QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

Léo Moraes se destaca no primeiro debate da Band

Candidato do Podemos demonstrou conhecimento do Estado, de seus problemas e apontou soluções

Publicado em 

O candidato a governador pelo Podemos, Léo Moraes, se destacou no primeiro debate organizado pela TV Meridional (Bandeirantes) entre os candidatos ao governo, realizado no início da tarde de quinta-feira (11). O atual governador, Marcos Rocha e o ex-governador Ivo Cassol, alegaram incompatibilidade de agendas e não compareceram.

Aos 38 anos, Léo Moraes foi vereador, deputado estadual, deputado federal mais votado nas últimas eleições. Por onde passou sempre deixou marcas, pelo protagonismo que exerce nos grandes debates. "Para mim é um momento especial, uma oportunidade de mudar parâmetros de desenvolvimento humano, atualmente muito baixos. Somos um Estado rico onde as pessoas estão pobres, embora tenhamos toda a riqueza natural, água em abundância, terra, minério, gente trabalhadora. Um bom governo precisa de sinergia com esses predicados. Peço que conheçam a vida de cada candidato, antes de votarem".

Léo Moraes se sobressaiu pela profundidade com que abordou cada um dos temas, sem perder o foco, nem tergiversar. Quando instado a falar, suas respostas vinham sempre embasadas em amplo conhecimento do tema proposto e com a respectiva solução para cada um dos problemas.

Léo Moraes falou sobre saúde, segurança pública, desenvolvimento e educação. O candidato mostrou estar preparado para grandes desafios. Na saúde, por exemplo, que ele considera hoje "um caos", Léo Moraes traçou um panorama geral durante a pandemia. "Fizeram espetacularização da morte. Glamour com a desgraça alheia. Rondônia teve um dos maiores índices de óbitos. Só que antes mesmo da pandemia, o governador já estava recluso em baixa da cama do palácio. Não teve e não tem coragem de tentar entender o que acontece nos municípios para perceber as necessidades e formular uma boa política pública. Continua sumido, continua fugido. É tanto que não está aqui para debater com a sociedade. Coragem é uma premissa inicial básica do gestor público", criticou.

Sobre os planos para o setor, o candidato propôs a descentralização e regionalização. "Vimos lá no Vale do Jamari o governo devolver R$ 30 milhões. Imagina o que daria para comprar em equipamentos como aparelho de ultrassonografia, de ressonância magnética, toda a parte de mobília. Isso tudo tem que mudar. Tem que ter coragem de descentralizar, regionalizar e agir".

Num determinado momento ainda alertou o atual governador para "problemas e confusão na construção do Heuro. "Mais uma voltinha dos homens de preto dentro do Palácio", disse numa referência a recente operação da Polícia Federal na Secretaria de Saúde. 

Segurança pública 

Neste setor, Léo Moraes disse que Rondônia possui policiais preparados, mas gestão inadequada. A Secretaria de Segurança finge executar algum plano, mas é só para a mídia. Para o candidato a política de segurança deve ser praticada através de política transversal, isto é, o investimento em educação, na cultura e lazer, gera economia na saúde e na segurança pública. "Isso é eficiência. È entregar mais, gastando menos. Isso passa por fazer investimentos, realizar concurso, respeitar as hierarquias, organizar polícia ostensiva, polícia preventiva, polícia de fronteira, polícia rural, é dar segurança para quem produz, para quem coloca efetivamente comida em nossos pratos".

Desenvolvimento

Ao responde sobre política de desenvolvimento, n um questionamento feito pelo Sebrae, Léo Moraes fez uma breve análise e apresentou sua proposta. "Temos muitas dificuldades desde o início da cadeia produtiva até o término dela. Temos problemas com estradas vicinais, com as rodovias estaduais e sobretudo a falta de regularização fundiária, a entrega de títulos, escrituras, que é a segurança para o produtor obter créditos e investir em suas propriedades, fazer a máquina girar, deixar dinheiro nos distritos e nas cidades. Com isso a gente entra num ciclo de desenvolvimento de muita virtude. O governador tem que chamar a responsabilidade, fazer um levante com todas as autoridades. Daí temos que falar em qualificar os nossos grãos, fazer parcerias por meio de programas como porteira adentro, horas máquinas, centrais de abastecimento. Otimizar e qualificar nossos produtos. Não faz sentido levar nossa matéria primária para fora de Rondônia. Isso daí é um erro muito grave. Temos condições de gerar valor agregado. Temos que colocar em funcionamento nossas agroindústrias. Em Rondônia temos umas sete, oito mil, porém, menos de quinhentas em funcionamento", observou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Realizado nos dias 15 e 16 de novembro, o evento reuniu centenas de moradores em uma programação marcada por acolhimento, inclusão e integração comunitária.
L
Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços no dia 22 de novembro, no Teatro Banzeiros

Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços

Os contemplados do Conjunto Habitacional Porto Madero V são convidados a participarem do sorteio de endereços que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.
L
STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

STF define penas de nove réus condenados pela trama golpista

As sentenças variam de um ano e 11 meses de regime aberto até 24 anos de prisão em regime fechado. Os acusados também devem pagar R$ 30 milhões em danos e estão inelegíveis por oito anos.
L
Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

Governo proíbe uso de linguagem neutra em documentos oficiais

A nova Política Nacional de Linguagem Simples, sancionada pelo presidente Lula, proíbe o uso de novas flexões de gênero e número em textos públicos. O objetivo é garantir comunicação mais clara e acessível ao cidadão.
L
CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

