DOMINGO, 30/11/2025

Em destaque

Em relatório final CPI da Energisa recomenda fim do contrato e indiciamento de diretores destaca o relator Jair Montes

Assim como a POLITEC que não tem como ofertar serviços a sociedade por total falta de estrutura técnica e profissional.

Publicado em 

Após o trabalho de apuração de irregularidades e práticas abusivas, contra os consumidores de energia elétrica do Estado de Rondônia praticadas pela ENERGISA, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) divulgou o relatório com os resultados nesta terça-feira (15), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Rondônia (AleRo).

O deputado Jair Montes, relator da CPI destaca os avanços importantes óbitos durante o trabalho, como evitar a continuidade dos convênios ilegais e a tentativa pelo Estado de conceder desconto bilionário de débitos à Energisa. "A CPI deu voz à população em todo o Estado apontando diversas ilegalidades, requerendo providências nas esferas Estadual e Federal que visam beneficiar ao consumidor rondoniense, além de buscar a responsabilização ampla de autoridades que, por ação ou omissão, tenham contribuído para as práticas ilegais da Energisa." Destacou Montes

Os trabalhos da CPI evidenciaram irregularidades que estão destacadas no relatório como a inoperância do Procon-RO que até então não vem cumprindo o seu dever legal de defender e orientar a população em seus direitos, como também a AGERO que está sendo subutilizada nas suas atribuições. Ainda aponta que o IPEM que no atual modelo de gestão seria uma "extensão da Energisa" em detrimento dos direitos do consumidor. Assim como a POLITEC que não tem como ofertar serviços a sociedade por total falta de estrutura técnica e profissional.

*Recomendações*

Com base nas oitivas, audiências públicas, discussões em sessões e principalmente ouvida a população, a CPI expediu recomendações para melhorar o atendimento ao consumidor. 

1. Fim do contrato

A primeira e mais importante providência que se recomenda é que o árduo trabalho dessa CPI seja encaminhado ao Juízo Federal, processo judicial n. 1004647-45.2018.401.4100, Assembleia legislativa do Estado de Rondônia ação civil pública movida por diversas instituições contra a Energisa e a Aneel, reforçando o pedido daqueles autos para que seja declarada a caducidade do contrato de concessão do serviço público de energia elétrica pela Energisa em Rondônia, determinando-se ao poder concedente, na pessoa da ANEEL, que proceda nova licitação para concessão no prazo de seis meses.

2.Procon-RO:

Diante da grande fragilidade e incapacidade em atender aos interesses coletivos na defesa dos direitos dos consumidores do Estado de Rondônia a Comissão Parlamentar de Inquérito recomenda que o Governo do Estado de Rondônia em um curto prazo, determine a lotação de servidores junto ao órgão, com os requisitos mínimos, para ampliar a quantidade de profissionais para atender a população, bem como consequentemente aumentar o poder de fiscalização do órgão;

3.IPEM-RO 

Considerando o fato de o instituto possuir termo de convênio com a empresa investigada, portanto, uma espécie de prestador de serviços indireto da Energisa em Rondônia, recomenda-se o termino definitivo do termo de convênio celebrado entre as partes, e, recomenda-se abertura de chamamento público para terceirização de empresa especializada na aferição metrológica de relógios medidores de energia.

4.AGERO (Agência de Regulação de Rondônia)

Que Seja Acelerado o processo de implementação de termos de convênio e cooperação para desempenhar função delegada de fiscalização e atuação dos serviços energéticos junto a ANEEL.

5. PGE E SEFIN

Que providenciem o imediato reestabelecimento do curso das execuções de todos os débitos estaduais em face da Energisa, sem qualquer tipo de suspensão ou negociação visando reduzir juros, multa e/ou correção monetária; Que crie ferramenta específica (portal na internet) e divulgue à sociedade todas as medidas realizadas pela PGE e Sefin face da Energisa, com atualização diária da tramitação dos procedimentos, execuções, ações judiciais (movidas pelo Estado ou pela Energisa), enfim, tudo que envolva os débitos da empresa perante o estado.

6. POLÍCIA CIVIL E POLITEC

Recomenda que a polícia civil suspenda definitivamente o termo de cooperação entre a instituição e a empresa energisa .E que o governo faça a estruturação de ambas para que possam desenvolver atividades de perícia que são de sua competência e que não estão sendo  realizadas por falta do laboratório técnico.

Também há recomendações para questões trabalhistas, investimentos da empresa no Estado, Tribunal de Justiça, encaminhamento e acompanhamento dos MPE e MPF.

