TERÇA-FEIRA, 22/07/2025

Lula defende democratização e regulação de plataformas digitais

Em carta à Unesco, presidente propõe diretrizes globais para o setor.

Publicado em 

Lula defende democratização e regulação de plataformas digitais - News Rondônia

Por Andreia Verdélio

Em carta à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a regulação de plataformas digitais para enfrentar a disseminação de mentiras e desinformações no ambiente virtual. Lula disse também que é preciso combater a concentração do mercado digital com a democratização da internet e a promoção da autonomia dos países em desenvolvimento nessa área.

Lula defende democratização e regulação de plataformas digitais - News Rondônia
Imagem Marcello Casal Jr

Em atenção ao convite da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, Lula enviou a carta, que foi lida nesta quarta-feira (22), em Paris, na abertura da conferência Internet for Trust (Por uma Internet Confiável). Com o evento, a Unesco propõe a discussão de diretrizes globais para regulamentar as plataformas digitais, melhorar a confiabilidade das informações e proteger a liberdade de expressão e os direitos humanos.

“Precisamos de equilíbrio. De um lado, é necessário garantir o exercício da liberdade de expressão individual, que é um direito humano fundamental. De outro lado, precisamos assegurar um direito coletivo: o direito de a sociedade receber informações confiáveis, e não a mentira e a desinformação. Também não podemos permitir que a integridade de nossas democracias seja afetada pelas decisões de alguns poucos atores que hoje controlam as plataformas”, escreveu Lula.

A coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, Maria Mello, que participa das discussões no evento da Unesco, em Paris, destacou que o mundo todo vem debatendo e avançando sobre regulação de plataformas e que é necessário um esforço de comunicação que mostre que não se está falando sobre censura. Ela compara, por exemplo, as medidas que já foram tomadas em relação ao consumo de tabaco no Brasil, em que o produto continua sendo produzido e vendido, mas partindo de parâmetros que assegurem mais segurança à população.

“O debate precisa ser ampliado, e essas questões devem ser apresentadas da forma mais urgente, transparente e compreensível possível. Este foi, inclusive, um ponto do painel que realizamos ontem aqui no evento com o influenciador Felipe Neto, que defende um processo de diálogo intenso com criadores de conteúdo na internet, para que se conscientizem e possam contribuir para tornar mais nítida a discussão. Jornalistas também precisam se dispor a compreender melhor os textos que vêm sendo debatidos, assim como as legislações de outros países que inspiram as discussões”, afirmou à Agência Brasil.

Proteção e direitos

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil que trabalha pela proteção à infância. Maria ressaltou que as crianças representam um terço de todos os usuários de internet no mundo, embora muitas plataformas digitais não permitam, em seus termos de uso, a participação desse público.

“As crianças são afetadas por problemas que vão desde a coleta e o tratamento de seus dados pessoais com o objetivo de modulação comportamental, de direcionamento de publicidade, o que é ilegal em nosso país, até o vício que o modelo de negócios baseado em engajamento gera, passando pelo consumo de conteúdo desinformativo e de ódio, entre outros muitos riscos”, disse Maria.

Para ela, uma regulação poderia demandar o comprometimento das plataformas com a proteção dessa parcela da população.

“Por serem hipervulneráveis, crianças devem ter proteção especial onde quer que estejam, inclusive na internet. Todos os setores da sociedade, incluindo as plataformas digitais, precisam assumir seu dever de cuidado com crianças e adolescentes na internet”, argumentou a coordenadora do Instituto Alana.

A Unesco iniciou um processo de consulta aberta para consolidar uma estrutura digital com as principais diretrizes de regulação das mídias digitais.

Desinformação

Na carta à Unesco, o presidente Lula disse que os ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília, foram resultado de uma campanha “gestada, organizada e difundida” por meio das diversas plataformas digitais e aplicativos de mensagens.

