessoais de identificação, no âmbito do estado de Rondônia, das informações que especifica”.

7/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1730/2022, de autoria do deputado Jean Oliveira, que “Aplica-se, no contexto do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV- 2 (Covid-19), o previsto na Lei Complementar Federal n° 191, de 8 de março de 2022, no que se refere a contagem de tempo como período aquisitivo necessário para a concessão de quinquênios e sexta-parte a todos os servidores públicos estaduais”.

8/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1562/2022, de autoria do deputado Jean Mendonça, que “Dispõe sobre a proibição de uso de relatórios de Crédito ao Consumidor, Score, para fins empregatícios, e dá outras providências”.

9/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1619/2022, de autoria do deputado Cirone Deiró, que “Dispõe sobre a criação do Programa Rondônia nas séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil e dá outras providências”.

10/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1687/2022, de autoria do deputado Eyder Brasil, que “Dispõe sobre a consignação nos registros do Policial Militar e do Bombeiro Militar que passam para a inatividade, o posto ou graduação correspondente aos proventos que recebem”.

11/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1540/2022, de autoria do deputado Chiquinho da Emater, que “Dispõe sobre a validade do Laudo Médico Pericial e das requisições médicas para tratamento e acompanhamento das deficiências físicas, mentais, e/ou intelectuais de caráter irreversíveis”.

12/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1742/2022, de autoria do deputado Pimentel, que “Institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrada anualmente na semana que compreender o dia 10 de outubro”.

13/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1741/2022, de autoria do deputado Jesuíno Boabaid, que “Dispõe sobre os critérios de atendimento pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia e dá outras providências”.

14/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1740/2022, de autoria do deputado Pimentel, que “Institui a Política de Apoio à Economia Criativa no estado de Rondônia”.

15/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1365/2021, de autoria do Poder Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar por Anulação, até o valor de R$ 3.600.000,00, em favor da Unidade Orçamentária Defensoria Pública do Estado de Rondônia – DPE”.

16/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1745/2022, de autoria do deputado Adelino Follador, que “Revoga a Lei n° 1.821, de 30 de novembro de 2007, que ‘Denomina a Rodovia Estadual 459, de Marcelo Valichec de Andrade’”.

18/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1756/2023, de autoria do deputado Laerte Gomes, que “Acrescenta dispositivo à Lei nº 1.558, de 26 de dezembro de 2005, que ‘Cria incentivo tributário a estabelecimentos industriais localizados no estado de Rondônia’”.

19/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei Complementar nº 203/2023, de autoria da Mesa Diretora, que “Altera a Lei Complementar n° 1.056, de 26 de fevereiro de 2020, que ‘Estabelece a Estrutura Organizacional Político-Administrativa da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia’”.

Vetos parciais mantidos:

1/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1622/2022, de autoria do deputado Ismael Crispin, que “Institui a Política Estadual de apoio ao Turismo Rural na Agricultura Familiar do estado de Rondônia”.

2/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1555/2022, de autoria da deputada Rosângela Donadon, que “Institui o Março Lilás no Calendário do estado como Campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, no âmbito do estado de Rondônia, e dá outras providências”.

3/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1726/2022, de autoria do deputado Pimentel, que “Institui a campanha Juventude Protagonista do estado de Rondônia”.

4/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1539/2022, de autoria do deputado Alan Queiroz, que “Dispõe sobre o parcelamento de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores – IPVA em até cinco vezes no âmbito do estado de Rondônia”.

5/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1538/2022, de autoria do deputado Alex Silva, que “Torna obrigatória a divulgação, pelos meios que especifica, de mensagem relativa às penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato, apontando formas para efetuar denúncias”.

6/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1440/2021, de autoria do deputado Alex Silva, que “Institui o Dia das Artes Marciais no estado de Rondônia, a ser celebrado no dia 30 de agosto”.

7/2023 – Veto Parcial ao Projeto de Lei nº 1370/2021, de autoria do deputado Alex Silva, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais, clínicas ou consultórios fornecerem extrato de todos os procedimentos realizados por paciente, no estado de Rondônia, e dá outras providências”.

Vetos totais rejeitados:

1/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1620/2022, de autoria do deputado Alan Queiroz, que “Institui a realização do exame que detecta a trombofilia, a toda mulher em idade fértil, no âmbito do estado de Rondônia, e dá outras providências”.

2/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1541/2022, de autoria do deputado Ismael Crispin, que “Dispõe sobre a consideração do indivíduo diagnosticado com audição unilateral como pessoa com deficiência, para os fins de ingresso na reserva percentual de vagas para o provimento de cargos e empregos públicos, e dá outras providências”.

