Um pastor evangélico invadiu um Centro de Umbanda no município de São Francisco do Guaporé (RO) e destruiu objetos religiosos considerados sagrados pela comunidade. O episódio ocorreu na quarta-feira (17) e está sendo investigado pela Polícia Civil como intolerância religiosa.
O homem foi identificado como Antônio M. Segundo testemunhas, ele entrou no barracão segurando uma Bíblia, fez uma oração e, em seguida, passou a quebrar imagens e outros itens utilizados nos rituais da casa religiosa. Toda a ação foi registrada em vídeo por uma cuidadora do local.
O responsável pelo centro, o pai de santo Alécio Pereira dos Santos, relatou que tentou dialogar com o invasor, mas optou por acionar a Polícia Militar para evitar um possível confronto físico. Os policiais compareceram ao local e conduziram o homem até a delegacia.
Após prestar depoimento, Antônio Muniz foi liberado, mas poderá responder pelos crimes de intolerância religiosa, invasão de domicílio e dano ao patrimônio, conforme apuração das autoridades. Até a última atualização desta matéria, a defesa do investigado não havia sido localizada.
O caso reacende o debate sobre respeito à liberdade religiosa e o aumento de episódios de intolerância contra religiões de matriz africana no Brasil, prática que é considerada crime pela legislação brasileira.









