“O que ocorreu naquele dia foi o ápice de uma campanha, iniciada muito antes, que usava como munição a mentira e a desinformação. E tinha, como alvos, a democracia e a credibilidade das instituições brasileiras. […] repetiu o mesmo método que já tinha gerado atos de violência em outros lugares do mundo. Isso tem que parar”, afirma o presidente.

Para Lula, a regulação das plataformas tem que ser feita de forma transparente, e com a participação social, para garantir sua eficiência, e ser coordenada multilateralmente no plano internacional, envolvendo governos, especialistas e sociedade civil. “A regulação deverá garantir o exercício de direitos individuais e coletivos. Deverá corrigir as distorções de um modelo de negócios que gera lucros explorando os dados pessoais dos usuários”, argumentou o presidente.

Na carta, Lula afirma que as plataformas digitais definiram a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam e como consomem produtos e serviços. Para o presidente, a internet trouxe “resultados extraordinários” para a economia global e para as sociedades, ajudando na promoção e difusão do conhecimento, facilitando o comércio, aumentando a produtividade e ampliando a oferta de serviços e a circulação de informações.

Em outra medida, o presidente diz que o ambiente digital acarretou a concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países. “Trouxe, também, riscos à democracia. Riscos à convivência civilizada entre as pessoas. Riscos à saúde pública. A disseminação de desinformação durante a pandemia contribuiu para milhares de mortes. Os discursos de ódio fazem vítimas todos os dias. E os mais atingidos são os setores mais vulneráveis de nossas sociedades”, diz, na carta.

Democratização da internet

O presidente Lula também destaca que é preciso reduzir o “fosso digital” e promover a autonomia dos países em desenvolvimento nessa área. Para o presidente, os benefícios conquistados com o desenvolvimento da internet e com as plataformas digitais estão distribuídos de maneira desproporcional entre as pessoas de diferentes níveis de renda, ampliando a desigualdade social.

“Precisamos garantir o acesso à internet para todos, fomentar a educação e as habilidades necessárias para uma inserção ativa e consciente de nossos cidadãos no mundo digital. Países em desenvolvimento devem ser capazes de atuar de forma soberana na moderna economia de dados, como agentes e não apenas como exportadores de dados ou consumidores passivos dos conteúdos”, escreveu o presidente.

Para Maria Mello, do Instituto Alana, a regulação é um passo para a democratização, mas não se concretiza sem ações profundas em termos de acesso, conectividade, letramento e educação como um todo. Ainda segundo Maria, é preciso debater o modelo de negócios que prevalece entre as plataformas digitais, “que acaba por estimular a circulação de conteúdo danoso – uma vez que ele gera mais engajamento e, portanto, mais lucro às empresas”.

“Democratizar, nesse sentido, também significa diminuir o poder dessas empresas, possibilitando um cenário de maior concorrência. Mas esses passos precisam ser dados de forma concomitante, e em perspectiva multissetorial, ou seja, envolvendo todos os setores da sociedade”, explicou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
META 21
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputada Dra. Taíssa prestigia fanfarra em Nova Mamoré a convite do prefeito Marcélio Brasileiro

Dra. Taíssa reforça compromisso com a cultura, juventude e educação durante evento de bandas marciais em Nova Mamoré
L
Bolsonaro nega descumprimento de restrição de Redes Sociais ao STF

Bolsonaro nega descumprimento de restrição de Redes Sociais ao STF

A defesa do ex-presidente afirma que ele não controla postagens de terceiros e pede esclarecimento sobre a proibição de entrevistas.
L
Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar repudia denúncia de abuso contra adolescente com TEA em escola de Porto Velho

Parlamentar manifesta solidariedade à vítima, cobra apuração rigorosa e destaca projetos de lei voltados à proteção infantojuvenil e inclusão de pessoas com autismo
L
Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Defesa de Bolsonaro tem até as 21h13 para enviar explicações a Moraes

