SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

Em reunião com Dr Neidson na ALE, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

O deputado Dr. Neidson (PMN) conduziu os trabalhos, ao lado do deputado Chiquinho da Emater (PSB).

Publicado em 

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01, audiência de instrução legislativa para ouvir representantes do Governo e servidores da saúde do Estado. Na pauta, o andamento dos estudos para a construção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.

O deputado Dr. Neidson (PMN) conduziu os trabalhos, ao lado do deputado Chiquinho da Emater (PSB). O secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, o secretário de Finanças, Luiz Fernando, e com o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, participaram do encontro, que contou com a presença de diversos sindicatos ligados à área da saúde.

"Em janeiro desse ano, o Governo se comprometeu, numa audiência aqui nesta Casa de Leis, que iria fazer o estudo do PCCR até este mês de setembro. Como ainda não foram concluídos os trabalhos, os servidores da Saúde querem uma resposta e estão cobrando uma posição do Executivo. Em razão disso, agendamos essa reunião para os devidos esclarecimentos", explicou Neidson.

Chiquinho da Emater agradeceu a todos os servidores da saúde, pela dedicação ao trabalho, mesmo com as dificuldades, especialmente durante a pandemia. "Cuidaram e estão cuidando muito bem das pessoas e manifesto o meu agradecimento, em nome do povo de Rondônia. Contem com o meu apoio, no que for preciso e no que estiver ao meu alcance", disse.

Sindicatos cobram

A presidente do Sindsaúde, Celia Campos, disse que "requeremos esse encontro, pois foi nessa Comissão que se iniciou essa negociação com o Governo, para o nosso PCCR. Nós pedimos essa reunião, pois tínhamos um prazo, que era até 01/09 para a conclusão do estudo do nosso plano. A categoria nos cobra diariamente e precisamos de um posicionamento definitivo para os trabalhadores. Ainda não foi encaminhado para esta Casa o nosso PCCR e precisamos de uma resposta. O ano está findando e a nossa preocupação é de que seja deixado para o ano que vem. Queremos uma garantia da votação ainda nesse ano".

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Charles Alves, acrescento que "há uma pressão da categoria. Esse trabalho do PCCR é importante, mas o trabalhador, os profissionais da saúde têm responsabilidades e querem uma resposta imediata do Governo, na questão salarial. O Estado poderia elaborar uma tabela inicial, com o escalonamento, que fosse aprovada nesta Casa e o servidor ter um rendimento digno. É triste, é vergonhosa a situação hoje dos profissionais de saúde".

Para a presidente do Sindicato dos Médicos, Flávia Lenzi, a demora do Governo em encaminhar o PCCR gera desconfiança entre os servidores. "Tivemos vários encontros na pandemia e nos disseram que 'estava tudo ok', tudo andando normalmente. Agora, nos dizem que os prazos não serão cumpridos. Nós confiamos e a classe oprimida da saúde não pode mais esperar. A promessa é de que em dezembro o PCCR estaria votado", relatou.

Membro do Sindsaúde, Jeová Gomes declarou que "a gente ficou esse tempo todo falando com os servidores, informando que o PCCR estava andando, dando uma esperança para a categoria de que teria ganhos. O Governo informava que estava tudo sendo conduzido normalmente, mas somos surpreendidos de que o prazo acordado com a categoria não será cumprido. Aos trancos e barrancos, estamos tentando cumprir com o que foi acordado. Esperamos que o Governo faça o mesmo". De acordo com os sindicalistas, os servidores da saúde estão muito descontentes, querem providências, pois estão na linha de frente dessa guerra contra a covid-19. Muitos aguardam concursos no Amazonas e no Acre, onde a remuneração para o mesmo cargo, é o dobro do salário pago em Rondônia.

O que diz o Governo

O Governo alega que a pandemia acabou atrasando o trabalho da empresa contratada para a formatação do PCCR da saúde. "Estamos buscando concluir esse PCCR histórico. É uma determinação do nosso Governo e queremos fazer bem feito. A empresa contratada pediu a dilação de prazo, mas o Governo não deixou de acompanhar e de atuar. Estamos do mesmo lado, temos o compromisso de resolver e vamos seguir dialogando", observou Junior Gonçalves.

O chefe da Casa Civil explicou que, em janeiro, quando foi feito o acordo com os sindicatos, a realidade era uma. "Mas, veio a pandemia e a situação mudou, isso acabou atrasando. O PCCR está sendo construído e vai ser entregue. Nós queremos trabalhar de forma transparente e por isso estamos sempre nos reunindo. Mas, essa mudança de cenário acabou implicando em dificuldades e o Governo não está enrolando, mas as mudanças afetaram o cronograma e não há nada fora de controle. Pelo contrário, queremos fazer um plano com muito cuidado e zelo, pois ele é importante", garantiu.

Junior Gonçalves pediu a compreensão de todos, para que levem em consideração a mudança de cenário. "Vamos cumprir a palavra, mas não temos condições de controlar uma pandemia. A empresa continuou trabalhando, para não atrasar muito a elaboração do PCCR".

O secretário da Sefin pontuou que "as coisas estão andando sim! O processo envolve diálogo, envolve sensibilidade. Houve fatos novos com a pandemia. A lei complementar 173, do Governo Federal, impede a concessão de reajuste até o final de 2021. Portanto, essa situação só iria poder ser efetivada(implantado PCCR de fato) em 2022".

Fernando Máximo também reforçou os efeitos da pandemia, como um obstáculo a mais na construção do PCCR. "A empresa contratada para fazer o PCCR teve problemas e não conseguiu concluir o trabalho de elaboração do plano. Tivemos uma reunião com os sindicatos, no início desse mês e mostramos a situação em detalhes. Novo encontro está programado para o próximo dia 06".