CNJ premia TRT-14 por avanço de 53% em equidade racial no Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) recebeu menção honrosa no 2º Prêmio CNJ de Equidade Racial por demonstrar um salto de 53% no desempenho de suas ações, consolidando o compromisso com o combate ao racismo institucional.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia segue livre da gripe aviária, aponta dado do MAPA

Rondônia mantém o status de território livre da gripe aviária, mesmo após 50 investigações de suspeitas em aves, todas encerradas com resultados negativos e sem riscos ao setor produtivo.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta a semana com muito rock

O Grego é o ponto de encontro do rock com especiais, bandas ao vivo e feijuka animada para curtir com os amigos e a família.
L
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou três questões do Enem 2025 aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, após identificar semelhanças entre itens da prova e conteúdo que circulava na internet.
L

Giro News: Gigliane Alencar fala sobre o trabalho de reabilitação infantil

Um bate-papo humanizado, informativo e cheio de insights sobre terapias, inclusão e o impacto desse cuidado na vida das famílias.
L
STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

STF condena nove réus militares da trama golpista por unanimidade

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou placar de 4 a 0 para condenar oito militares do Exército e um policial federal, acusados de planejar ações táticas. O colegiado também absolveu o general Estevam Theophilo por falta de provas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Relator apresenta quinta versão do PL Antifacção após pressão do governo

Relator apresenta quinta versão do PL Antifacção após pressão do governo

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP) alterou pontos polêmicos do projeto que endurece penas e restringe benefícios a facções, incluindo novas regras sobre confisco de bens e audiências de custódia.
L
STF condena nove réus militares por tramas golpistas

STF condena nove réus militares por tramas golpistas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de 3 a 0 pela condenação de nove réus do Núcleo 3, militares e um policial federal, acusados de planejar ações táticas para efetivar o plano golpista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Cerimônia proposta por Ieda Chaves destaca mulheres que recebem honrarias da Alero e fortalecem políticas públicas, justiça, agronegócio e proteção social no estado.
L
Moraes vota por condenar nove e absolver general da trama golpista

Moraes vota por condenar nove e absolver general da trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou pela condenação de nove réus do núcleo 3 da trama golpista, os “kids-pretos”, acusados de planejar ações táticas, incluindo o assassinato de autoridades.
L
Deputado Cássio Gois entrega tablets e anuncia novos investimentos na educação em Cacoal

Deputado Cássio Gois entrega tablets e anuncia novos investimentos na educação em Cacoal

O deputado Cássio Gois realizou a entrega de tablets aos alunos da rede municipal vencedores do Projeto Jovem Gênios em Cacoal. Além da premiação, novos investimentos para fortalecer a educação foram anunciados.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

PF identifica mais de 2 mil drones irregulares durante a COP30

O sistema de monitoramento da Polícia Federal (PF) registrou 2.270 aparelhos voando sem autorização em áreas sensíveis da 30ª Conferência do Clima, em Belém, no Pará.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Prefeitura reafirma o compromisso com a 24ª edição do Domingão da CDL

Domingão da CDL fortalece comércio local e reforça parceria entre Prefeitura e CDL para impulsionar vendas no período natalino
L

Rondônia fica entre os 10 melhores estados do Brasil em reciclagem de lixo

Rondônia alcança a 7ª posição no ranking nacional de reciclagem, reflexo do esforço conjunto entre municípios, cooperativas e produtores rurais que ampliaram a recuperação de resíduos no estado.
L

Nova etapa de qualificação da Nova 364 tem foco no manejo de animais silvestres

Treinamento aprimora o manejo adequado de animais silvestres e domésticos ao longo da rodovia
L
Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec reunirá cerca de 250 expositores e deve movimentar o setor agro na capital

Agrotec ampliará a visibilidade de produtores e agroindústrias, fortalecendo tecnologia e inovação no agronegócio local
L
Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Parque da Cidade terá espaço exclusivo para famílias neurodivergentes

Novo espaço no Parque da Cidade, palavra-chave do foco, oferece acolhimento gratuito e ambiente seguro para crianças neurodivergentes
L
Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Porto de Porto Velho: Governo de RO inaugura nova sede e armazém alfandegado na celebração dos 50 anos

Nova estrutura do Porto de Porto Velho, palavra-chave do foco, marca investimento histórico e inclui armazém alfandegado e sede administrativa modernizada
L
Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Manguezais ganham pacto global com adesão de 46 governos

Estados e municípios brasileiros, incluindo Amapá e Pará, se unem ao movimento Mangrove Breakthrough, que busca mobilizar US$ 4 bilhões para restaurar 15 milhões de hectares de manguezais até 2030.
L
Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

Prefeitura de Jaru asfalta novo trecho da rua Cândido Portinari

O serviço de pavimentação foi concluído nesta terça-feira (18/11) no Setor 07, no trecho entre a Paraná e João Batista. A obra foi viabilizada por emenda do deputado Edevaldo Neves.
L
Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

Cesta de Natal de 2025 deve ter alta de 4,5% abaixo da inflação

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgou prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), indicando que a alta esperada para a cesta natalina é menos da metade do aumento registrado em 2024 (9,16%).
L
Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil para fim de combustíveis fósseis

Coalizão de países do Norte e do Sul Global, reunida na COP30, declarou apoio oficial ao mapa do caminho para abandonar progressivamente o uso de petróleo, gás natural e carvão mineral.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.