Advogados precisam esclarecer o descumprimento de medidas sobre redes sociais até 21h13 desta terça-feira.
L
oficina-do-dream-da-amazonia-entrega-orteses-com-apoio-da-deputada-silvia-cristina

Oficina do Dream da Amazônia entrega órteses com apoio da deputada Sílvia Cristina

Em parceria com a fundação Pio XII, ação deve beneficiar 120 pacientes com órteses produzidas em Porto Velho, agilizando o atendimento
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governo de RO divulga lista de classificados para programa habitacional Meu Sonho, com subsídio para cinco mil famílias

Programa Meu Sonho, do governo de Rondônia, oferece subsídio de até R$ 30 mil para famílias financiarem imóveis em 52 municípios; mais de 100 mil classificados avançam
L

Agenda News | Entrevista Dra. Amanda Assis

Nesta terça-feira, 22 de julho, o Agenda News recebe a Dra. Amanda Assis, médica e pós-graduada em Dermatologia, para uma conversa reveladora sobre um dos tratamentos mais procurados da atualidade: o bioestimulador de colágeno.
L
Rondônia: ausência de precipitações e baixa umidade favorecem o tempo quente nos próximos dez dias

Rondônia: Ausência de precipitações e baixa umidade favorecem o tempo quente nos próximos dez dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixa umidade no Sul do estado. De acordo com o órgão, nesses locais a umidade varia entre 20% e 30%.
L

Giro News | Entrevista Wagner Martins – NOVA364

Nesta terça-feira, dia 22, às 16h, o programa Giro News recebe Wagner Martins, CEO da NOVA364, para uma entrevista exclusiva com o jornalista André Henrico.
L

Comunidade News | Entrevista Marcuce Miranda

O Comunidade News desta terça-feira, 22 de julho, às 15h, recebe o enfermeiro Marcuce Antônio Miranda dos Santos, doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR e apoiador estratégico do Ministério da Saúde para a saúde da população negra em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

Prefeitura planeja maior concurso público da história de Porto Velho com salários de até R$ 22 mil, diz Léo Moraes

A expectativa é que o primeiro edital seja lançado ainda em 2025
L

Feirão do Emprego em Porto Velho vai conectar jovens ao mercado de trabalho, diz Paulo Moraes

Feirão do Emprego em Porto Velho, no dia 11 de agosto, oferece vagas, palestras e serviços gratuitos para facilitar o acesso de novos candidatos ao mercado.
L
CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

CNU dos Professores: Inscrições abertas até sexta-feira

Prazo para a Prova Nacional Docente se encerra em 25 de julho; taxa de R$ 85 deve ser paga até dia 31.
L
CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

CNU 2025: Último dia para pagar a taxa de Inscrição

Candidatos não isentos devem quitar o valor de R$ 70 até esta segunda-feira, 21 de julho, para garantir a participação.
L

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça recebe demandas para reabrir e recuperar estradas da Linha 27

Reivindicação apresentada por Pastor José Bezerra, Rafael do Uber e Zilda Inácio Santos cobra reabertura, recuperação e encascalhamento da Linha 27 em Porto Velho.
L

Dra. Taíssa Sousa destina R$ 100 mil à Associação Pestalozzi de Guajará-Mirim

Recurso será investido em materiais e equipamentos para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência.
L

Dra. Taíssa Sousa indica e Seas confirma Ação Rondônia Cidadã no distrito de União Bandeirantes

Evento gratuito levará serviços essenciais e vacinação antirrábica à população nos dias 26 e 27 de julho.
L
Saiba quais obrigações Bolsonaro deve cumprir após decisão de Moraes

Saiba quais obrigações Bolsonaro deve cumprir após decisão de Moraes

Medidas restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes foram mantidas pelo STF e seu descumprimento pode levar à prisão.
L
PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro na Câmara

