QUARTA-FEIRA, 01/10/2025

Câmara aprova texto-base de projeto que dispensa licença ambiental para diversas atividades

Proposta também cria licença 'autodeclarada' para empreendimentos de baixo impacto ambiental; relator diz que texto reduz 'burocracia cega'. Ex-ministros veem 'regime de exceção'.

Publicado em 

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (13) o texto-base do projeto que flexibiliza normas e dispensa uma série de atividades e empreendimentos da obtenção de licenciamento ambiental. Foram 300 votos a favor e 122 contrários.

Para concluir a aprovação do projeto, os parlamentares precisam analisar os destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A previsão é que os destaques sejam votados na sessão desta quinta.

O texto, apresentado em 2004, foi relatado pelo deputado e ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP-MT), um dos integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária, conhecida como bancada ruralista.

Segundo o relator, a lei busca reduzir "insegurança jurídica" em relação ao licenciamento. Para ex-ministros do Meio Ambiente, no entanto, a proposta distorce e fragiliza o procedimento, criando uma espécie de "regime de exceção".

Entre outros pontos, o projeto:

dispensa determinadas atividades e empreendimentos da obtenção de licenciamento ambiental;

permite a licença 'autodeclarada' para empreendimentos de baixo impacto ambiental, que poderá ser obtida sem análise prévia pelo órgão ambiental;

concentra o poder decisório sobre o licenciamento ao órgão regulador, retirando o poder de veto das comunidades indígenas;

permite a junção de duas licenças em uma só;

exclui as terras indígenas não demarcadas e os territórios quilombolas não titulados da análise de impactos.

Deputados votam projeto de lei que flexibiliza licenciamento ambiental

Deputados votam projeto de lei que flexibiliza licenciamento ambiental

Debate

Para Neri Geller, a proposta reduz a "burocracia cega" e permite que órgãos ambientais foquem na análise técnica e na fiscalização.

"Em nosso quadro atual, o gestor não possui um parâmetro seguro para atuar, o empreendedor fica à mercê de uma gritante imprevisibilidade e o meio ambiente não é preservado", escreveu Geller.

Ex-ministros, contudo, criticaram a urgência na discussão e disseram que o texto prejudica o desenvolvimento sustentável do país.

"Ao contrário do interesse maior do Brasil de promover o desenvolvimento sustentável em convergência com nossas metas de proteção da biodiversidade e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o projeto em referência praticamente fulmina de morte um dos principais instrumentos que deveria nos guiar para alcançar tais metas", afirmaram 9 ex-ministros em uma carta aberta divulgada na segunda-feira (10).

Durante a análise do texto, a deputada indígena Joênia Wapichana (Rede-RR) chamou a proposta de "mãe de todas as boiadas" e disse que é uma "estratégia escancarada, via desmonte ambiental, para beneficiar exclusivamente os grandes empreendimentos, agronegócios, hidrelétricas, ferrovias, mineradoras, linhas de transmissão de energia”.

O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que o texto aprovado na Câmara "jamais foi debatido com a sociedade, com ambientalistas, cientistas e especialistas".

No entanto, para Kim Kataguiri (DEM-SP), defensor da proposta, o texto traz segurança jurídica "ao unificar 27 mil normas", entre portarias, decretos e resoluções da União, estados e municípios.

Dispensa de licenciamento

O texto dispensa 13 empreendimentos ou atividades do licenciamento ambiental, entre elas obras para distribuição de energia elétrica até o nível de tensão de 69 quilovolts e sistemas e estações de tratamento de água e de esgoto sanitário.