5/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1732/2022, de autoria do deputado Jean Oliveira, que “Autoriza o Poder Executivo a adquirir e distribuir gás em botijão – GLP (gás liquefeito de petróleo) ou disponibilizar vale-gás às famílias em situação de maior vulnerabilidade social do estado de Rondônia”.

6/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei nº 1731/2022, de autoria do deputado Jean Oliveira, que “Reconhece as pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do estado de Rondônia”.

17/2023 – Veto Total ao Projeto de Lei Complementar nº 202/2022, de autoria do deputado Pimentel, que “Dispõe sobre a alteração do nome do Hospital Infantil São Cosme e Damião em Porto Velho para Hospital Infantil Dra. Antonieta Rodrigues Gama e dá outras providências”.

Na sessão desta quarta-feira (22), parlamentares discursaram na tribuna, mas não houve aprovação de projetos. As sessões podem ser acompanhadas no canal da TV Assembleia, 7.2, ou pelo YouTube. Já as proposições podem ser acessadas por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Eyder Brasil apoia evento “Ambiente de Glória” em Porto Velho

Eyder Brasil apoia evento “Ambiente de Glória” em Porto Velho

Programação religiosa com entrada solidária deve reunir cerca de mil pessoas em dois dias de louvor, arrecadando alimentos para ações sociais na zona sul da capital.
L
Refis de Rondônia vira alvo de desinformação e reacende debate sobre fake news e polarização política

Refis de Rondônia vira alvo de desinformação e reacende debate sobre fake news e polarização política

Programa de refinanciamento tributário aprovado pela Assembleia é alvo de narrativas falsas nas redes, enquanto especialistas apontam impacto positivo na arrecadação e repasses aos municípios.
L
Deputados aprovam reajuste salarial "fura-teto constitucional" no salário de servidores da Câmara e do Senado após volta do recesso

Deputados aprovam reajuste salarial “fura-teto constitucional” no salário de servidores da Câmara e do Senado após volta do recesso

Projetos também incluem novo plano de carreira para servidores do Senado e criação de institutos federais; medidas geram estimativa de impacto orçamentário elevado.
L
Vereador Dr. Santana defende expansão de plantão social em Porto Velho

Vereador Dr. Santana defende expansão de plantão social em Porto Velho

Durante ação realizada no Residencial Porto Fino, parlamentar cobrou que serviços de cidadania cheguem aos distritos da Ponta do Abunã e comunidades do Baixo Madeira.
L
STF define data para julgamento sobre alcance da Lei de Anistia

STF define data para julgamento sobre alcance da Lei de Anistia

Ministros devem decidir em fevereiro se o perdão aos crimes da ditadura militar abrange casos de ocultação de cadáver e desaparecimentos forçados no país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Consulta ao Abono Salarial PIS/Pasep 2026 já está disponível

Consulta ao Abono Salarial PIS/Pasep 2026 já está disponível

Trabalhadores podem conferir se têm direito ao benefício referente ao ano-base 2024 através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal oficial do governo.
L
Inscrições para o Fies 2026 encerram nesta sexta-feira

Inscrições para o Fies 2026 encerram nesta sexta-feira

Estudantes têm até as 23h59 para disputar uma das 67 mil vagas de financiamento do primeiro semestre; programa exige média no Enem e renda familiar limitada.
L
Inscrições para a Olimpíada de Matemática estão abertas

Inscrições para a Olimpíada de Matemática estão abertas

Escolas de todo o país podem registrar estudantes do ensino fundamental e médio na 21ª edição da Obmep que oferece bolsas de incentivo científico e medalhas.
L
Senado defende fim da escala 6x1 e redução de jornada de trabalho

Senado defende fim da escala 6×1 e redução de jornada de trabalho

Para o senador Paulo Paim, debate ganha força após o governo federal incluir o tema como prioridade para 2026 e sinalizar envio de proposta com urgência.
L
Sambistas promovem doação de sangue com a Fhemeron

Sambistas promovem doação de sangue com a Fhemeron

Família Asfaltão mobiliza comunidade para reforçar estoques e incentivar solidariedade em ação que busca ampliar o número de doadores na próxima semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Reunião em ambiente formal.

