Por Wanglézio Braga
da redação do NewsRondônia
O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) se reuniu, hoje (03), em Manaus (AM) com os executivos do Acre, Gladson Cameli (PP), do Amazonas, Wilson Lima (PSL) e de Roraima, Antônio Denairum (PSL) e com os ministros da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, do Meio Ambiente, Ricardo Sales e da Defesa Civil, Fernando Azevedo.
Na pauta, discussão sobre as queimadas na região. Durante o encontro, os representantes do governo federal apresentaram as medidas determinadas pela Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA) e disseram que houve redução nos focos de incêndio desde o início da operação, no último sábado (24), destacando que as queimadas na região são um problema recorrente nesta época do ano devido à seca.
“Estamos com representantes de 10 ministérios, o que demonstra a preocupação do Governo Federal com a temática. Vamos recolher as demandas dos governadores”, destacou o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni na abertura do evento.
Na ocasião, o governador rondoniense falou da importância do esforço conjunto dos governadores em prol da proteção do meio ambiente. “Tenho muito orgulho de ser brasileiro. Fico feliz em ver o braço estendido do governo federal apoiando os estados da Amazônia contra queimadas e incêndios. Esse trabalho precisa ser anualmente”, disse.
Já o governador do Acre, Gladson Cameli relatou “Quero fazer um relato: no Acre as Forças Armadas fazem um trabalho de excelência que nos passa segurança, e dizer que não somos somente acreanos e sim brasileiros, e que o olhar para a Amazônia precisa ser diferenciado. Temos, na região amazônica, mais de 23 milhões de pessoas querendo uma oportunidade”.
Vale lembrar que o encontro é um desdobramento da reunião realizada em Brasília entre o presidente Bolsonaro com os representantes dos estados da Amazônia e ocorre na sede do governo do Amazonas, nesta terça-feira (3).