Licença do deputado do PL terminou e partido alega “ações hostis” nos EUA.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casal sofre acidente de trânsito no bairro Nova Porto Velho

Casal sofre acidente de trânsito no bairro Nova Porto Velho

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com Rua México; vítimas foram socorridas pelo SAMU
10
Ciclista passa mal e morre na Estrada dos Periquitos

Ciclista passa mal e morre na Estrada dos Periquitos

O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar a vítima.
18
Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Operação policial em Cerejeiras prende quatro e apreende drogas e arma

Ação conjunta da Polícia Civil e Militar de Rondônia cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a homicídio em Cerejeiras.
10
Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

Homem é esfaqueado ao negar cerveja para criminoso na zona leste

A vítima teria dito que não pagava bebida para “vagabundos”, momento que foi atacado com um golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Polícia Civil de Rondônia prende condenado por roubo na zona leste de Porto Velho

Indivíduo com pena de 11 anos e 8 meses por roubo majorado é capturado após trabalho de inteligência do Grupo de Combate às Facções.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LO) e Outorga: JONAS GON

Licença Ambiental de Operação – LO, Nº 143285 – Termo de Outorga, Nº 321/2019
L

Segurança em Primeiro Lugar: Tudo sobre Cassino com Pix

Os cassinos com Pix oferecem ao usuário mais agilidade para as recargas, além de mais segurança nas transações. Saiba todas as vantagens desse meio
L
Prefeitura de Jaru abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Prefeitura de Jaru abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Produtos serão destinados à merenda escolar da rede municipal de ensino, conforme Edital 002/2025 publicado no Diário Oficial.
L
Prefeitura de Jaru conclui asfaltamento da rua Hermano Santos com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital

Prefeitura de Jaru conclui asfaltamento da rua Hermano Santos com apoio do deputado Dr. Luís do Hospital

Parceria entre Prefeitura de Jaru e deputado estadual viabiliza nova pavimentação no Setor 07, com recursos de emenda e mão de obra municipal.
L
Jaru abre processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar com cinco vagas de suplentes

Jaru abre processo para eleição suplementar do Conselho Tutelar com cinco vagas de suplentes

Secretaria de Desenvolvimento Social e CMDCA de Jaru lançam edital com inscrições de 23 a 29 de julho e salário de R$ 4 mil para suplentes do Conselho Tutelar.
L
FACER reforça debate sobre o Refaz em reunião na Fecomércio, participa da 92ª reunião do CONDER e prestigia evento na CDL

FACER reforça debate sobre o Refaz em reunião na Fecomércio, participa da 92ª reunião do CONDER e prestigia evento na CDL

Presidente Kelly Naahmara destaca participação ativa da FACER em temas estratégicos para o setor empresarial, como o Refaz e o desenvolvimento econômico de Rondônia.
L

Projeto-piloto da Bacia do Rio Palmeiras visa desburocratizar e fortalecer setor produtivo em Espigão do Oeste

Governo de Rondônia e órgãos parceiros lançam projeto-piloto para desenvolvimento sustentável e apoio a 355 produtores rurais da Bacia do Rio Palmeiras
L
Governo Federal libera R$ 20,6 bilhões do orçamento de 2025

Governo Federal libera R$ 20,6 bilhões do orçamento de 2025

Manutenção parcial do decreto do IOF e aumento de receitas permitem descontingenciamento de verbas; detalhes por órgãos saem dia 30.
L

Campanha educativa “Calma, vai de boa” alcança mais de 3 mil pessoas em feiras agropecuárias de Rondônia

Campanha do Detran-RO promove jogos e atividades lúdicas sobre educação no trânsito em feiras agropecuárias, atingindo mais de 3.200 pessoas no estado
L
Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Brasil avalia viabilidade de criar seu próprio sistema de GPS

Grupo de especialistas estuda se o país deve desenvolver um sistema de geolocalização por satélite, dada a complexidade e o alto custo do empreendimento.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.