A Prefeitura de Porto Velho ampliou as ações de segurança pública para o Carnaval com a consolidação do Programa de Atividade Delegada Municipal. A iniciativa estabelece o reforço do policiamento em locais de maior fluxo de pessoas, com atuação coordenada entre o município e a Polícia Militar.
O programa integra a política de segurança adotada na capital para eventos de grande porte e busca garantir maior tranquilidade à população durante o período de folia. Segundo o prefeito Léo Moraes, a atuação conjunta é fundamental para a ocupação dos espaços públicos com presença policial efetiva.
“Nosso compromisso é ocupar os espaços públicos com presença policial efetiva, garantindo que as famílias possam participar do Carnaval com tranquilidade. A Atividade Delegada une a valorização dos profissionais da segurança à proteção direta do cidadão e se consolida como base para a futura Guarda Municipal”, disse.
Implantada em dezembro de 2025, a Atividade Delegada passou a atuar em pontos estratégicos da capital, como o Parque Jardim das Mangueiras, conhecido como Skate Parque, o Parque da Cidade, áreas comerciais das zonas Leste e Sul e a região central de Porto Velho.
De acordo com o comandante regional de policiamento, tenente-coronel PM Wilton Nascimento Amorim, a iniciativa tem se destacado por fortalecer o policiamento ostensivo. “A Atividade Delegada é uma medida inédita na região Norte e tem contribuído de forma significativa para o policiamento ostensivo. Ela atuará em apoio direto às ações durante o Carnaval”, afirmou.
Durante o período carnavalesco, o foco será o policiamento comunitário, com policiais preparados para orientar o público e manter diálogo direto com os frequentadores dos eventos.
Pelo programa, policiais militares podem atuar de forma voluntária em seus períodos de folga, com pagamento de gratificação custeada pelo Tesouro Municipal. Cada profissional pode trabalhar até 12 horas ininterruptas e 150 horas mensais.
Segundo o tenente-coronel Marcelo Victor Duarte, chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Porto Velho, a iniciativa amplia a atuação do município em operações conjuntas e fortalece a sensação de segurança da população. “A Atividade Delegada tem aumentado a sensação de segurança em toda a população”, disse.








































