Por Wanglézio Braga
Presidindo a sessão ordinária de hoje (28), da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), o deputado Jean Oliveira (MDB) reclamou da falta de intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante os discursos dos deputados. A falha só foi percebida após reclamação de pessoas surdas que assistiam a sessão pelas redes sociais.
Diretamente da Mesa, o parlamentar exigiu providências imediatas da Secretaria Legislativa. No momento, a sessão já chegava a 35 minutos de duração, vários parlamentares chegaram a usar a tribuna sem o dispositivo.
“Estamos aqui e sinto falta dos intérpretes de Libras. Eles não estão aqui. Nós já recebemos cobranças pelas redes sociais. Quem está acompanhando não tem intérprete. Nossa sessão não foi transmitida com intérprete. Peço da secretaria legislativa que tome uma providência para colocar aqui, nessa sessão, um intérprete novamente”, disparou.
Uma profissional iniciou os trabalhos, dividindo a tela de transmissão da ALE-RO com os deputados, quase dez minutos depois do pedido de Jean resolvendo a situação.
Seguindo a um dispositivo da Mesa Diretora, as sessões da ALE-RO devem ser acessíveis com tradutores de Libras para o público que possui algum tipo de deficiência auditiva. Além das sessões, o site institucional também precisa ter acessibilidade, conforme prega uma resolução.