QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Haddad espera aprovar plano econômico até final do ano

Medidas já aprovadas começam a vigorar a partir de 1° de maio

Publicado em 

Por Vinícius Lisboa

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje (21) que está otimista sobre o governo encontrar equilíbrio entre sustentabilidade fiscal e desenvolvimento sócio-econômico e estimou que as medidas necessárias para isso devem ser aprovadas até o fim deste ano. De Brasília, Haddad participou, virtualmente, do encerramento do seminário Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, realizado no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

Foto – Marcelo Camargo/Agência Brasil

"Estamos criando, no Congresso Nacional, um ambiente favorável a concluir, no primeiro semestre, a apresentação daquilo que é necessário para o Brasil reencontrar o caminho do desenvolvimento, e aprovar, no segundo semestre, medidas que darão sustentabilidade ao governo do presidente Lula", disse Haddad, que afirmou que muitas dessas medidas já foram anunciadas. "Penso que temos todas as condições de, no primeiro semestre, ter esse plano de voo definido. É uma tarefa difícil. É uma tarefa árdua. Os interlocutores são os mais diversos, mas os diálogos estão acontecendo".

Haddad disse que entre as medidas já apresentadas estão o reajuste do salário mínimo, mudanças na tabela do imposto de renda e o programa Desenrola, todas previstas para vigorar a partir de 1° de maio.

"Estamos na expectativa de uma convergência entre as políticas fiscal e monetária, para que nós possamos utilizar essa gordura de juros elevados em benefício de um programa sustentável de desenvolvimento, com baixa inflação. É absolutamente possível no Brasil".

Em abril, o ministro disse que o governo vai apresentar um conjunto de medidas regulatórias, como um novo marco regulatório para as parcerias público privadas e medidas para melhorar o ambiente de crédito no país, que estão em elaboração junto a equipes do Tesouro Nacional e do Banco Central, respectivamente.

"No que compete à Fazenda, se tivermos a condição de, em um semestre, encaminhar ao Congresso tanto a questão do marco fiscal quanto as medidas de crédito e regulatórias, para alavancar investimento, tenho certeza que vamos apresentar um desenho concluído do que esse governo pretende para o futuro do país", disse Haddad, que também prevê para o primeiro semestre um mapeamento de medidas voltadas para transição ecológica. "Para que possamos não ter qualquer tipo de desenvolvimento, mas um tipo de desenvolvimento aderente ao que mundo espera de um país como o Brasil".

Novo Arcabouço Fiscal

Após apresentar o projeto do novo arcabouço fiscal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sábado (18), Haddad afirmou que passou os últimos três dias dialogando com interlocutores para preparar o terreno político para as propostas no Congresso Nacional.

"Penso que a reforma tributária, com a constituição do grupo de trabalho pelo presidente [da Câmara] Arthur Lira, vai avançar na Câmara dos Deputados, com o entusiasmo e com o sentimento e parceria do Senado Federal, que vai aguardar a conclusão do grupo de trabalho para dar andamento às deliberações", disse Haddad. "Penso que temos total condição de votar, na Câmara, entre junho e julho, e, no Senado, no segundo semestre."

O ministro afirmou que a equipe do secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, já trabalha na modificação de outros impostos, como o Imposto de Renda e o imposto sobre folha de pagamento, que poderão ser modificados como projetos de lei, em vez de propostas de Emenda Constitucional.

O ministro argumentou que a reforma tributária vai trazer ganhos que não têm sido considerados por analistas econômicos, substituindo um cenário de caos por um sistema tributário simples, que trará mais contribuintes à legalidade e aumentará a produtividade de setores como a indústria. Outro ponto que ele levanta é que a proposta reduz o peso dos impostos sobre os mais pobres, produzindo justiça tributária.

"O queremos achar é a linha fina que permita ao governo honrar seus compromissos de campanha e, simultaneamente, oferecer ao Estado brasileiro, e não ao governo, uma base fiscal sustentável para responder aos direitos sociais previstos na Constituição e que estão previstos no nosso plano de governo."

Juros elevados

Ao falar da expectativa de convergência entre as políticas fiscal e monetária, o ministro voltou a defender que os juros básicos da economia, hoje no patamar de 13,75%, sejam reduzidos pelo Banco Central.

"Nossa taxa de juros está exageradamente elevada, o que significa espaço para cortes, num momento em que a economia brasileira pode e deve decolar. Não temos porque temer, no Brasil, tomar as decisões corretas tanto do ponto de vista do arcabouço fiscal quanto do ponto de vista monetário, porque há espaço para isso, para fazer convergir a política fiscal e monetária, garantindo a todos a sustentabilidade sócio-econômica do nosso projeto."

Fernando Haddad disse que o Brasil é "prisioneiro do curto prazo" e que as propostas elaboradas pelo governo para a economia pretendem dar ao país um horizonte de desenvolvimento de longo prazo e sustentabilidade.

