A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (31) a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 na conta de luz para o mês de novembro de 2025. Com a medida, os consumidores pagarão um adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O anúncio, feito em Brasília, indica que o cenário para a geração hidrelétrica segue desfavorável. A decisão foi adotada pela agência devido ao volume de chuvas abaixo da média histórica, que tem afetado diretamente o nível dos reservatórios das usinas.
Necessidade de acionamento das termelétricas
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 é necessária para garantir o fornecimento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Para isso, é preciso acionar as usinas termelétricas, que possuem um custo de geração mais elevado, justificando o acréscimo na tarifa.
“O cenário segue desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à redução nos níveis dos reservatórios. Dessa forma, para garantir o fornecimento de energia é necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado”, informou a agência reguladora.
A agência também esclareceu que, apesar da fonte solar de geração ser importante, ela é intermitente e não injeta energia no sistema o dia inteiro. Por essa razão, o acionamento das termelétricas é fundamental para suprir a demanda, especialmente no horário de ponta.
Entenda o sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, serve para indicar os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras são divididas em cores (verde, amarela e vermelha) e sinalizam o custo de geração para o SIN:
Verde: Não há acréscimo na conta.
Amarela ou Vermelha: A conta de luz sofre acréscimos a cada 100 kWh consumidos.
Em comparação, nos meses de agosto e setembro, a Aneel havia acionado a bandeira vermelha patamar 2, que impôs um adicional mais caro, de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, houve a redução para o patamar 1, que é mantido agora para novembro. A bandeira vermelha patamar 1 reflete um custo de geração elevado, mas menor do que o patamar 2.








































