A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Rondônia (PM/RO), do Ibama e da Funai, deflagrou nesta quarta-feira (17) a Operação Clandestina Extractio, voltada ao combate ao garimpo terrestre ilegal e à extração irregular de madeira em áreas dos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, em Rondônia.
A ação tem como objetivo reduzir os impactos ambientais provocados pela exploração clandestina de ouro e pelo desmatamento ilegal, atividades que afetam diretamente o meio ambiente e territórios sensíveis da região.
Durante as diligências, as equipes realizaram fiscalizações em uma área de garimpo terrestre e em quatro madeireiras, localizadas nos dois municípios alvos da operação. No local de atividade garimpeira, os agentes encontraram uma draga, dois acampamentos e diversos motores, utilizados na exploração criminosa de ouro.
O empreendimento foi autuado pelo órgão ambiental, e as estruturas e os maquinários foram inutilizados, como forma de impedir a continuidade da atividade ilegal.
Em outra frente da operação, os agentes apreenderam quase 30 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente em uma fazenda situada nas proximidades da Terra Indígena Igarapé Ribeirão. O proprietário da área foi autuado, e a madeira foi destinada à Coordenação Regional da Funai em Guajará-Mirim, para uso em benefício das comunidades indígenas da região.
A Operação Clandestina Extractio reforça a atuação conjunta das forças de segurança e fiscalização no enfrentamento aos crimes ambientais na Amazônia, especialmente em áreas próximas a terras indígenas e regiões de alta vulnerabilidade ambiental.





