Também não precisarão de licenciamento, caso o texto seja aprovado:

atividades de caráter militar previstos no preparo e emprego das Forças Armadas;

atividades considerados de porte insignificante pela autoridade licenciadora;

atividades que não se incluam nas listas de atividades ou empreendimentos sujeitos a licenciamento ambiental;

obras e intervenções emergenciais de resposta a colapso de obras de infraestrutura, acidentes ou desastres;

obras e intervenções urgentes que tenham como finalidade prevenir a ocorrência de dano ambiental iminente ou interromper situação que gere risco à vida;

serviços e obras direcionados à manutenção e melhoramento da infraestrutura em instalações pré-existentes ou em faixas de domínio e de servidão, incluindo dragagens de manutenção;

pontos de entrega voluntária ou similares abrangidos por sistemas de logística reversa;

usinas de triagem de resíduos sólidos, mecanizadas ou não, devendo os resíduos ser encaminhados para destinação final ambientalmente adequada;

usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, devendo os resíduos ser encaminhados para destinação final ambientalmente adequada;

pátios, estruturas e equipamentos para compostagem de resíduos orgânicos;

ecopontos e ecocentros, compreendidos como locais de entrega voluntária de resíduos de origem domiciliar ou equiparados, de forma segregada e ordenada em baias, caçambas e similares, com vistas à reciclagem e outras formas de destinação final ambientalmente adequada.

Conforme ex-ministros do Meio Ambiente, as alterações, especialmente as relacionadas às usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, têm potencial impacto em regiões urbanas, sobretudo nas periferias, afetando comunidades carentes.

Além disso, o relator dispensou de licenciamento:

cultivo de espécies de interesse agrícola;

pecuária extensiva e semi-intensiva e intensiva de pequeno porte;

pesquisas de natureza agropecuária sem risco biológico.

Segundo Geller, o licenciamento neste caso "seria desnecessário e irracional" e indicaria "mero procedimento burocrático sem qualquer benefício ambiental", uma vez que as atividades já estão sujeitas a normas específicas que regulam a cadeia produtiva.

Licença 'autodeclarada'

O projeto também cria a figura da licença ambiental por adesão e compromisso (LAC), considerada pelos parlamentares uma licença autodeclarada que poderá ser obtida sem fiscalização de órgãos ambientais.

Segundo o texto, essa modalidade poderá ser concedida se a atividade ou empreendimento não for considerado um potencial causador de degradação ao meio ambiente e:

sejam previamente conhecidas as características da região de implantação;

as condições de instalação e operação da atividade ou empreendimento;

os impactos ambientais da tipologia da atividade ou empreendimento;

as medidas de controle ambiental necessárias.

Conforme o texto, as informações fornecidas pelos solicitantes da licença deverão ser conferidas e analisadas pela autoridade licenciadora "por amostragem", incluindo a realização de vistorias, estas também "por amostragem".

Os ex-ministros da área criticam este ponto por acreditarem que essa passará a ser a regra predominante para o licenciamento ambiental, obtida automaticamente e sem controle prévio.

Esta modalidade de licenciamento também poderá ser aplicada a serviços e obras direcionados à ampliação de capacidade e pavimentação em instalações pré-existentes ou em faixas de domínio e de servidão.

“Isso abrange empreendimentos cuja implantação historicamente causa mais de 95% do desmatamento na Amazônia, como a pavimentação ou a ampliação de estradas e a ampliação de hidrelétricas, os quais poderão ser realizados sem a adoção de qualquer medida destinada a conter o impacto do desmatamento e da grilagem de terras no bioma”, criticam os ex-ministros em carta.

Durante a votação no plenário, o relator colocou uma trava no texto para que atividades minerárias de grande porte ou de alto risco não possam se beneficiar das alterações do projeto. Com isso, esses empreendimentos vão continuar seguindo as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A mudança é vista como uma pequena vitória da bancada ambientalista em plenário, que articulou este acordo.

Outra mudança feita em plenário, a pedido da bancada ambientalista, foi a previsão de que a licença autodeclarada para duplicação de rodovias não pode ser feita quando houver "significativo impacto ambiental".

Poder de decisão

A proposta também concentra o poder decisório sobre o licenciamento ao órgão regulador – o Ibama em nível federal e demais autoridades licenciadoras em nível estadual e municipal -, retirando o poder de veto das comunidades indígenas.

Segundo o relator, todos os atingidos e autoridades envolvidas serão ouvidos, "mas é preciso concentrar o poder decisório nas autoridades licenciadoras, pois são elas que possuem o corpo técnico adequado para a análise e que têm o dever funcional de autorizar ou não o empreendimento".

