Mais de 50 ônibus foram utilizados como barricadas no Rio de Janeiro durante a Operação Contenção, deflagrada pela Polícia Militar (PM) desde a madrugada desta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade. Segundo informações da Rio Ônibus, sindicato das empresas de transporte, criminosos do Comando Vermelho ordenaram o bloqueio das principais vias.
De acordo com o sindicato, o número de veículos usados nas barricadas segue aumentando. Mais de 120 linhas tiveram seus trajetos alterados, com forte impacto na mobilidade urbana. As regiões mais afetadas são Anchieta, Méier, Serra Grajaú-Jacarepaguá, Avenida Brasil, Linha Amarela, Cidade de Deus, Chapadão, Engenho da Rainha, além dos próprios Complexos do Alemão e da Penha.
A MobiRio, responsável pelos corredores do BRT (Bus Rapid Transit), informou que diversas linhas foram interrompidas por segurança, entre elas:
- 31 – Alvorada x Vicente de Carvalho
- 35 – Madureira x Alvorada
- 40 – Madureira x Alvorada
- 41 – Madureira x Terminal Recreio
- 42 – Galeão x Manaceia
- 43 – Santa Efigênia x Fundão
- 46 – Penha x Alvorada
- 67 – Campo Grande x Deodoro
- 68 – Bangu x Deodoro
Já o VLT Carioca, o metrô (MetrôRio) e a SuperVia informaram que operam normalmente neste momento.
COR emite alertas de segurança
O Centro de Operações do Rio (COR-Rio) reforçou recomendações à população:
- Evite circular nas áreas impactadas pelas operações policiais;
- Permaneça em local seguro;
- Acompanhe atualizações pelos canais oficiais.
Operação Contenção deixa 64 mortos e mais de 100 presos
Segundo o Palácio Guanabara, até a última atualização, 64 pessoas morreram durante a operação, incluindo quatro agentes de segurança — dois policiais civis e dois militares do Bope.
A PM informou que toda a tropa está de prontidão, incluindo o efetivo administrativo. Mais de 100 suspeitos foram presos, alguns deles ligados a facções criminosas do Pará que se escondiam no Rio.
Entre o material apreendido estão 75 fuzis, pistolas e granadas. A operação é considerada uma das maiores ações integradas de segurança realizadas na cidade nos últimos anos.









































