A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 21, a Operação Chave Mestra. A ação busca esclarecer o desvio de materiais da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, em um esquema que envolve servidores.
As investigações apontam que o crime de peculato foi identificado após um levantamento realizado durante a mudança de gestão na pasta. Ao conferirem o acervo de bens móveis, os novos gestores notaram a ausência de diversos itens nos almoxarifados, indicando uma subtração sistemática.
Até o momento, o inventário realizado pela secretaria aponta um prejuízo aos cofres públicos que ultrapassa 1 milhão de reais. O montante reflete a retirada indevida de equipamentos e materiais que deveriam servir ao sistema educacional do estado, mas foram desviados ilegalmente.
O nome da operação faz referência ao acesso facilitado que diversos servidores tinham ao acervo da secretaria. Assim como uma chave que abre diferentes fechaduras, os envolvidos utilizavam suas funções para acessar e retirar bens públicos sem o devido controle administrativo.
Nesta manhã, os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais. O objetivo é recolher provas que ajudem a identificar a conduta de cada suspeito e localizar parte dos objetos que foram subtraídos da secretaria estadual.
A Polícia Civil informou que o inquérito policial continuará em andamento após a análise dos materiais apreendidos. A instituição reforça que o foco é a recuperação dos bens e a responsabilização dos envolvidos, mantendo o compromisso com a defesa do patrimônio público.







