Fusão de licenças

O projeto permite ainda o licenciamento bifásico de empreendimentos lineares.

Licenciamento bifásico é, na prática, a junção de duas licenças em uma só. Empreendimentos lineares são aqueles projetos de infraestrutura necessários a atividades humanas e que se estendem por grandes áreas, como linhas de transmissão, dutovias, hidrovias, ferrovias, rodovias entre outras.

Atualmente, é exigida uma licença para a instalação das redes e outra para autorizar o início da operação.

Pelo texto, ferrovias, linhas de transmissão de energia, gasodutos e minerodutos poderão adotar o procedimento bifásico de licenciamento. Caso haja condição específica que justifique licenças em fases distintas, as autoridades poderão requerer o licenciamento trifásico.

Outros pontos

Saiba outros pontos previstos no projeto:

Terras indígenas e quilombolas: o relatório exclui as terras indígenas não demarcadas e os territórios quilombolas não titulados da análise de impactos e da adoção de medidas para prevenir danos ambientais. Segundo os ex-ministros do Meio Ambiente, essas terras não demarcadas e não tituladas representam, respectivamente, 25% e 87% do total.

Estados e municípios: O texto também autoriza estados e municípios a dispensarem atividades impactantes de licenciamento ambiental, o que, segundo ex-ministros da área, gera “uma corrida pela flexibilização ambiental entre entes para atrair investimentos sem respeito à legislação”.

Condicionantes ambientais: pela proposta, as medidas para compensar impactos ambientais devem ser proporcionais e baseadas em fundamentação técnica que aponte nexo causal com esses impactos para, segundo o relatório, não obrigar uma compensação de danos feitos por terceiros. O texto também dispensa essas medidas em caso de contenção de danos causados por omissões do poder público.

Uso do solo: o texto desobriga o empreendedor de obter uma certidão de uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, emitida pelos municípios, como condicionante para conseguir o licenciamento ambiental.

Crimes ambientais: o relatório altera a Lei de Crimes Ambientais para dobrar a pena de quem realiza obras sem licença ou autorização de órgãos ambientais. Hoje, a pena é de prisão de um a seis meses e multa. A pena também pode ser dobrada se o licenciamento estiver sujeito ao Estudo de Impacto Ambiental.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hugo Motta confirma votação de isenção do Imposto de Renda hoje

Hugo Motta confirma votação de isenção do Imposto de Renda hoje

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, incluiu na pauta desta quarta-feira (1º) o projeto que beneficia quem ganha até R$ 5 mil mensais e tem impacto fiscal de R$ 25,8 bilhões por ano.
L
STF inicia julgamento histórico sobre vínculo de motoristas de apps

STF inicia julgamento histórico sobre vínculo de motoristas de apps

A Corte Suprema começou a analisar a controvérsia da “uberização” do trabalho; a decisão final terá impacto em cerca de 10 mil processos parados em todo o país.
L
Ieda Chaves solicita providências da Sesau diante da falta de neuropediatras em Rondônia

Ieda Chaves solicita providências da Sesau diante da falta de neuropediatras em Rondônia

Deputada estadual cobra medidas urgentes para garantir diagnóstico e tratamento de crianças e jovens na rede pública
L
Alero aprova voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus em Vilhena

Alero aprova voto de louvor pelos 50 anos da Assembleia de Deus em Vilhena

Deputado Luizinho Goebel homenageia trajetória da igreja e sua contribuição social e espiritual para a comunidade
L
Alex Redano solicita substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Alex Redano solicita substituição do telhado do Colégio Tiradentes em Ariquemes

Deputado estadual encaminha indicação à Seduc para garantir segurança e melhores condições à comunidade escolar
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governo lança campanha de multivacinação para crianças e jovens

Governo lança campanha de multivacinação para crianças e jovens

Imunização com doses de todo o calendário será realizada de 6 a 31 de outubro em todo o país; Dia D está agendado para o dia 18.
L
Bets são proibidas para beneficiários do Bolsa Família e BPC

