A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira, 26, a Operação Milagros, para aprofundar as investigações sobre a atuação de indivíduos suspeitos de promover a entrada irregular de estrangeiros no território nacional, especialmente na região de fronteira entre o Brasil e o Peru, no Acre.
A investigação teve início após o Grupo Especial de Fronteira do Acre (Gefron) interceptar três cidadãos estrangeiros em situação migratória irregular na cidade de Assis Brasil. Durante a abordagem, foram encontrados objetos que apontaram indícios de atuação sistemática de coiotes responsáveis por organizar rotas migratórias clandestinas. O esquema incluía possível falsificação de documentos e obtenção de vantagem econômica com a travessia.
Com base nas provas reunidas no inquérito policial, a Justiça Federal no Acre expediu mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Foz do Iguaçu, no Paraná. As diligências buscam reunir novos elementos que possam esclarecer os fatos investigados e identificar outros envolvidos na rede criminosa.
Segundo a Polícia Federal, a operação integra as ações de enfrentamento a crimes transfronteiriços e de proteção da soberania nacional, sobretudo em áreas sensíveis como a faixa de fronteira amazônica. As investigações continuam em andamento.