Na manhã desta terça-feira (2), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia, decidiu encaminhar uma recomendação legislativa para que a Secretaria de Saúde (Sesau) cumpra as leis que tratam do atendimento dos autistas de Rondônia.
Segundo o vice-presidente da comissão, deputado Dr. Neidson (PMN), durante a Sessão Solene realizada na tarde de segunda (1), proposta pelo deputado Cirone Deiró (Podemos), para homenagear entidades e personalidades que contribuíram para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autistas (TEA), os deputados foram alertados que as leis que amparam e beneficiam os autistas do Estado, não estão sendo cumpridas pelos órgãos estaduais.
“Diante do exposto, essa comissão fez um levantamento dessas leis e estará encaminhando ainda hoje, uma recomendação legislativa para que a Sesau cumpra e coloque em prática o que está sendo proposto em cada lei”, afirma Dr. Neidson.
O deputado Chiquinho Emater (PSB), ressaltou que a sessão de segunda-feira foi emocionante e que os deputados não podem deixar de contribuir com ações que melhorem a vida das crianças e adultos com autismo.
A deputada Rosângela Donadon (PDT), justificou que não pode estar presente em um momento tão importante, contudo apoia todas as ações para fazer valer os direitos estabelecidos. Na oportunidade, a parlamentar destacou, a disponibilização de emendas de sua autoria, para os municípios do Cone Sul. “Compartilho essa notícia com muita alegria, pois essa é a nossa contribuição para a saúde de Rondônia. Esse recurso para aquisição de remédios e materiais penso já está na conta dos municípios”, relata.