Bets são proibidas para beneficiários do Bolsa Família e BPC

Regulamento do Ministério da Fazenda, publicado no Diário Oficial da União, impede que pessoas em programas sociais se cadastrem e usem sites de apostas no Brasil, cumprindo decisão do STF.
L
Governo de RO mantém expediente normal em 2 de outubro e transfere feriado de Porto Velho para 3

Governo de RO mantém expediente normal em 2 de outubro e transfere feriado de Porto Velho para 3

Feriado que celebra os 111 anos da criação de Porto Velho será comemorado na sexta-feira, garantindo funcionamento regular da Administração Pública Estadual
L

Agenda News: Halloween do Grego promete noite sombria e eletrizante

Dia 11 de outubro, o Grego Original Pub será palco de bandas, DJ, fantasias premiadas e muita energia no Halloween mais aguardado da cidade.
L

Vamos falar sobre Leishmaniose?

Recentemente tivemos um caso positivo em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Candidatos devem checar locais de prova com urgência

CNU 2025: Candidatos devem checar locais de prova com urgência

O Concurso Nacional Unificado será aplicado no próximo domingo, 5 de outubro, e portões fecham rigorosamente às 12h30 pelo horário de Brasília.
L
Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Brasil supera 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em oito meses de 2025

Dados do Novo Caged mostram crescimento recorde no estoque de vínculos formais, que chegou a 48,69 milhões, com destaque para serviços e indústria.
L
Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

Vendedor lidera entre mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis em Rondônia

A função de vendedor é a mais ofertada nas 3.108 vagas de emprego em Rondônia, com destaque para Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal.
L
Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

Taxa de desemprego recorde no Brasil repete a mínima de 5,6% em agosto

A taxa de desemprego recorde de 5,6% foi registrada no Brasil no trimestre encerrado em agosto, marcando o menor patamar da série histórica da Pnad Contínua, segundo o IBGE.
L
CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

CNU 2025 terá provas objetivas neste domingo em 288 cidades

Mais de 761 mil candidatos participam do concurso; Rio de Janeiro lidera em inscrições
L

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprova mais recursos para a Defensoria Pública de Rondônia

Essa verba deverá ser aplicada na melhoria da infraestrutura dos prédios onde funciona a instituição.
L

Deputados aprovam crédito adicional de R$ 5,1 milhões para fortalecer cultura e esporte em Rondônia

Recursos asseguram a realização de eventos culturais e esportivos, beneficiam artistas, atletas e juventude, além de garantir o funcionamento da Sejucel.
L

Deputados estaduais autorizam crédito adicional de R$ 4,9 milhões para a Fapero

Recursos vão contemplar os programas Tecnova III e Centelha III – Ação Transversal, fortalecendo inovação e empreendedorismo em Rondônia.
L
Governo chamará cadastro reserva do CPNU 1 "muito em breve", diz Esther Dweck

Governo chamará cadastro reserva do CPNU 1 “muito em breve”, diz Esther Dweck

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, informou que a convocação dos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado deve começar nos próximos dias ou na próxima semana.
L
Governo sanciona leis para fortalecer agricultura familiar e segurança alimentar

Governo sanciona leis para fortalecer agricultura familiar e segurança alimentar

Presidente Lula transforma Pronaf e Plano Safra em leis permanentes e amplia a participação de agricultores familiares no PNAE para 45%.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morto a tiros no Cai N'água é identificado pela Polícia Civil

Homem morto a tiros no Cai N’água é identificado pela Polícia Civil

Vítima de 32 anos foi assassinada em uma casa no bairro Cai N’água, em Porto Velho; a Polícia Civil investiga o caso.
18
Idoso dá seta para estacionar e motociclista bate forte na traseira do Ford Ka

Idoso dá seta para estacionar e motociclista bate forte na traseira do Ford Ka

Colisão ocorreu na Rua Aruba, quando o condutor do Ford Ka tentava estacionar, deixando o motociclista ferido e encaminhado para a UPA.
14
Polícia desarticula ponto de venda de drogas no bairro Valparaíso