Além do indiciamento dos diretores da concessionária em Rondônia e cobrança e execução da divida da empresa com o Estado.

Nota Energisa:

A Energisa está confiante no plano de trabalho que desenvolveu para Rondônia. Desde que chegou ao estado, em outubro de 2018, a empresa já incluiu mais de 58 mil clientes no sistema de distribuição de energia. Na prática, isso equivale a dar acesso à energia elétrica para cerca de 200 mil pessoas, mais de 10% da população de Rondônia que não tinha eletricidade ou que estavam ligados por meio de redes clandestinas e inseguras.  Esta semana, a empresa ligou mais duas subestações de um conjunto de 15 grandes obras entregues em 2020, com investimento de mais de R$ 1 bilhão. O volume investido em apenas dois anos é superior ao que foi investido em 10 anos de controle estatal. Todas essas iniciativas já se refletem nos indicadores de qualidade da concessão, que são reportados mensalmente para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cuja regulação a empresa segue integralmente.  Além disso, a Energisa ampliou em mais de 50% seu quadro de colaboradores desde que assumiu a companhia.

Em conjunto com os colaboradores das empresas terceirizadas somamos mais de 4 mil trabalhadores, e hoje somos o maior empregador privado do Estado de Rondônia. A Energisa promove a inclusão social dos que não tem acesso à energia, investe, emprega e contribui para o desenvolvimento sustentável e o bem estar de todos Rondonienses. Este é o nosso compromisso. Esta é a verdade que deve ser conhecida.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brigadistas distribuem mudas e ensinam produtores a prevenir queimadas, na Agrotec

Brigadistas da ABIEFA distribuem mudas frutíferas e nativas na Agrotec 2025 e orientam produtores sobre prevenção de incêndios e recuperação ambiental em Porto Velho.
L

Na Agrotec, Porto de Santos oferece parceria técnica para impulsionar o agro de Rondônia

Durante a Agrotec 2025, Sidnei Aranha defendeu investimentos na hidrovia do Rio Madeira como eixo estratégico para ampliar a logística, a competitividade e o crescimento do agro em Rondônia.
L

Na Agrotec, Emater anuncia sistema de atendimento digital 24h para apoiar produtor rural

Emater-RO anunciou novos programas, apoio técnico digital e medidas para recuperar a produção de leite em Rondônia durante a abertura do Fórum + Leite RO na Agrotec 2025.
L

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

Moraes vota para condenar cinco PMs do DF a 16 anos de prisão

O ministro Alexandre de Moraes proferiu voto condenando ex-integrantes da cúpula da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro. A condenação dos PMs do DF inclui o pagamento de indenização de R$ 30 milhões.
L
Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

Marcha Nacional dos Deputados Estaduais reúne Pedro Fernandes e parlamentares de todo o país em Brasília

A Marcha Nacional dos Deputados Estaduais destacou debates sobre federalismo e reforçou a participação de Rondônia nas discussões sobre a PEC 38/2025.
L
Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Projeto de Ribeiro do Sinpol é sancionado e reforça logística da segurança pública em Rondônia

Nova lei autoriza uso de veículos abandonados no Detran por policiais e transforma problema histórico em reforço operacional
L
Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Ieda Chaves realiza “Coração em Ação” com mais de 30 serviços gratuitos a Porto Velho

Projeto está em sua quinta edição e leva cidadania, saúde e inclusão à zona Leste da capital
L
Sinalização viária começa a ser implantada na RO-420 em Jacinópolis após indicação da deputada Dra. Taíssa

Sinalização viária começa a ser implantada na RO-420 em Jacinópolis após indicação da deputada Dra. Taíssa

DER atende solicitação e inicia instalação de redutores de velocidade e pintura horizontal no perímetro urbano da RO-420
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

A Prefeitura afirma que não solicitou o corte de energia na área invadida e que a concessionária agiu por conta própria, apesar do processo judicial de reintegração de posse em andamento.
L
Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

A palestra sobre logística na Agrotec 2025 reforçou a importância do Porto de Porto Velho e da hidrovia do Rio Madeira para o escoamento da produção regional e para novas oportunidades no agronegócio.
L

Arte, fé e madeira: pirografia de acreana brilha e emociona público na Agrotec 2025

Dryelle Vieira encontrou na pirografia um caminho de sustento, fé e superação após a pandemia e hoje expõe suas peças artesanais na Agrotec 2025, em Porto Velho.
L
Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L
Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Evento aposta em manejo integrado de resíduos e devolução de benefícios à comunidade.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.