SEXTA-FEIRA, 04/07/2025
Publicidade

Câmara aprova texto-base de projeto que dispensa licença ambiental para diversas atividades

Proposta também cria licença 'autodeclarada' para empreendimentos de baixo impacto ambiental; relator diz que texto reduz 'burocracia cega'. Ex-ministros veem 'regime de exceção'.

Publicado em 

Câmara aprova texto-base de projeto que dispensa licença ambiental para diversas atividades - News Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (13) o texto-base do projeto que flexibiliza normas e dispensa uma série de atividades e empreendimentos da obtenção de licenciamento ambiental. Foram 300 votos a favor e 122 contrários.

Para concluir a aprovação do projeto, os parlamentares precisam analisar os destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A previsão é que os destaques sejam votados na sessão desta quinta.

O texto, apresentado em 2004, foi relatado pelo deputado e ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP-MT), um dos integrantes da Frente Parlamentar Agropecuária, conhecida como bancada ruralista.

Câmara aprova texto-base de projeto que dispensa licença ambiental para diversas atividades - News Rondônia

Segundo o relator, a lei busca reduzir "insegurança jurídica" em relação ao licenciamento. Para ex-ministros do Meio Ambiente, no entanto, a proposta distorce e fragiliza o procedimento, criando uma espécie de "regime de exceção".

Entre outros pontos, o projeto:

dispensa determinadas atividades e empreendimentos da obtenção de licenciamento ambiental;

permite a licença 'autodeclarada' para empreendimentos de baixo impacto ambiental, que poderá ser obtida sem análise prévia pelo órgão ambiental;

concentra o poder decisório sobre o licenciamento ao órgão regulador, retirando o poder de veto das comunidades indígenas;

permite a junção de duas licenças em uma só;

exclui as terras indígenas não demarcadas e os territórios quilombolas não titulados da análise de impactos.

Deputados votam projeto de lei que flexibiliza licenciamento ambiental

Deputados votam projeto de lei que flexibiliza licenciamento ambiental

Debate

Para Neri Geller, a proposta reduz a "burocracia cega" e permite que órgãos ambientais foquem na análise técnica e na fiscalização.

"Em nosso quadro atual, o gestor não possui um parâmetro seguro para atuar, o empreendedor fica à mercê de uma gritante imprevisibilidade e o meio ambiente não é preservado", escreveu Geller.

Ex-ministros, contudo, criticaram a urgência na discussão e disseram que o texto prejudica o desenvolvimento sustentável do país.

"Ao contrário do interesse maior do Brasil de promover o desenvolvimento sustentável em convergência com nossas metas de proteção da biodiversidade e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o projeto em referência praticamente fulmina de morte um dos principais instrumentos que deveria nos guiar para alcançar tais metas", afirmaram 9 ex-ministros em uma carta aberta divulgada na segunda-feira (10).

Durante a análise do texto, a deputada indígena Joênia Wapichana (Rede-RR) chamou a proposta de "mãe de todas as boiadas" e disse que é uma "estratégia escancarada, via desmonte ambiental, para beneficiar exclusivamente os grandes empreendimentos, agronegócios, hidrelétricas, ferrovias, mineradoras, linhas de transmissão de energia”.

O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que o texto aprovado na Câmara "jamais foi debatido com a sociedade, com ambientalistas, cientistas e especialistas".

No entanto, para Kim Kataguiri (DEM-SP), defensor da proposta, o texto traz segurança jurídica "ao unificar 27 mil normas", entre portarias, decretos e resoluções da União, estados e municípios.

Dispensa de licenciamento

O texto dispensa 13 empreendimentos ou atividades do licenciamento ambiental, entre elas obras para distribuição de energia elétrica até o nível de tensão de 69 quilovolts e sistemas e estações de tratamento de água e de esgoto sanitário.

Também não precisarão de licenciamento, caso o texto seja aprovado:

atividades de caráter militar previstos no preparo e emprego das Forças Armadas;

atividades considerados de porte insignificante pela autoridade licenciadora;

atividades que não se incluam nas listas de atividades ou empreendimentos sujeitos a licenciamento ambiental;

obras e intervenções emergenciais de resposta a colapso de obras de infraestrutura, acidentes ou desastres;

obras e intervenções urgentes que tenham como finalidade prevenir a ocorrência de dano ambiental iminente ou interromper situação que gere risco à vida;

serviços e obras direcionados à manutenção e melhoramento da infraestrutura em instalações pré-existentes ou em faixas de domínio e de servidão, incluindo dragagens de manutenção;

pontos de entrega voluntária ou similares abrangidos por sistemas de logística reversa;

usinas de triagem de resíduos sólidos, mecanizadas ou não, devendo os resíduos ser encaminhados para destinação final ambientalmente adequada;

usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, devendo os resíduos ser encaminhados para destinação final ambientalmente adequada;

pátios, estruturas e equipamentos para compostagem de resíduos orgânicos;

ecopontos e ecocentros, compreendidos como locais de entrega voluntária de resíduos de origem domiciliar ou equiparados, de forma segregada e ordenada em baias, caçambas e similares, com vistas à reciclagem e outras formas de destinação final ambientalmente adequada.

