SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Relatório final CPI da Energisa recomenda fim do contrato e indiciamento de diretores destaca o relator Jair Montes

Trabalhos da CPI foram encerrados na última terça-feira (15)

Publicado em 

Após o trabalho de apuração de irregularidades e práticas abusivas, contra os consumidores de energia elétrica do Estado de Rondônia praticadas pela ENERGISA, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) divulgou o relatório com os resultados nesta terça-feira (15), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia (AleRo).

O deputado Jair Montes, relator da CPI destaca os avanços importantes óbitos durante o trabalho, como evitar a continuidade dos convênios ilegais e a tentativa pelo Estado de conceder desconto bilionário de débitos à Energisa. “A CPI deu voz à população em todo o Estado apontando diversas ilegalidades, requerendo providências nas esferas Estadual e Federal que visam beneficiar ao consumidor rondoniense, além de buscar a responsabilização ampla de autoridades que, por ação ou omissão, tenham contribuído para as práticas ilegais da Energisa.” Destacou Montes.

Os trabalhos da CPI evidenciaram irregularidades que estão destacadas no relatório como a inoperância do Procon-RO que até então não vem cumprindo o seu dever legal de defender e orientar a população em seus direitos, como também a AGERO que está sendo subutilizada nas suas atribuições. Ainda aponta que o IPEM que no atual modelo de gestão seria uma “extensão da Energisa” em detrimento dos direitos do consumidor. Assim como a POLITEC que não tem como ofertar serviços a sociedade por total falta de estrutura técnica e profissional.

Recomendações

Com base nas oitivas, audiências públicas, discussões em sessões e principalmente ouvida a população, a CPI expediu recomendações para melhorar o atendimento ao consumidor.

1. Fim do contrato


A primeira e mais importante providência que se recomenda é que o árduo trabalho dessa CPI seja encaminhado ao Juízo Federal, processo judicial n. 1004647-45.2018.401.4100, Assembleia legislativa do Estado de Rondônia ação civil pública movida por diversas instituições contra a Energisa e a Aneel, reforçando o pedido daqueles autos para que seja declarada a caducidade do contrato de concessão do serviço público de energia elétrica pela Energisa em Rondônia, determinando-se ao poder concedente, na pessoa da ANEEL, que proceda nova licitação para concessão no prazo de seis meses.



2.Procon-RO:


Diante da grande fragilidade e incapacidade em atender aos interesses coletivos na defesa dos direitos dos consumidores do Estado de Rondônia a Comissão Parlamentar de Inquérito recomenda que o Governo do Estado de Rondônia em um curto prazo, determine a lotação de servidores junto ao órgão, com os requisitos mínimos, para ampliar a quantidade de profissionais para atender a população, bem como consequentemente aumentar o poder de fiscalização do órgão;



3.IPEM-RO


Considerando o fato de o instituto possuir termo de convênio com a empresa investigada, portanto, uma espécie de prestador de serviços indireto da Energisa em Rondônia, recomenda-se o termino definitivo do termo de convênio celebrado entre as partes, e, recomenda-se abertura de chamamento público para terceirização de empresa especializada na aferição metrológica de relógios medidores de energia.



4.AGERO (Agência de Regulação de Rondônia)


Que Seja Acelerado o processo de implementação de termos de convênio e cooperação para desempenhar função delegada de fiscalização e atuação dos serviços energéticos junto a ANEEL.



5. PGE E SEFIN


Que providenciem o imediato reestabelecimento do curso das execuções de todos os débitos estaduais em face da Energisa, sem qualquer tipo de suspensão ou negociação visando reduzir juros, multa e/ou correção monetária; Que crie ferramenta específica (portal na internet) e divulgue à sociedade todas as medidas realizadas pela PGE e Sefin face da Energisa, com atualização diária da tramitação dos procedimentos, execuções, ações judiciais (movidas pelo Estado ou pela Energisa), enfim, tudo que envolva os débitos da empresa perante o estado.



6. POLÍCIA CIVIL E POLITEC


Recomenda que a polícia civil suspenda definitivamente o termo de cooperação entre a instituição e a empresa energisa .E que o governo faça a estruturação de ambas para que possam desenvolver atividades de perícia que são de sua competência e que não estão sendo  realizadas por falta do laboratório técnico.

Também há recomendações para questões trabalhistas, investimentos da empresa no Estado, Tribunal de Justiça, encaminhamento e acompanhamento dos MPE e MPF.

Além do indiciamento dos diretores da concessionária em Rondônia e cobrança e execução da divida da empresa com o Estado.