Em seguida, a Sesau apresentou um vídeo com o cronograma da elaboração do PCCR, com as interrupções ocasionadas pela pandemia e as novas datas previstas.

 

Eranildo Costa Luna-ALE/RO Foto: Assessoria

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em inquérito sobre golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade aceitar a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu. Ele é acusado de coação no curso do processo por articular sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, buscando pressionar o julgamento que condenou seu pai.
L
Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

Alckmin vê passo positivo, mas distorção tarifária dos EUA persiste

O vice-presidente Geraldo Alckmin classificou a retirada da tarifa global de 10% sobre cerca de 200 produtos como um avanço diplomático. Contudo, a permanência da sobretaxa exclusiva de 40% aplicada ao Brasil mantém um obstáculo relevante à competitividade das exportações brasileiras.
L
Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Deputada Ieda Chaves resgata filhote ferido e garante tratamento

Parlamentar presta socorro a filhote com ferimento grave no olho e reforça a importância da proteção animal em Porto Velho e em todo o estado.
L
Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Lula envia novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

Documento de 10 anos reforça cultura como política de Estado e pilar da democracia.
L
Candidaturas espelho inundam o país

Candidaturas espelho inundam o país

Pré-candidatos dependentes da imagem de terceiros revelam falta de preparo e oportunismo na política brasileira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Vias ilegais perto da BR-319 avançam em áreas protegidas na Amazônia

Estudo do Observatório BR-319 revelou a existência de mais de 2.240 km de estradas clandestinas que cruzam unidades de conservação e 1.297 km em territórios indígenas. A ação criminosa facilita o desmatamento e a mineração na região.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Enem 2025: sugestões e foco para o segundo dia de exame

Com provas de Matemática e Ciências da Natureza, o segundo dia do Enem 2025 exige atenção aos cálculos e raciocínio lógico. Especialista sugere priorizar as questões mais fáceis e usar a estratégia da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
L
Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Enem 2025 saiba o que é permitido levar no segundo dia de prova

Portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h. As provas de Matemática e Ciências da Natureza terão duração de 5 horas.
L
Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

Governo e GEAPP fecham parceria para levar energia limpa à Amazônia

O acordo de cinco anos, anunciado na COP30 em Belém, visa expandir o acesso à energia renovável em comunidades isoladas, eliminando a pobreza energética e fortalecendo a bioeconomia local.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara protocolou um Projeto de Resolução (PRC) que busca a instauração imediata do procedimento de perda de mandato para deputados federais que acumularem faltas injustificadas.
L
Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Jovem é presa tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Suspeita de 19 anos foi flagrada pelo aparelho Bodyscan ao tentar visitar o pai no presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, acompanhada da irmã de 4 anos.
16
Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Motorista provoca colisão com moto aplicativo na zona Leste

Acidente no cruzamento da Rua Aruba com José Amador dos Reis deixou o piloto de moto aplicativo ferido na manhã deste sábado.
12
Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Três ficam feridos em colisão entre motocicletas na zona Leste

Acidente na Rua Benedito Inocêncio deixou duas mulheres e um homem feridos na noite de sexta-feira no bairro JK.
12
Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dupla é presa com droga antes de fazer entrega em Porto Velho

Dois jovens, de 23 e 25 anos, foram detidos com meio tablete de maconha na zona leste da cidade na noite de sexta-feira.
16
Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Motorista fica em estado grave após acidente na Penal

Acidente na Penal deixou três feridos e envolveu um Fiat Strada e um Ford Fusion na noite de sexta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Nota de pesar: Miguel Alves Ferreira

Conhecido por seu jeito brincalhão, divertido e de bom humor, Miguel tinha a determinação como marca registrada. Amava cuidar dos seus, aconselhar, ouvir e estar presente em cada momento importante.
L
EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

EUA reduzem tarifas de importação para café, laranja, carne bovina e outros produtos

O presidente Donald Trump emitiu um decreto para isentar determinados produtos agrícolas das tarifas recíprocas em vigor desde abril. A medida atende a preocupações com o alto preço de alimentos nos Estados Unidos.
L
Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial é pago neste sábado

Cerca de 152,4 mil de trabalhadores serão beneficiados pelo pagamento extra do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O recurso fica disponível para saque até 29 de dezembro.
L
Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Estudo sugere que inflamação é chave para o estabelecimento e progressão do Alzheimer

Pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer (UFRGS) indica que o acúmulo das proteínas tau e beta-amiloide só causa danos quando células de defesa do cérebro (microglia e astrócitos) estão ativadas, sugerindo novas vias de tratamento.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto sustentável no Pará

O projeto Pará Mais Sustentável, aprovado durante a COP30, destinará recursos para 27 municípios nas regiões do Baixo Amazonas e Xingu. A iniciativa visa fortalecer a sociobiodiversidade e o desenvolvimento de baixo carbono no estado.
L
Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

Brasil vence Senegal por 2 a 0 em Londres

A Seleção Brasileira superou o adversário africano no Emirates Stadium, em mais um amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Estêvão e Casemiro marcaram os gols da vitória, consolidando a tática ofensiva de Carlo Ancelotti.
L
Sobretaxa de 40% nos EUA Mantém Entrave para Exportações Brasileiras

Sobretaxa de 40% nos EUA mantém entrave para Exportações Brasileiras

Apesar da redução de uma tarifa de 10% para 80 produtos, entidades setoriais apontam que a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos é o principal obstáculo para a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
L
Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira 2025 abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Primeira noite do Duelo na Fronteira 2025 reúne centenas de pessoas no Bumbódromo de Guajará-Mirim e destaca as apresentações do Boi Malhadinho Mirim e Adulto.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.