Conforme ex-ministros do Meio Ambiente, as alterações, especialmente as relacionadas às usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, têm potencial impacto em regiões urbanas, sobretudo nas periferias, afetando comunidades carentes.

Além disso, o relator dispensou de licenciamento:

cultivo de espécies de interesse agrícola;

pecuária extensiva e semi-intensiva e intensiva de pequeno porte;

pesquisas de natureza agropecuária sem risco biológico.

Segundo Geller, o licenciamento neste caso "seria desnecessário e irracional" e indicaria "mero procedimento burocrático sem qualquer benefício ambiental", uma vez que as atividades já estão sujeitas a normas específicas que regulam a cadeia produtiva.

Licença 'autodeclarada'

O projeto também cria a figura da licença ambiental por adesão e compromisso (LAC), considerada pelos parlamentares uma licença autodeclarada que poderá ser obtida sem fiscalização de órgãos ambientais.

Segundo o texto, essa modalidade poderá ser concedida se a atividade ou empreendimento não for considerado um potencial causador de degradação ao meio ambiente e:

sejam previamente conhecidas as características da região de implantação;

as condições de instalação e operação da atividade ou empreendimento;

os impactos ambientais da tipologia da atividade ou empreendimento;

as medidas de controle ambiental necessárias.

Conforme o texto, as informações fornecidas pelos solicitantes da licença deverão ser conferidas e analisadas pela autoridade licenciadora "por amostragem", incluindo a realização de vistorias, estas também "por amostragem".

Os ex-ministros da área criticam este ponto por acreditarem que essa passará a ser a regra predominante para o licenciamento ambiental, obtida automaticamente e sem controle prévio.

Esta modalidade de licenciamento também poderá ser aplicada a serviços e obras direcionados à ampliação de capacidade e pavimentação em instalações pré-existentes ou em faixas de domínio e de servidão.

“Isso abrange empreendimentos cuja implantação historicamente causa mais de 95% do desmatamento na Amazônia, como a pavimentação ou a ampliação de estradas e a ampliação de hidrelétricas, os quais poderão ser realizados sem a adoção de qualquer medida destinada a conter o impacto do desmatamento e da grilagem de terras no bioma”, criticam os ex-ministros em carta.

Durante a votação no plenário, o relator colocou uma trava no texto para que atividades minerárias de grande porte ou de alto risco não possam se beneficiar das alterações do projeto. Com isso, esses empreendimentos vão continuar seguindo as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A mudança é vista como uma pequena vitória da bancada ambientalista em plenário, que articulou este acordo.

Outra mudança feita em plenário, a pedido da bancada ambientalista, foi a previsão de que a licença autodeclarada para duplicação de rodovias não pode ser feita quando houver "significativo impacto ambiental".

Poder de decisão

A proposta também concentra o poder decisório sobre o licenciamento ao órgão regulador – o Ibama em nível federal e demais autoridades licenciadoras em nível estadual e municipal -, retirando o poder de veto das comunidades indígenas.

Segundo o relator, todos os atingidos e autoridades envolvidas serão ouvidos, "mas é preciso concentrar o poder decisório nas autoridades licenciadoras, pois são elas que possuem o corpo técnico adequado para a análise e que têm o dever funcional de autorizar ou não o empreendimento".

Fusão de licenças

O projeto permite ainda o licenciamento bifásico de empreendimentos lineares.

Licenciamento bifásico é, na prática, a junção de duas licenças em uma só. Empreendimentos lineares são aqueles projetos de infraestrutura necessários a atividades humanas e que se estendem por grandes áreas, como linhas de transmissão, dutovias, hidrovias, ferrovias, rodovias entre outras.

Atualmente, é exigida uma licença para a instalação das redes e outra para autorizar o início da operação.

Pelo texto, ferrovias, linhas de transmissão de energia, gasodutos e minerodutos poderão adotar o procedimento bifásico de licenciamento. Caso haja condição específica que justifique licenças em fases distintas, as autoridades poderão requerer o licenciamento trifásico.

Outros pontos

Saiba outros pontos previstos no projeto:

Terras indígenas e quilombolas: o relatório exclui as terras indígenas não demarcadas e os territórios quilombolas não titulados da análise de impactos e da adoção de medidas para prevenir danos ambientais. Segundo os ex-ministros do Meio Ambiente, essas terras não demarcadas e não tituladas representam, respectivamente, 25% e 87% do total.

Estados e municípios: O texto também autoriza estados e municípios a dispensarem atividades impactantes de licenciamento ambiental, o que, segundo ex-ministros da área, gera “uma corrida pela flexibilização ambiental entre entes para atrair investimentos sem respeito à legislação”.

Condicionantes ambientais: pela proposta, as medidas para compensar impactos ambientais devem ser proporcionais e baseadas em fundamentação técnica que aponte nexo causal com esses impactos para, segundo o relatório, não obrigar uma compensação de danos feitos por terceiros. O texto também dispensa essas medidas em caso de contenção de danos causados por omissões do poder público.

Uso do solo: o texto desobriga o empreendedor de obter uma certidão de uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, emitida pelos municípios, como condicionante para conseguir o licenciamento ambiental.

Crimes ambientais: o relatório altera a Lei de Crimes Ambientais para dobrar a pena de quem realiza obras sem licença ou autorização de órgãos ambientais. Hoje, a pena é de prisão de um a seis meses e multa. A pena também pode ser dobrada se o licenciamento estiver sujeito ao Estudo de Impacto Ambiental.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Decisão do TCU sobre licitação da ponte Brasil-Bolívia é acompanhada pelo deputado Lebrão e pela deputada Lebrinha.
L

Dra. Taíssa prestigia entrega de equipamentos à Associação Unidas pela Paz no distrito do 5º BEC

Emenda parlamentar de R$ 84 mil garante equipamentos que transformam a rotina de trabalho da agricultura familiar em Machadinho do Oeste.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L

Sexta-feira com gostinho de pipoca de cinema: conheça o ganhador da promoção do News Rondônia e Cine Araújo!

Toda sexta tem sorteio de ingressos no News Rondônia: participe e viva a experiência do cinema com o Cine Araújo!
L
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

Governo federal diz que ainda não foi notificado judicialmente
L

Povoado Nerd | Entrevista North, Streamer e Fundador da One Dragon e-Sports

Nesta sexta-feira, dia 04, às 17h, o Povoado Nerd recebe North — streamer e fundador da One Dragon e-Sports — para uma conversa sobre o crescimento do universo gamer, os desafios dos e-sports e os detalhes do novo campeonato que será realizado dentro do Projeto Kaminari.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Trabalho e compromisso: ações do deputado Alan Queiroz nos primeiros meses do ano reforçam o contínuo trabalho voltado à população

Parlamentar atua para garantir melhor qualidade de vida para todos.
L
Deputada Gislaine Lebrinha entrega R$ 2 milhões e arco cirúrgico para hospital de Rolim de Moura

Deputada Gislaine Lebrinha entrega R$ 2 milhões e arco cirúrgico para hospital de Rolim de Moura

Investimento visa ampliar os serviços e fortalecer o atendimento na unidade de saúde
L

Ação da Deputada Cláudia de Jesus consegue prorrogar Censo Previdenciário de Rondônia

Medida garante mais tempo para que servidores realizem o recadastramento obrigatório junto ao Iperon.
L
Certificados do curso de manicure e pedicure e de técnicas de maquiagem entregues pelo Casa da Comunidade

Certificados do curso de manicure e pedicure e de técnicas de maquiagem entregues pelo Casa da Comunidade

Turma do distrito de Nova Colina, em Ji-Paraná, foi contemplada com os cursos
L

Deputada Dra. Taíssa solicita revitalização urgente de pontes sobre o rio Araras na 5ª linha do Ribeirão

Estruturas comprometidas colocam em risco motoristas e produtores rurais; parlamentar cobra providências urgentes para evitar acidentes graves na zona rural de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

Cinco são presos e drogas são apreendidas pela PM durante operação em Jaru

Segundo a PM, os suspeitos seguiam juntos com destino a Machadinho do Oeste, cada um com uma mochila.
10
Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos
L
Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

As drogas destruídas foram apreendidas em ações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
12

Governo de RO intensifica ações estratégicas para fortalecer Segurança Pública no estado

Com base em relatórios estratégicos e análise contínua das áreas de maior risco, as forças policiais de Rondônia atuam de forma integrada e precisa no combate à criminalidade.
L
DARK ROUTE: PF deflagra operação em combate ao crime de promoção de migração ilegal

DARK ROUTE: PF deflagra operação em combate ao crime de promoção de migração ilegal

Ao todo foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia dois mandados judiciais de busca e apreensão, cumpridos na cidade de Jaru/RO
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGE: Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO

Av. Carlos Gomess, 1616, Centro -Porto Velho / RO
L
STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

Balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
L
Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Os gols que selaram a vitória tricolor foram marcados por Hércules e Martinelli. Pelo lado do Al-Hilal, o atacante brasileiro Marcos Leonardo descontou.
L
Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Cirurgias, exames e consultas serão realizados em 45 Hospitais Universitários de 24 unidades da Federação. Objetivo é ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS.
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

A prefeitura já iniciou os trâmites necessários para a concretização do projeto, que prevê a instalação de duas bases descentralizadas do Samu: uma na sede do município e outra no distrito de Tarilândia.
L
Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, receberá líderes globais
L
Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Transição energética justa é preocupação para juventude do bloco
L

Conab atualiza cotações de venda do milho em balcão com queda nos preços

Valores da 1ª quinzena de julho referem-se ao milho dos estoques públicos para alimentação animal
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.