Por Wanglézio Braga
da redação do News Rondônia
O senador da república, Confúcio Moura (MDB) usou o seu blog neste domingo (01) para lamentar o fim da festa folclórica realizada em Guarajá-Mirim – O Duelo na Froteira.
Moura classificou o término da festividade como “é uma pena”, mas esqueceu de citar que a tradição acabou justamente enquanto era governador do estado.
“DUELO NA FRONTEIRA – é o nome de uma festa folclórica na cidade de Guajará-Mirim. Fantasias, alegorias e danças no estilo de Parintins. Mexia com o povo da cidade e do Estado. Belas toadas. Movimentava o Estado. Duelo entre dois “bois bumbás”: Flor do Campo e Malhadinho. Havia torcidas no estilo Fla-Flu. Há três anos que não mais acontece. O que é uma pena”, escreveu Moura.
O “Duelo da Fronteira” foi realizado há mais de 20 anos em Guarajá-Mirim. A falta de prestação de contas de 2017, de dinheiro recebido pelo Governo do Estado, forçou a não realização do evento naquela cidade. De lá para cá, a festa ficou suspensa. Ela deveria acontecer entre agosto e setembro.
RESGATE
Em agosto desse ano, o Governo Marcos Rocha informou que a gestão estuda resgatar as atividades culturais como a feira agropecuária de Porto Velho e o próprio Duelo da Fronteira. O anúncio do estudo ocorreu graças ao sucesso da edição do arraial Flor do Maracujá.