O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, estima que as fraudes contra o sistema financeiro investigadas na Operação Compliance Zero podem ter movimentado cerca de R$ 12 bilhões.
A declaração foi dada durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado nesta terça-feira (18/11), que apura a atuação do crime organizado no país.
Rodrigues detalhou que a Operação Compliance Zero está sendo realizada em conjunto com o Banco Central e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para combater crimes financeiros de alta monta.
Prisões e afastamentos
O diretor-geral confirmou que a operação resultou em “várias prisões”. Entre os investigados está o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, que foi detido no Aeroporto de Guarulhos.
Rodrigues antecipou aos senadores que, nas primeiras ações da manhã, os agentes apreenderam R$ 1,6 milhão em espécie na residência de um único investigado.
Também estão sob investigação o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o diretor de Finanças do banco, Dario Oswaldo Garcia Júnior. Ambos foram afastados dos cargos.
Esquema de títulos falsos
A Operação Compliance Zero é resultado de investigações iniciadas pela PF em 2024. O foco é apurar a emissão de títulos de créditos falsos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.
As instituições são suspeitas de criar falsas operações de créditos, simulando empréstimos e outros valores a receber. Em seguida, negociavam essas carteiras de crédito com outros bancos.
Após a aprovação contábil do Banco Central, as instituições substituíam os créditos fraudulentos e títulos de dívida por outros ativos, sem a avaliação técnica adequada.
O Banco Master é o principal alvo da investigação, que foi instaurada a pedido do Ministério Público Federal (MPF).
Liquidação extrajudicial
Diante da situação, o Banco Central (BC) oficializou, por meio de comunicado, a liquidação extrajudicial da Master Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Imobiliários.
O BC colocou a empresa EFB Regimes Especiais de Empresas como liquidante extrajudicial, com amplos poderes de administração e representação da sociedade.
O Banco Master se tornou conhecido no mercado por sua política agressiva de captação de recursos. Oferecia rendimentos de até 140% do Certificado de Depósito Bancário (CDI) a quem comprava papéis da instituição financeira.










































