O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, 8 de outubro, que a operação da Polícia Federal (PF) contra abuso sexual de crianças está fazendo uma “limpeza neste país”. A ação conjunta com as Polícias Civis de 16 estados resultou no registro de pelo menos 55 prisões em flagrante e no resgate de uma vítima.
Lula fez a declaração durante um evento em Luziânia (GO), destacando a necessidade de combater a exploração em diversas esferas da sociedade. “Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas nas terras indígenas, com garimpeiros explorando meninas, na periferia, nos bairros pobres deste país, nas cidades, na classe média, porque o que não falta é gente safada para fazer coisa errada”, disse o presidente.
Detalhes da Operação
A ação é parte da Operação Nacional Proteção Integral III, que tem como objetivo identificar suspeitos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, sobretudo, pela internet.
Em nota, a Polícia Federal informou que foram cumpridos simultaneamente 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. A operação PF contra abuso sexual de crianças mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis.
Participaram da ação os seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal.