Por Wanglézio Braga
O ex-governador e atual senador de Rondônia, Confúcio Moura (MDB) usou seu espaço na internet, no Blog do Confúcio, para publicar uma crônica enaltecendo a maior festa popular do mundo, o Carnaval, ao mesmo tempo que em que pede que a política brasileira jogue no lixo o populismo descarado. Entre uma linha e outra, o senador pede organização além do carnaval, como também em assuntos burocráticos do INSS.
“O Brasil é uma “Vai- Vai” do Carnaval paulista. Ou pode ser, vai não vai, e tudo se esbarra na festa do povo a cada ano. Porque na festa ninguém pensa em coisas de política. E tudo explode em alegria contagiante. Realmente, é muito bonito. Quando muito, na grandeza de tudo, o Governo entra no jogo, recomendando o uso da “camisinha” e a prevenção do assédio. Afora isto tudo, logo depois do carnaval, a cada ano, o país se reinicia. E reinicia como um computador, mas precisa de abastecimento de conteúdos, de coisas sérias, mesmo que sejam pequenas ações. A festa é popular, mas na política brasileira há necessidade de jogar no lixo o populismo descarado, errado, com visão de curto prazo e que no ano que vem e de outros anos que se passaram, nada tem acrescentado ao desenvolvimento do povo”, escreveu.
Finalizando o seu texto, com pitadas de ironia, Confúcio pede que o “estado” também pegue firme e organize demandas da população. “Até parece que o carnaval é a solução, e que a festa poderia durar o ano inteiro, para não se ver o nosso miserê. Pegar firme e organizado, avaliado na educação das crianças. Fundamental. Arrumar a situação das perícias médicas do INSS que têm sido desrespeitosa com doentes e aposentados. E assim vai. Vai e Vai. Arrumando a casa, uma coisa de cada vez”, concluiu.