A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil, alerta a população para tentativas de golpes envolvendo famílias cadastradas junto ao município, vítimas de enchentes, secas ou outros fenômenos naturais. Golpistas estão se passando por integrantes do órgão e solicitando dados pessoais, RG e CPF, prometendo auxílio governamental.
O superintendente da Defesa Civil, Marcos Berti, reforça que a instituição não solicita informações cadastrais via e-mail, SMS ou WhatsApp. “O trabalho da Defesa Civil é ir diretamente às residências das pessoas necessitadas. Não confiem em pedidos de dados por telefone ou internet”, afirmou.
Segundo Berti, os criminosos têm focado em idosos e pessoas com menor familiaridade com tecnologia, ligando ou enviando mensagens alegando que os dados seriam necessários para receber auxílios da Prefeitura, do estado ou do governo federal. Na realidade, trata-se de golpe.
A orientação é que, antes de fornecer qualquer informação, a população entre em contato diretamente com a Defesa Civil Municipal para esclarecer dúvidas. Caso alguém já tenha sido vítima, deve registrar ocorrência na polícia imediatamente.
Para informações e orientação, a Defesa Civil disponibiliza os contatos: (69) 98473-2112, 199 ou o 193, do Corpo de Bombeiros.