Recurso assegurado por Gislaine Lebrinha garante compra de notebooks em Seringueiras

Investimento de R$ 81,1 mil, solicitado pela vereadora Jéssica da Saúde, vai fortalecer a estrutura tecnológica da rede municipal de ensino.
L
Governo revoga aumento de passageiros no aeroporto Santos Dumont

Governo revoga aumento de passageiros no aeroporto Santos Dumont

Decisão que permitia expansão de 6,5 milhões para 8 milhões de passageiros por ano foi suspensa após reunião de Lula com prefeito Eduardo Paes.
L
Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli garantem R$ 693 mil para agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli garantem R$ 693 mil para agricultura em Nova Mamoré

Investimento fortalece a agricultura familiar e melhora as condições de trabalho no campo.
L
Alex Redano intensifica defesa jurídica de moradores da Estação Ecológica Soldado da Borracha

Alex Redano intensifica defesa jurídica de moradores da Estação Ecológica Soldado da Borracha

Baseado em conclusões de CPI, presidente da Assembleia Legislativa contesta decreto de criação da unidade e busca garantir emissão de GTAs e direito de propriedade.
L
Alero esclarece que é fake news suposto perdão de dívida bilionária da Energisa

Alero esclarece que é fake news suposto perdão de dívida bilionária da Energisa

Assembleia Legislativa aprovou regras gerais para transações tributárias enviadas pelo Executivo, sem citar empresas específicas ou conceder anistia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com armas ilegais durante operação em Vilhena

Homem é preso com armas ilegais durante operação em Vilhena

Ação da Polícia Militar na zona rural resultou na apreensão de revólver Magnum e espingarda; flagrante ocorreu enquanto equipes apoiavam oficial de Justiça.
12
Mulher agride marido com facada e foge no bairro Marcos Freire

Mulher agride marido com facada e foge no bairro Marcos Freire

Crime ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira na zona leste de Porto Velho; suspeita levou o celular da vítima após o ataque dentro da residência.
16
Polícia Militar recupera moto furtada e prende autor do crime

Polícia Militar recupera moto furtada e prende autor do crime

Veículo foi localizado em residência abandonada após o suspeito confessar o delito; criminoso invadiu imóvel durante a madrugada para realizar o furto.
10
Colisão múltipla envolve caminhões e moto na BR-364 em Rondônia

Colisão múltipla envolve caminhões e moto na BR-364 em Rondônia

Acidente ocorrido na tarde de quarta-feira mobiliza equipes de resgate entre Presidente Médici e Ji-Paraná; trânsito na rodovia federal registrou lentidão.
14
Homem fere o próprio pescoço em loja de ferragens em RO

Homem fere o próprio pescoço em loja de ferragens em RO

Episódio ocorrido na Avenida JK gerou pânico entre clientes e funcionários na tarde desta quarta-feira; vítima foi socorrida e levada ao Hospital Municipal.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA – IDEAM

Rua Reverendo Elias Fontes nº 2365 – bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho-RO
L

Edital de Convocação – AGO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL, SAÚDE, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DA AMAZÔNIA – IDEAM

Rua Reverendo Elias Fontes nº 2365 – bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho-RO
L
MPRO reforça campanha “Não é Não” no Carnaval com ação educativa no Porto Velho Shopping

MPRO reforça campanha “Não é Não” no Carnaval com ação educativa no Porto Velho Shopping

Adesivação de banheiros, áreas comuns e tapume estratégico amplia conscientização contra o assédio e fortalece rede de proteção às mulheres durante o Carnaval 2026 em Rondônia.
L
Conab projeta safra recorde de café com alta de 17,1% em 2026

Conab projeta safra recorde de café com alta de 17,1% em 2026

Volume de produção deve atingir 66,2 milhões de sacas beneficiadas, superando o recorde histórico de 2020 e consolidando o crescimento do setor no país.
L
Agenda News Folia 2026 recebe Siça Andrade

Agenda News Folia 2026 recebe Siça Andrade

Presidente da BVQQ detalha desfile de 2026 e reforça pedido por respeito e paz no Carnaval.
L
Strada Endurance 2023 Com Versatilidade e Economia

Strada Endurance 2023 Com Versatilidade e Economia na Zé Veículos

Picape robusta e funcional, ideal para quem precisa de força, praticidade e baixo custo no dia a dia.
L
Capotamento em Chupinguaia resulta em morte de passageira

Capotamento em Chupinguaia resulta em morte de passageira

Acidente ocorreu próximo a frigorífico na manhã de quarta-feira; motorista com sinais de embriaguez foi detido após perder controle do veículo em uma curva.
18
Etios X 2018 Com Confiabilidade Toyota na Zé Veículos

Etios X 2018 Com Confiabilidade Toyota na Zé Veículos

Hatch econômico e resistente, ideal para quem busca durabilidade e baixo custo de manutenção.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.