Drones das polícias Civil e Militar registraram criminosos fortemente armados, incluindo uma mulher, fugindo em fila indiana pela mata da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A cena ocorreu durante a Operação Contenção, deflagrada na manhã desta terça-feira (28).
A ação é direcionada contra traficantes do Comando Vermelho (CV) e mobiliza 2,5 mil agentes nos complexos da Penha e do Alemão. A operação, que deixou mortos e feridos, tem como objetivo deter a expansão territorial da facção.
Nas imagens capturadas pelos drones, os bandidos aparecem com roupas camufladas e carregando fuzis, avançando por trilhas clandestinas em meio à vegetação. A fuga silenciosa e coordenada lembrou a cena emblemática registrada em 2010, quando traficantes escaparam por uma trilha semelhante durante uma grande operação policial.
Em retaliação à ação policial, alguns traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas, que geraram dezenas de colunas de fumaça visíveis de vários pontos da cidade. A Polícia Civil informou ainda que criminosos lançaram bombas com drones contra os agentes.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, falou sobre a complexidade da operação e cobrou apoio mais efetivo do governo federal. Ele afirmou que o estado não tem condições de enfrentar sozinho o crime organizado.
“Estamos falando de 9 milhões de metros quadrados de desordem urbana [no Alemão e na Penha], com becos intransitáveis, casas irregulares e criminosos que dominam o território. É impossível enfrentar isso apenas com o efetivo do estado”, declarou Victor Santos.
A Operação Contenção, segundo o governo, é uma iniciativa permanente de combate ao avanço da facção por territórios do estado.
🚨URGENTE – Traficantes não aguentam o confronto com a polícia do RJ e resolvem fugir pic.twitter.com/nTcu1ZaJXy
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) October 28, 2025









