"Termino com os votos de que a gente saia dessa armadilha de curtíssimo prazo em que estamos envolvidos. Nós precisamos sair dessa discussão de todo mundo colado na tela do computador para saber se o dólar subiu um centavo ou caiu um centavo, se a bolsa subiu um ponto ou desceu um ponto. O Brasil é maior do que isso. O Brasil pode se pensar no médio e longo prazo, e é isso que vai garantir aos cidadãos, aos investidores e aos empresários, à classe política, a certeza de que vamos voltar ao caminho certo, do que não deveríamos ter saído". 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Ministério das Comunicações investiga apresentador Ratinho por declarações transfóbicas

Secretaria de Radiodifusão apura conduta após ofensas contra a deputada Erika Hilton; Ministério Público Federal pede multa de R$ 10 milhões.
L
Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Ministro André Mendonça prorroga inquérito sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal terá mais 60 dias para concluir investigações da Operação Compliance Zero; suspeitas de rombo financeiro chegam a R$ 17 bilhões.
L
Governo anuncia medidas para punir empresas que descumprirem tabela de frete mínimo

Governo anuncia medidas para punir empresas que descumprirem tabela de frete mínimo

Ministro dos Transportes propõe barrar contratações de transportadoras reincidentes; ação visa conter insatisfação de caminhoneiros e ameaça de greve.
L
Governar: reunião fortalece rede de governança em RO

Governar: reunião fortalece rede de governança em RO

Encontro no Tribunal de Contas reúne líderes do sistema de Justiça para alinhar ações e ampliar a eficácia de políticas públicas em Rondônia.
L
TJRO: presidente participa de debates em Brasília

TJRO: presidente participa de debates em Brasília

Eventos no STJ e STF reuniram magistrados para discutir os 10 anos do Código de Processo Civil e os impactos da emergência climática nos direitos humanos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo propõe zerar ICMS sobre diesel importado com compensação parcial aos estados

Governo propõe zerar ICMS sobre diesel importado com compensação parcial aos estados

União oferece cobrir 50% da perda de arrecadação para conter alta nos preços; medida temporária visa garantir abastecimento em meio ao conflito no Oriente Médio.
L

In Foco Podcast: Nilce Casara conta sua trajetória na política e educação de Rondônia

O In Foco Podcast segue reforçando seu compromisso de valorizar histórias reais, experiências marcantes e personagens que contribuíram para o desenvolvimento de Rondônia.
L

Tempestades intensas até sexta-feira colocam capital e regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia em alerta para alagamentos e raios

Condições atmosféricas favorecem tempestades frequentes e acumulados elevados de chuva nos próximos dias.
L
Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Medida busca frear impactos do conflito no Oriente Médio e evitar greve de caminhoneiros; governadores resistem e alegam risco à arrecadação.
L
SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

Cursos nas áreas industriais contemplam jovens e trabalhadores em cinco cidades, com opções presenciais e semipresenciais até abril.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus destina R$ 85 mil para fortalecimento da pecuária em Mirante da Serra

Cláudia de Jesus destina R$ 85 mil para fortalecimento da pecuária em Mirante da Serra

Investimento busca aumentar produtividade e qualidade do gado no município.
L
Orçamento 2027: audiência pública em Porto Velho

Orçamento 2027: audiência pública em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho convida moradores para audiência do Orçamento Participativo 2027, onde população poderá definir prioridades de investimentos no município.
L
Caminhada "Juntos Contra a Solidão" é tema entre Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS

Caminhada “Juntos Contra a Solidão” é tema entre Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS

Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS definem preparativos para evento no Espaço Alternativo; ação celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down.
L
Eleições 2026: MP e TRE alinham ações em RO

Eleições 2026: MP e TRE alinham ações em RO

Reunião em Porto Velho integra MP Eleitoral e TRE para definir estratégias de segurança, prevenir fraudes e garantir transparência nas eleições de 2026.
L
Mães atípicas: Cristiane Lopes amplia capacitação

Mães atípicas: Cristiane Lopes amplia capacitação

Projeto apoiado por deputada Cristiane Lopes certifica mães atípicas em Ji-Paraná, amplia oportunidades e fortalece inclusão social e autonomia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Colisão ocorreu no cruzamento das ruas Benedito Inocêncio e Daniela no bairro Três Marias
14
Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Equipe do 5º Batalhão apreende diversos tipos de entorpecentes e prende suspeito após denúncias de tráfico em Porto Velho.
10
Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Incêndio começou no motor enquanto o veículo trafegava pela Avenida Transcontinental; proprietário perdeu documentos e pertences.
12
Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Vítima sofreu fratura na clavícula ao ser derrubada por veículo em marcha à ré na Avenida Padre Adolfo Rohl; passageira teve escoriações leves.
14
Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Equipes de resgate localizaram o corpo da vítima após buscas intensas com máquinas pesadas; outros três trabalhadores ficaram feridos no acidente em Ariquemes.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Glodner Pauletto recebe corregedor da DPE-RO em Porto Velho

Glodner Pauletto recebe corregedor da DPE-RO em Porto Velho

Encontro institucional reforça cooperação entre Judiciário e Defensoria para ampliar o acesso à Justiça em Rondônia.
L
Transpetro expande atuação e passa a realizar transporte marítimo para empresas privadas

Transpetro expande atuação e passa a realizar transporte marítimo para empresas privadas

Subsidiária da Petrobras fecha contratos inéditos com Ipiranga e Trafigura; estratégia visa ampliar faturamento diante da alta na produção de petróleo.
L
Alexandre Miguel recebe vice-cônsul da Itália em RO

Alexandre Miguel recebe vice-cônsul da Itália em RO

Visita institucional reforça relações diplomáticas e destaca cooperação entre Rondônia e representação italiana.
L
Isaias Fonseca lança campanha Declare Seu Amor 2026 em Ji-Paraná

Isaias Fonseca lança campanha Declare Seu Amor 2026 em Ji-Paraná

Ação do TJRO mobiliza municípios para ampliar destinação do Imposto de Renda a projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e idosos.
L