Nesta segunda-feira (16) o vereador Gilber Mercês, tomou conhecimento de uma situação lamentável contra uma criança autista e sua mãe nas dependências da Escola Santa Marcelina, em Porto Velho.
Em uma atitude totalmente violenta contra a dignidade da pessoa humana, o pequeno Gustavo foi convidado a se retirar da sala de aula por ser autista e a escola não oferecer estrutura profissional para lhe cuidar, o caso repercutiu nas redes sociais e tomou proporção nacional, inclusive com a intervenção do apresentador de TV Marcos Mion, que também é pai de uma criança autista.
O vereador Gilber Mercês repudiou em suas redes sociais o fato ocorrido e informou que já tomando as devidas providências quanto ao esclarecimento do que realmente aconteceu para averiguar onde houve a falha e de quem é a responsabilidade para que seja acionado todos os meios necessários para resguardar o direito constitucional dessa criança, quanto à educação.
“Como pai e como cidadão, estou até agora com o coração partido, e mais uma vez, como tenho feito, não poderia me omitir a esse fato, e como advogado, parlamentar, presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Vereadores, buscarei justiça. Não é somente pela mãe Mabel e nem pelo pequeno Gustavo. É por toda a sociedade, pelas mães, pais e familiares dos autistas, que diariamente sofrem casos idênticos, mas que somente ontem foi escancarado, infelizmente, naquela ocasião. Essas pessoas precisam de voz e de representantes que lutem pelos seus direitos”, concluiu Gilber Mercês.