A Polícia Civil do Pará, em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Mato Grosso, capturou Raimundo N. no município de Marabá (PA). A prisão ocorreu por volta das 7h30 da manhã de terça-feira (21). Raimundo era procurado e tinha três mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça do Pará, Maranhão e Mato Grosso por diversos crimes, entre eles, roubo a bancos.
A ação foi coordenada pelo Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Marabá, com o apoio da inteligência do Bope da Polícia Militar de Mato Grosso e do 17º Batalhão da PM de Xinguara. Segundo a Polícia Civil, Raimundo foi localizado após a troca de informações entre as forças de segurança dos três estados.
Raimundo era apontado como integrante de uma quadrilha especializada em assaltos a banco na modalidade “vapor”, que se caracteriza por ataques rápidos e violentos a agências bancárias.
As investigações indicam que, em 16 de fevereiro de 2008, o grupo liderado por Raimundo invadiu uma agência do Banco do Brasil em Uruará (PA). Durante o confronto com os criminosos, um oficial da Polícia Militar, que era o comandante do batalhão local, foi baleado e morreu.
No mesmo ano de 2008, Raimundo também participou de outro roubo, desta vez a uma agência do Banco do Brasil em Comodoro (MT), novamente utilizando o “modo vapor”. Ele atuou ao lado de quatro irmãos, sendo que um deles já havia sido preso este ano. Em 2007, Raimundo foi preso e condenado por porte ilegal de arma de fogo em Estreito (MA), quando foi flagrado em posse de um fuzil AK-47 e várias pistolas.