Polícia desarticula ponto de venda de drogas no bairro Valparaíso

Dois homens foram presos na noite de terça-feira em Ji-Paraná com cocaína e dinheiro; um dos suspeitos confessou estar comercializando entorpecentes.
12
Casal fica ferido após colisão entre carro e moto em Ji-Paraná

Casal fica ferido após colisão entre carro e moto em Ji-Paraná

Acidente na Rua Manoel Franco envolveu uma motocicleta Honda Titan e um Ford Ka; vítimas foram socorridas pelo SAMU e levadas à UPA.
16
Empresário é mantido refém e torturado por mais de 12 horas em Cacoal

Empresário é mantido refém e torturado por mais de 12 horas em Cacoal

Vítima foi resgatada pela PM na própria residência com sinais de espancamento e intoxicação. Polícia Civil investiga o caso como sequestro, roubo e tortura.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pé-de-Meia paga 7ª parcela para alunos nascidos em maio e junho

Pé-de-Meia paga 7ª parcela para alunos nascidos em maio e junho

Estudantes do ensino médio da rede pública e EJA, cadastrados no CadÚnico, recebem a parcela de R$ 200 do incentivo-frequência, que visa garantir a permanência escolar.
L
Nota de pesar: Raimunda dos Santos Silva

Nota de pesar: Raimunda dos Santos Silva

Sua presença iluminava os momentos em família, sendo sempre porto seguro e inspiração para todos que a conheceram.
L
Ancelotti anuncia lista de convocados para amistosos contra Coreia do Sul e Japão

Ancelotti anuncia lista de convocados para amistosos contra Coreia do Sul e Japão

Em sua mais recente lista, técnico Carlo Ancelotti prioriza a vitória e avalia novos nomes como Hugo Souza, João Gomes e André para a preparação da Seleção Brasileira para o Mundial.
L
UNIR conquista 1º lugar na Olimpíada Nacional de Contabilidade com aluno de Cacoal

UNIR conquista 1º lugar na Olimpíada Nacional de Contabilidade com aluno de Cacoal

Thiago Santos de Moraes é reconhecido pelo desempenho na final da competição nacional promovida pelo CFC
L
UNOPS publica licitação para projeto executivo de reforma da unidade da Conab em Ponta Grossa

UNOPS publica licitação para projeto executivo de reforma da unidade da Conab em Ponta Grossa

Edital visa modernizar unidade armazenadora da Conab com capacidade de 420 mil toneladas e inscrições vão até 23 de outubro
L
Aniversário de Porto Velho começa nesta quarta e terá programação até domingo

Aniversário de Porto Velho começa nesta quarta e terá programação até domingo

Prefeitura prepara eventos para celebrar os 111 anos da capital rondoniense, com atrações nacionais e regionais
L
Governo de RO realiza manutenção em 6 km da RO-267 em Nova Brasilândia d’Oeste

Governo de RO realiza manutenção em 6 km da RO-267 em Nova Brasilândia d’Oeste

Serviços de encascalhamento com rejeito de calcário visam melhorar tráfego e segurança na rodovia estadual
L
Rondônia Cidadã supera 10 mil atendimentos em setembro e terá edição em São Vicente, Jaru

Rondônia Cidadã supera 10 mil atendimentos em setembro e terá edição em São Vicente, Jaru

Programa itinerante do Governo de Rondônia levará serviços essenciais à comunidade de São Vicente no dia 4 de outubro
L
Prefeitura envia PPA 2026–2029 e LDO 2026 para aprovação na Câmara Municipal

Prefeitura envia PPA 2026–2029 e LDO 2026 para aprovação na Câmara Municipal

Projetos da Prefeitura de Porto Velho orientam planejamento estratégico e execução orçamentária e seguem para análise da Câmara Municipal
L
Expectativa cresce para programação especial dos 111 anos de Porto Velho

Expectativa cresce para programação especial dos 111 anos de Porto Velho

Shows nacionais e regionais, atividades culturais e caravanas de vários municípios movimentam a capital
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.