O governador Marcos Rocha (PSL) participou hoje (15) da sessão solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Na ocasião, ele prestou a leitura da Mensagem Governamental onde pregou aos deputados, aos representantes do Ministério Público do Estado (MPE-RO), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) a necessidade de união em prol da população.
Rocha abriu seu discurso fazendo uma reflexão sobre a pandemia e seus efeitos nas mais diferentes áreas. Em seguida, citou alguns dos avanços do seu governo nos três anos, exaltando que Rondônia foi posta num protagonismo nacional “nunca visto antes”.
O governador também citou como bandeiras e promessas cumpridas do executivo, a entrega de títulos de propriedades, criação de cartão de alimentação para estudantes, projeto de proteção das mulheres, prorrogação do pagamento de impostos que contribuem para a abertura de novas empresas e consequentemente fortalece a economia.
Em determinado momento, Rocha citou que o Governo tem valorizado os servidores públicos que “há anos buscavam valorização”.
“Na Saúde, nós voltaremos às atenções para as questões da Pandemia, fazendo ampla campanha de vacinação, respeitando os desejos pessoais, além de levar aos municípios os exames de testagem em massa. A construção do novo HEURO está avançando e resolverá a carência de leitos e das estruturas hospitalares. Também estruturamos o plano Opera Rondônia que passou verbas aos municípios para que executem grandes investimentos de cirurgias”, explicou.
Na educação, o governador salientou o fortalecimento do ensino, do acesso à educação na zona rural e enfatizou que o estado vem se organizando para ofertar o ensino híbrido.
As causas do homem do campo, da agricultura também estiveram presentes na Mensagem Governamental. Rocha revelou que tem a meta de entregar 5 milhões de mudas de café e cacau e abertura de linhas de créditos aos produtores entrega de 14 mil títulos rurais.
Quase finalizando sua leitura, Rocha citou que em 2022 será um ano de desafios na área da Segurança Pública. Prometeu fortalecer os quartéis nas cidades onde a criminalidade possui altos números, com reformas e contratações de novos servidores nas polícias Civil, Militar, no Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica-Científica.
Por fim, Marcos Rocha ressaltou parcerias com a Assembleia Legislativa e demais poderes. “Achei verdadeiros aliados! (…) Que consigamos fazer de 2022, que seja um ano marcado pelo desenvolvimento (…) Queremos cumprir demandas da sociedade, mantendo a solidez entre os poderes, por todos. Precisamos de ajuda (…) Por isso, peço à Casa de Leis e aos poderes para estarmos unidos, pensando no cidadão, e rogo que aprovem os vários projetos como foi feito nos últimos três anos, assim, desejo um ano de muito trabalho e excelentes resultados. Vamos juntos caminhando para construir uma excelente Rondônia para morar e investir”, concluiu.