Não é novidade que a população brasileira tem demonstrado aversão à política. Com tantos escândalos de corrupção e reportagens policiais, em muitos momentos parece não haver mais esperança para os rumos de nossa nação.
No entanto, aqui em Rondônia, um novo personagem nesse cenário, um professor universitário de 40 anos com Doutorado em Ética, surpreendeu ao se lançar como pré-candidato ao Senado. Trata-se de Josenir Lopes Dettoni, que já foi notícia há poucos anos atrás, quando se tornou o primeiro professor de nosso Estado a ser aceito para estágio doutoral na mundialmente renomada Universidade de Oxford, na Inglaterra. Formado em Psicologia e Filosofia, Dr. Dettoni é também acadêmico de Direito, Especialista em Educação Superior e Mestre em Ciências da Saúde. Com extenso currículo e longo histórico de serviços prestados à sociedade, recentemente recebeu o título de Cidadão Honorário de Rondônia.
Questionado sobre o porquê de se pré-candidatar em um momento em que a política se encontra em crise, Dr. Josenir Dettoni respondeu:
“Entendo que o caminho para melhorarmos nossa sociedade é uma maior participação popular na vida pública. Eu ensino isso a meus alunos. As pessoas de bem precisam se levantar e ajudar a dar um rumo decente para o Brasil. Se não, vamos reclamar, reclamar, mas não haverá boas opões para escolhermos. Pensando assim, eu não poderia mais ficar parado, reclamando do sofá de casa ou de uma sala de aula. Minha forma de mostrar indignação é me apresentando como uma opção”.
Com família residindo em nosso Estado há mais de 30 anos, ele já foi aluno dos colégios Anísio Teixeira, em Ariquemes, e Pitágoras e Carmela Dutra, em Porto Velho. Também trabalhou em Rolim de Moura durante parte de sua carreira docente. Por isso, afirma:
“Tenho um profundo compromisso com Rondônia; e estou me pondo à disposição para servir a população. Os agentes políticos são servidores públicos; ou seja, sua função é servir o povo, é trabalhar para melhorar a sociedade. Essa é a razão de ser da política. Infelizmente, na prática, isso não tem sido assim”.
Quanto a sua escolha pelo Senado, Dr. Dettoni justifica:
“O Senado não pode continuar sendo uma espécie de aposentadoria para ex-governadores e grandes caciques políticos. Os rumos do Brasil passam pelo Senado. Por exemplo: a escolha de Ministros do Supremo Tribunal Federal depende do Senado; o orçamento da União também. Além disso, a população não se sente mais representada por seus Senadores; e isso não pode permanecer assim: Rondônia e o Brasil merecem coisa melhor!”
Dr. Josenir Dettoni é pré-candidato pelo PMB, Partido da Mulher Brasileira.
“Trata-se de um partido novo, com pré-candidaturas novas. Um partido comprometido com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, bandeira que, entendo, deve ser assumida por todos nós”, afirma.
Com posicionamento político de centro, explica que seu foco de atenção será posto de maneira prioritária em cinco áreas: saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e justiça social.
“Sei que a política está desacreditada, que há muita desesperança. Não quero que acreditem em mim, quero que pesquisem, que verifiquem a nossa história de serviços prestados. Entendo que esse é o melhor caminho para que as necessárias transformações aconteçam. Sou um cidadão comprometido com a mudança. Não sou candidato a virar bandido!”, finaliza Dettoni.