O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e forças de segurança deflagraram, na manhã desta quinta-feira (18), a sétima fase da Operação Audácia, voltada ao combate ao crime organizado com atuação em Porto Velho e outros municípios. A ofensiva é resultado de uma ação integrada envolvendo órgãos estaduais e federais.
A operação reúne a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Polícia Civil de Rondônia (PCRO), a Polícia Penal (PPRO) e a Polícia Federal (PF). Também participam os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos Ministérios Públicos de Rondônia e Santa Catarina, além de forças-tarefa especializadas no enfrentamento às facções criminosas.
O efetivo mobilizado ultrapassa 180 agentes, incluindo equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque, BPTAR, batalhões da Polícia Militar, setores de inteligência, unidades penitenciárias e forças federais. A atuação ocorre de forma simultânea nos estados de Rondônia, Santa Catarina e Paraná.
Ao todo, estão sendo cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 23 mandados de prisão temporária, expedidos pela 1ª Vara de Garantias do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho, Jaru, Candeias do Jamari, além de Florianópolis (SC) e Catanduvas (PR).
As medidas judiciais integram um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo MPRO para apurar a suposta prática de organização criminosa armada, com indícios de uso de armas de fogo, envolvimento de crianças ou adolescentes, além de crimes como tráfico de drogas, receptação e porte ilegal de armas de uso permitido e restrito.
A operação também tem como objetivo a recaptura de foragidos da Justiça, o cumprimento de mandados de prisão em aberto e a apuração de flagrantes eventualmente constatados durante as diligências, como posse ilegal de armas, tráfico de entorpecentes e receptação.
A Operação Audácia VII reforça a estratégia de atuação integrada das forças de segurança em Rondônia, intensificando o enfrentamento às facções criminosas e ao crime organizado que atua no estado.





































