A vereadora Cristiane Lopes (PP) participou da reunião com representantes do Ministério Público do Estado (MP/RO), a promotora Flávia Shimizu, da Promotoria de Habitação e Urbanismo (MP/RO) e técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), além do secretário Luiz Guilherme Erse, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, do secretário executivo da Prefeitura, Devanildo Santana e dos demais vereadores para discutir a revisão do Plano Diretor Participativo.
O Plano Diretor tem como principal finalidade, orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. E a cada 10 anos esse planejamento deve passar por revisão, com a participação popular, conforme preconiza o Estatuto das Cidades.
A reunião que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores foi o primeiro passo, antes das Audiências Públicas que estão sendo realizadas para que a população seja ouvida. A primeira audiência aconteceu nesta terça-feira (14) no Mercado Cultural, região central da cidade. A próxima acontece no dia 15, em Extrema , no dia 16, em Mutum Paraná e dia 17, em Calama.
“A organização dos espaços urbanos é fundamental para que tenhamos uma boa qualidade de vida na nossa cidade. O Plano Diretor serve para orientar as obras públicas, privadas e dos empreendimentos habitacionais em especial, por isso a importância da participação da população de todas as zonas da cidade. E eu como vereadora, farei a minha parte que é fiscalizar a revisão e elaboração do Plano Diretor”, ressalta Cristiane Lopes.