Texto: Assessoria
Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Emenda parlamentar permite aquisição de canetas de Mounjaro para obesos em Vilhena

Projeto inédito com uso da tirzepatida vai atender moradores com obesidade mórbida em parceria com a Secretaria de Saúde, oferecendo acompanhamento médico e multidisciplinar.
L

Acusações de traição colocam casal de deputados do Acre e Amazonas no centro de polêmica

Deputada se envolveu em confusão dentro da Câmara de Rio Preto da Eva após crise conjugal vir a público, com troca de acusações, vídeos nas redes sociais e reação de familiares.
L
Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidente Alex Redano solicita à Sesdec as minutas atualizadas das leis de Organização Básica e de Promoções da Polícia Militar para garantir transparência, análise técnica e segurança jurídica.
L
Primeiros Socorros: Dra. Taíssa propõe capacitação obrigatória para pais em Rondônia

Primeiros Socorros: Dra. Taíssa propõe capacitação obrigatória para pais em Rondônia

Projeto de Lei da Deputada Dra. Taíssa torna obrigatória a capacitação em Primeiros Socorros em hospitais e maternidades de Rondônia, visando reduzir a mortalidade infantil por acidentes e asfixia.
L
Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Manoel Camilo da Rocha

Familiares e amigos se despedem de Manoel Camilo da Rocha, aos 81 anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Candeias, seguida de sepultamento no cemitério da cidade.
L
Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

Horóscopo de Sexta-Feira, 05/12/2025 destaca energia que favorece novos movimentos

O horóscopo desta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, aponta tendências que influenciam o humor, o trabalho, as relações pessoais e o comportamento emocional dos signos ao longo do dia.
L

Novo paredão formado no Rondônia Reality Show, vote para eliminar

A disputa está entre Lylian Silva, Daiane Beda e Skem Kika, o público decide quem deixa a casa no sábado às 19h30
L

Zona de Convergência do Atlântico Sul: ZCAS intensifica chuvas em Rondônia e em grande parte do Brasil

Sistema que transporta umidade da Amazônia para outras regiões do país já está em formação e deve provocar volumes elevados de chuva, com risco de tempestades nos próximos dias
L

Mosca-da-carambola acende alerta em Rondônia após casos suspeitos no Amazonas

Detecção de exemplares suspeitos da praga no Amazonas coloca produtores de Rondônia em alerta máximo devido ao alto risco de prejuízos à fruticultura e às exportações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Sargento Machado prende traficante que usava ursinho para esconder droga

Daniela D. A., conhecida como “Gorda”, foi presa na noite de quinta-feira em Porto Velho por tráfico de drogas, após a Polícia Militar encontrar entorpecentes escondidos em um brinquedo de pelúcia.
14
Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Motoboy perseguido e executado a tiros na zona leste é identificado

Vítima, identificada como João Pedro Costa da Silva, 28, foi morta na noite de quinta-feira em Porto Velho, após ser perseguida por um suspeito encapuzado até dentro de casa.
18
Polícia Civil participa da Operação Narke 5 e combate o crime organizado

Polícia Civil participa da Operação Narke 5 e combate o crime organizado

O Departamento de Narcóticos de Rondônia integrou a ação nacional que apreendeu mais de 10 toneladas de drogas e causou o prejuízo de mais de R$ 242 milhões ao narcotráfico.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EVANGELISTA & TURCATTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 147 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: J P R VIANA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00009.003/2025-SUL
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Vaticano vota contra permissão de mulheres como diaconisas

Vaticano vota contra permissão de mulheres como diaconisas

Comissão de alto nível votou contra a ordenação de mulheres para o diaconato, mantendo o clero exclusivamente masculino. Relatório, no entanto, recomendou um estudo teológico e histórico mais aprofundado sobre o tema.
L
Polícia Civil executa 98 mandados contra crime organizado em RO

Polícia Civil executa 98 mandados contra crime organizado em RO

A ação, batizada de Operação Descarrilho II, mobilizou mais de 200 policiais para desarticular uma organização criminosa com atuação em Rondônia e Mato Grosso do Sul.
10
BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de contas falsas em três dias

BC Protege+ bloqueia 3.170 tentativas de contas falsas em três dias

Em apenas três dias, o serviço BC Protege+ do Banco Central bloqueou 3.170 tentativas de abertura de contas fraudulentas. A proteção, gratuita, já foi ativada por 193,8 mil pessoas, servindo como uma camada extra de segurança contra fraudes de identidade.
L
Bolsa bate novo recorde e encosta em 162 mil pontos

Bolsa bate novo recorde e encosta em 162 mil pontos

O índice Ibovespa da B3 encerrou a quarta-feira (3) em alta de 0,41%, atingindo 161.755 pontos. A valorização foi impulsionada por commodities e ações de consumo, enquanto o dólar recuou para R$ 5,31.
L
Conhecimento em IA é diferencial para 80% dos jovens no Emprego

Conhecimento em IA é diferencial para 80% dos jovens no Emprego

Pesquisa mostra que a maioria dos jovens brasileiros acredita que o domínio de Inteligência Artificial é impactante para obter uma ocupação e já utiliza a tecnologia para pesquisas e geração de conteúdo.
L
Orientação educacional foca no sujeito e bem-estar do aluno

Orientação educacional foca no sujeito e bem-estar do aluno

Orientadores educacionais celebram seu dia nesta quinta-feira (4) com a profissão cada vez mais voltada ao desenvolvimento integral e socioemocional dos estudantes, mediando conflitos e promovendo a saúde mental.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.