A tentativa de fuga em massa de treze presos no início desta semana, no Centro de Ressocialização de Ariquemes tem feito a Polícia Militar e Penal movimentar os efetivos para caçar os fugitivos.
Na lista dos procurados estão Ednaldo Vieira dos Santos, Charles de Paulo Castro, Wesley Braga de Morais e Thalison Nunes Lopes. Todos até o fechamento desta reportagem continuavam evadidos do sistema prisional.
Na última terça-feira (17) os homens escalaram as grandes de contenção que divide o presídio e empreenderam fuga. Dos treze, nove foram capturados no mesmo dia.
secretário de Estado da Justiça (Sejus) Marcus Rito
O Comando da Polícia Militar do município declarou que só este ano capturou um total de 48 foragidos. Palco de debandada, o Centro de Ressocialização de Ariquemes é notícia em todo o Brasil, justamente por ser um presídio campeão de evasões de prisioneiros.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RO) Alex Redano (Republicanos) classificou o problema como má gestão do secretário de Estado da Justiça (Sejus) Marcus Rito. Redano declarou ser “vergonhoso para o sistema prisional do estado a situação em Ariquemes.”
presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RO) Alex Redano (Republicanos)
Mas o que talvez, Alex Redano não saiba, é que o Centro de Ressocialização do município o qual foi eleito vereador por três mandatos consecutivos também já foi administrado pelo governador Marcos Rocha (sem partido), quando titular da pasta da Sejus no governo Confúcio Moura. Na época, a situação fuga se repetia constantemente na unidade, o que pode ser atestado com clareza de que de lá para cá, nada mudou.