Uma operação desmatamento Comodoro está em andamento para combater a extração ilegal de madeira em Reservas Indígenas na divisa entre Rondônia e Mato Grosso. A ação conjunta é deflagrada pela Polícia Judiciária Civil de Comodoro (MT), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A operação conjunta visa interromper a extração ilegal de madeira. O foco é inutilizar os maquinários utilizados no corte, retirada e carregamento de caminhões responsáveis pelo transporte irregular do material extraído de dentro das reservas.
Essa é uma iniciativa das Forças de Segurança do Estado de Mato Grosso no combate à exploração ilegal. A ação ocorreu ontem, dia 30 de outubro.
Durante as ações realizadas pelas equipes, foram inutilizados três tratores e três carretas de grande porte. Todos esses veículos eram utilizados na logística e extração da madeira retirada ilegalmente do território indígena.
No local, as equipes também constataram o desmate e a exploração de madeira de lei que já estava serrada. Essa evidência indica a existência de uma estrutura organizada para o beneficiamento do material dentro da própria Reserva Indígena.
Segundo os órgãos envolvidos, o avanço do desmatamento é tão intenso que os satélites governamentais já classificaram o ponto como uma área de degradação ambiental e de intensa exploração ilegal.
A operação continua em andamento, buscando interromper as atividades criminosas, identificar os responsáveis e reforçar a proteção das Reservas e do meio ambiente na região.








































